Cap 6 - Característisca dos Batistas

VI. Os Batistas observam a Ceia do Senhor só com os membros

Pode ser que muitos achem que não há importância quanto ao “como”, “com quem”, ou o “quando” as ordenanças da igreja estão sendo observadas. Pode ser que haja multidões que concordem há anos sobre um ponto da doutrina ou a prática da Bíblia, mas esta concordância não qualifica aquela doutrina ou prática como sendo de Deus. É importante lembrar que não é o número de anos, o número de pessoas ou a escolaridade das pessoas que concordam sobre qualquer ponto ou prática que a faz ser verdadeira ou não. O que qualifica qualquer doutrina ou prática é o que diz a Bíblia sobre o assunto. Ela é a única regra de fé e de prática daqueles que querem ser como a igreja que Cristo instituiu (vide a segunda distintiva nesta série).

Os Batistas, pelos séculos, creram e ainda crêem que a ceia é só para os membros. A ceia é mesmo “do Senhor” e não de cada pessoa. O que “o Senhor” diz sobre quem se sentará na Sua ceia é de suma importância pois ela é dEle. Nunca devemos ter tanto amor pelo próximo ou pelo espírito ecumênico que sejamos levados a desrespeitar o exemplo e mandamento de Cristo. Em verdade, quando observamos a ceia, como manda a Bíblia, estamos batalhando “pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 3).

A. A Ceia é para ser observada no lugar certo - na assembléia dos discípulos

A ceia foi instituída durante a festa da páscoa e a páscoa, por sua vez, tem muito a ver com a ceia. Tanto a páscoa quanto a ceia são memoráveis e símbolos de uma obra divina de salvação. As duas festas tem elementos peculiares (carne de cordeiro assada no fogo com ervas amargosas - Êx. 12:8; pão ázimo - Mar 14:12 e fruto da vide - Lucas 22:18) e foram observadas em lugares determinados (na casa - Êx. 12:3,7; no lugar da assembléia dos discípulos - Mar 14:15, “um grande cenáculo”; I Cor 11:18, “na igreja”, 33, “vos ajunteis”). O lugar para observar a ceia é onde os discípulos estejam reunidos. Quando Jesus instituiu a ceia, (em Mateus 26:18,19), Ele o fez justamente num lugar onde os membros poderiam se reunir. Nunca achamos Cristo levando a ceia para o hospital, ao campo de batalha, ou uma casa em particular com o fim de administrar a ceia para uma pessoa só.

B. A Ceia é para ser observada com as pessoas certas - os membros da igreja que a está administrando

Quando Jesus instituiu a ceia Ele deu um exemplo sobre quem estava convidado para participar dela. Na instituição da ceia Cristo convidou só “os doze apóstolos” (Lucas 22:14), e se assentou só “com os doze” (Mateus 26:20; Marcos 14:17). De maneira nenhuma era só estes doze que estavam salvos e presentes em Jerusalém, quando Jesus instituiu a ceia. A própria mãe de Jesus estava em Jerusalém, pois na crucificação ela estava presente (João 19:25). O dono do cenáculo parecia ser um discípulo pois sabendo o que “O Mestre diz”, obedeceu (Mateus 26:18). José de Arimatéia, que estava presente na crucificação, que cuidou do corpo de Jesus e que “esperava o reino de Deus (Lucas 23:51); é bem provável que ele estivesse em Jerusalém para celebrar a páscoa junto com muitos outros judeus, mas ele não foi convidado à ceia. Podemos pensar no cego que foi curado (João 9), Nicodemos (João 3) e os outros, “muitíssima gente” (Mat. 21:8) que tinham há pouco recebido Jesus com grande festa na sua entrada triunfal em Jerusalém, mas nenhum destes da multidão foi convidado à ceia. Cristo instituiu a ceia só com “os doze”, os membros da igreja (I Cor 12:28; Efés 4:11).

O Apóstolo Paulo, em sua carta à igreja em Corinto, determinou que a limitação para quem poderia participar da ceia era a igreja, pois usou os termos “vos ajuntais” para determinar a quem ele estava dirigindo as suas palavras (I Cor 11:17-34). O ajuntamento dos membros é a igreja.

Há limitações com quem devemos observar a ceia. Com “aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idôlatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (I Cor 5:11). Deve haver um julgamento com “os que estão dentro” da igreja (I Cor 5:12,13) para que a mesma seja pura. Tendo irmãos de fora, de outras igrejas, presentes na hora da ceia, não conhecendo as suas vidas; não podemos julgá-los com entendimento. Então não devemos, com estes irmãos de fora, comer a ceia do Senhor. Cada pessoa, a quem foi dirigida a carta do Apóstolo Paulo de I Coríntios, deve examinar-se a si mesma (I Cor 11:28). As “pessoas” a quem o Apóstolo Paulo dirigiu essas palavras era “à igreja de Deus que está em Corinto” (I Cor 1:2). Essas mesmas pessoas Paulo referiu-se como sendo “um só corpo” (I Cor 10:16-17) e sabemos que o corpo de Cristo é a igreja (Efés 1:22,23), algo visível e local. Levando em conta o exemplo de Jesus “com os doze” e as palavras de Paulo à igreja em Corinto e junto com a verdade de que há limitações com quem devemos comer a ceia, podemos concluir que a mesma deve ser observada só com os membros da igreja que a está administrando. Se queremos seguir o exemplo de Jesus, observaremos a ceia com só os discípulos da igreja pois é o Seu exemplo e não a prática de multidões que determina qualquer verdade.

Se alguém não está ajustado para ser membro da igreja, ajustado não está para participar da ceia do Senhor.

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.palavraprudente.com.br