Cap 3 - ESTUDOS PELAS MULHERES

"ORAÇÃO"

Jesus Cristo, sendo o perfeito Filho de Deus, nunca se apartou do Pai pela oração, deixando-nos o forte exemplo a ser seguido. Cristo orava por necessidade da comunhão com o Pai, pois Ele era humano, porém sem pecado. Mesmo sendo Ele santo sentia essa necessidade de contato com o Pai.

Hoje nós estudaremos sobre a oração, suas causas e conseqüências.

1. Causa:
* A causa da oração é a nossa necessidade de ter contato com Deus e uma comunhão mais intima com Ele.

2. Conseqüências:

* Positivas ! quando oramos temos mais comunhão com Deus, conhecemos seus preceitos e vontades, seremos mais obedientes, e nossa vida será mais para a glória dEle a cada dia.

* Negativas Pela Ausência de oração ! quando deixamos de orar, ficamos distantes de Deus, sem ouvir os seus conselhos e sem sentir sua presença, conseqüentemente, ficamos fracos para enfrentar as dificuldades do dia a dia .

I. Primeira oração mencionada.

GÊNESIS 4:26, "E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR"

II. A oração é ordenada

FILIPENSES 4:6, "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."

COLOCENSES 4:2, "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;"

MATEUS 26:41, "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."

A. A oração dos santos é preciosa

APOCALIPSE 5:8, "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."

B. Quando oramos temos a ajuda do Espírito Santo

ROMANOS 8:26, "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."

C. Devemos orar pelos amigos e também pelos inimigos

- Aos amigos:

* Ap. Paulo (carta escrita aos efésios) - EFÉSIOS 6:18, "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"

- Aos inimigos

* Estevão (quando morria apredejado) - ATOS 7:60, "E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu."

* Jesus (quando estava sendo crucificado e os guardas tiravam sorte de suas vestes) - LUCAS 23:34, "E dizia Jesus: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."

* Jesus (falando do amor ao próximo) - MATEUS 5:44, "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"

É muito confortável orar pelos amigos, pelas pessoas que nos agrada e nos ama. Mas, como vimos a cima, é de suma importância orar também pelos inimigos "...para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus." . Não podemos deixar problemas pessoais interferirem em sua comunhão com Deus. Não é bom que o cristão tenha inimigos. Mas, se alguém disse mal de você, te magoou, te humilhou, pisou em você, te perseguiu, ou te maltratou, peça a Deus que ajude-os a superar esse problema, pois temos o conforto em saber que a graça de Deus abundou em toda e qualquer ofensa, em todo e qualquer pecado - " Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" (Romanos 5:20).

Sabemos que essas feridas causadas pelas pessoas, se formam em nosso coração e em nossa mente. O que está na mente o tempo apaga e nós nos esquecemos. Mas o que está no coração, é o que fica, é o que machuca, é o que faz doer e somente o perfeito amor de Deus é capaz de curar. Conte sempre com nosso Pai celestial para lhe ajudar nessa luta, pois, com certeza Ele é a única pessoa que está sempre ao nosso lado seja qual for a situação ou ocasião. (Isaias 41:10 e 13)

II. Exemplos de orações respondidas

Na Bíblia temos muitos exemplos de pessoas que oraram e tiveram respostas em suas orações. Algumas imediatas, como:

* Moisés - ÊXODO 15:24 e 25, "E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou."

E outras que levaram mais tempo, como:

* Ana ! I SAMUEL 1:27, " Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito."

* A mulher Cananéia ! LUCAS 18:1-8, "E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

É importante sabermos que Deus sempre responde nossas orações. As vezes sim, as vezes não, ou as vezes espere, porque Deus nos ama e no tempo certo nos dará o que for de melhor. (Colossenses 4:2 e Hebreus 4:16)

III. Respostas prometidas

SALMOS 91:15, "Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei."

ISAÍAS 58:9, "Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;"

JOÃO 15:7, "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito."

IV. Causas de fracasso na oração

* Desobediência ! DEUTERONOMIO 1:42?45, "E disse-me o SENHOR: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos. Porém, falando-vos eu, não ouvistes; antes fostes rebeldes ao mandado do SENHOR, e vos ensoberbecestes, e subistes à montanha. E os amorreus, que habitavam naquela montanha, vos saíram ao encontro; e perseguiram-vos como fazem as abelhas e vos derrotaram desde Seir até Horma. Tornando, pois, vós, e chorando perante o SENHOR, o SENHOR não ouviu a vossa voz, nem vos escutou."

* Pecados Ocultos ! SALMOS 66:18, "Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;"

* Indiferença ! PROVÉRBIOS 1:28-30, "Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão."

* Negligencia quanto à misericórdia ! PROVÉRBIOS 21:13, "O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido."

* Recusa em perdoar os outros ! MARCOS 11:25 e 26, "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas."

* Iniqüidade ! ISAÍAS 59:2, "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."

* Teimosia ! ZACARIAS 7:13, "E aconteceu que, assim como ele clamou e eles não ouviram, também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos."

* Instabilidade - TIAGO 1:6 e 7, "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa."

* Intemperança - TIAGO 4:3, "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (temperança ! qualidade daquele que é moderado nas paixões e nos apetites)

VI. Condições para obter êxito na oração * Contrição - II CRONICAS 7:14, "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."

* Sinceridade ! JEREMIAS 29:13,  "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."

* Fé ! MARCOS 11:24,  "Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis."

* Justiça - TIAGO 5:16,  "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."

* Obediência - I JOAO 3:22,  "E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista."

* Se for da vontade de Deus - MATEUS 26:39,  " E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres."

Mesmo o Senhor Jesus Cristo tendo deixado o maravilhoso exemplo de pedir a vontade de Deus, muitas pessoas, tem o receio de ao final de suas orações dizerem a Deus: "...seja feito a Sua vontade". Temendo que a vontade de Deus não seja a sua própria vontade. Irmãs, não temais, pois somente Deus tem o mais puro, perfeito e sacrificial amor a você. Somente Ele sabe o que é melhor pra você, e também o que te fará feliz. Talvez a tristeza de hoje lhe dará forças para te ajudar a encontrar amanhã, a verdadeira felicidade. Devemos viver nessa vida como peregrinos, prontos a vencer desafios e obstáculos, na caminhada rumo a nossa verdadeira morada celestial, no céu, junto com o Pai. Se você temer ao Senhor com todo o seu coração, conhecer Seus preceitos, Sua vontade, se você não fechar seus olhos a Sua justiça e a Sua bondade, você verá que Deus é por você (Romanos 8:31), então se sentirá protegida, segura e terá confiança em dizer: "Senhor seja feita a sua vontade, E NÃO A MINHA." Precisamos estar mais prontas a aceitar a vontade de Deus, mesmo que isso, muitas vezes vá contra a nossa vontade.

VII. A mulher deve orar em silêncio, quando estiver na casa do Senhor

I SAMUEL 1:3 "Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli."

I SAMUEL 1:7 "E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia."

Aqui nós vemos que Elcana levava a sua família todo ano ao templo para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor. Podemos também observar o sofrimento de Ana por estar sendo irritada e humilhada por Penina, a outra esposa de Elcana, pelo fato de não ter lhe dado ainda filhos.

I SAMUEL 1:12 e 13 "E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada."

Agora podemos observar como Ana orava, estando ela na casa do Senhor. A Bíblia diz que ela "...falava em seu coração, só se movia os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz...", então entendemos que em nenhum momento Ana desagradou a Deus, nem falhou em obedecer as palavras do Senhor que diz em I Timóteo 2:11 e 12 "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio."

Isso também nos mostra que, por mais que os tempos tenham passado, as coisas tenham mudado, Deus não mudou, Seus preceitos e Sua Santa vontade não mudaram. Portanto em tudo quanto fizermos, inclusive quando formos chegar diante da Sua santa presença atravéz da oração, devemos nos policiar em fazer da maneira que agrade ao Senhor, e não da maneira que nos agrada ou nos convém.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa,
fazei tudo para glória de Deus." I Corintios 10:31

"ORAI SEM CESSAR"
I Tessalonicenses 5:17

 

Autora: Irmã Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos
ibicatanduva@terra.com.br
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br