Cap 2 - Característisca dos Batistas

II. Os Batistas Tomam a Bíblia
como a única regra de fé e ordem

Há muitos lugares e fontes de idéias que tratam os assuntos religiosos. Cada pessoa tem uma opinião e ponto de vista sobre o assunto de religião. Se acha que não, pergunte até à uma criança. Todo mundo tem um passado que envolve influências de famílias, amigos e circunstâncias que exercitam um certo poder sobre o que pensamos de Deus e a Sua obra aqui na terra. Somos criados para ter lógica e sentimentos e usamos essas capacidades na relação com O Divino Supremo. Este país é um país livre onde qualquer pessoa pode crer no que quiser e praticar conforme a sua consciência assuntos acerca de Deus. Há escritos de sábios e anciões que por muito tempo tem convencido milhões de pessoas.

Não podemos considerar nesse estudo todas as formas de pensar sobre o assunto de Deus que existem hoje mas podemos mostrar que historicamente os Batistas sempre tomaram a Bíblia como a única regra de fé e ordem.

A. A Bíblia é a única regra de fé e ordem para os Batistas.

1. Sentimentos pessoais ou as opiniões particulares e os pressentimentos individuais não têm superioridade sobre a Bíblia. Exemplo de Deus - No meio de toda a emoção de ver Moisés e Elias junto com a comovente transfiguração de Cristo, Deus, na Sua voz majestosa falou que o que importa não é o que sente mas o que diz Cristo, Mateus 17:5; de Paulo - Paulo foi um dos homens santos que Deus usou pelo qual passou a Sua Palavra. Paulo tinha direito de ter opiniões particulares pois ele foi chamado para dar aconselhamentos por muitas das igrejas. Mas em todas as ocasiões ele deu o que disse o Senhor sabendo que não é pela sabedoria humana que se chega a Deus, I Cor 1:20-25; sobre a sua própria educação entre os melhores do país ele diz: “o que era ganho para mim reputei-o perda por Cristo” Fil. 3:4-7.

2. Visões, sonhos, experiências sobrenaturais e revelações não tem vantagem sobre a própria Bíblia. Exemplos de Pedro - Pedro assistiu a transfiguração majestosa de Cristo junto com Elias e Moisés. Ele ouviu da magnífica glória de onde lhe foi dirigida a voz de Deus. Mas, tendo tal experiência não incentivou ele a pregar a sua experiência. Contrariamente ele diz que o que a palavra dos profetas é mui firme, II Ped 1:16-19; de Paulo - Gal 1:8, “ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”; de Abraão - Abraão tendo uma posição de honra não usou uma revelação ou experiência sobrenatural até para que alguns chegassem a fé verdadeira em Cristo, Lucas 16:31

3. Conhecimento, tradições, capacidades intelectuais, filosofias e tudo demais não devem ser julgados como tendo primazia sobre a Bíblia. Exemplo de Jesus - Mesmo Jesus podendo dar conselhos pessoais sem nenhuma divergência da Palavra de Deus Ele só citava o que era escrito para firmar o que era verdadeiro, Mateus 4:1-11, “porque está escrito” [não menos do que onze vezes Jesus usa a frase “está escrito” para mostrar autenticidade à sua vida e as suas palavras]; exemplo de Paulo - Mesmo que Paulo era bem educado na tradições e cultura de um povo religioso (Atos 26:4,5; Fil. 3:4-7; I Cor 2:1-5) nunca deu prioridade à sua cultura sobre a Bíblia. Nos escritos dele não menos do que 32 vezes que ele cita os escritos do Velho Testamento. Exemplo de Pedro - Mesmo Pedro experimentando o milagre de Pentecostes ele baseou a sua experiência na Bíblia e não baseou a Bíblia na sua experiência, Atos 2:16, “mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:”, I Ped 1:16, “está escrito”. 4. Para ser Batista não é necessário nenhuma assinatura de contrato, confissão de fé, promessa ou programa de normas e crenças. O que é necessário para ser um Batista é uma fé em Cristo segundo as Escrituras (salvação), uma declaração publica daquela fé segundo as Escrituras (batismo) e um andar segundo as doutrinas dos apóstolos (santificação) - Atos 2:41,42.

B. Só a Bíblia é inspirada por Deus e assim válida para dirigir os homens em assuntos divinos.

1. A Bíblia Sagrada é o que é inspirada por Deus. Nenhum homem foi inspirado, mas homens santos falaram e escreveram as Palavras pela inspiração. O que são inspiradas são as Escrituras - II Tim 3:16,17, “Escritura”; II Ped 1:21, “a profecia”. O “assim diz o SENHOR” só é através da Palavra de Deus.

2. A Bíblia é a regra final para qualquer assunto - Isa 8:20; João 5:39; Luc 16:31; Gal 1:8; I João 1:1-3

3. Seguindo crenças formuladas pelos homens rejeitamos Cristo - Marcos 7:5-13; Mat. 12:30; aparência de religião não satisfaz a Deus (Col 2:20-23; I Sam 15:22).

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.palavraprudente.com.br