Cap 5 - Escatologia

A Vinda de Cristo – Parte I

Lição 5

Leitura: At 1.1-11

Versículo para Memorizar: At 1.11, “Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”

Introdução: Na leitura observamos Lucas relatando o que Jesus fez e ensinou até a Sua ressurreição e a entrega da comissão à Sua igreja. Lucas continua no seu livro de Atos a relatar como Ele, por quarenta dias, ensinou aos Seus apóstolos “das coisas concernentes ao Reino de Deus” (At 1.1-3, 6-7). Cristo os orienta ensinando que o viver da vida Cristã com o poder do Espírito Santo neste reino é mais importante que saber a cronologia deste reino (At 1.6-8). Depois disso, Ele foi ao Pai literal e visivelmente (At 1.9). Dois “homens vestidos de branco” se puseram junto dos apóstolos confortando-os: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1.11).

Aqueles fatos que os anjos ensinaram aos apóstolos são também para o nosso conforto e ensino. Existem teorias que Jesus já voltou e está reinando. Os Testemunhas de Jeová crêem assim. Essa é a razão que ajuntam no “Salão do Reino”. Há outros que crêem que a Vinda de Cristo acontece quando o salvo morre. Então, o que os anjos ensinaram aos apóstolos é confortante e edificante para nós hoje. Jesus voltará “como para o céu O vistes ir” (At 1.11), ou seja, corporal, literal e publicamente.

Poderíamos tentar esmiuçar e produzir uma sensação intensa sobre os eventos que acompanharão esta vinda. Poderíamos procurar colocar em ordem cronológica estes eventos sensacionais, mas uma boa base que estabeleca os fatos principais da própria vinda de Cristo seria melhor.

Uma Vinda Literal e Física – Estabelecido o fato que a vinda de Cristo com o Seu corpo glorificado é literal e físico não seremos influenciados tão facilmente pelas heresias. Existem os falsos pregadores que citam Jo 14.3 que diz: “Virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” para ensinar que Jesus vem ao salvo quando este morre e o leva aonde Ele está. Na verdade, quando morrermos estaremos onde Jesus está. Todavia essa não é a segunda vinda de Cristo.

Atos 1.11, o nosso versículo para memorizar é claro, que como Ele foi, Ele virá. Se na Sua ascensão Ele foi recebido por uma nuvem, Ele virá numa nuvem. Se a Sua ascensão foi literal e corporal, a Sua vinda será tão literal como corporal. Ele “há de vir assim como para o céu o vistes ir”.

Portanto, não aceite nenhum tipo de explicação de escatologia que não inclua a volta literal e física de Cristo. Qualquer posição que espiritualiza a vinda de Cristo ao ponto que nega a Sua presença literal, visível e corporal na Sua vinda tem que ser descartada. A espiritualização da Sua vinda pode não ser aceita a não ser que espiritualize a Sua ascensão.

Jó, pela inspiração do Espírito Santo, suportou a aflição de sua alma provocada pelos seus ‘amigos’, regozijando-se com a bendita verdade que o seu Redentor vive e “que por fim se levantará sobre a terra”. Quando este evento acontecer, Jó, milhares de anos antes da primeira vinda de Cristo, se satisfez na realidade que contemplaria literalmente nesta terra com seus próprios olhos físicos o seu Redentor na Sua segunda vinda (Jó 19.25-27). Jó não estava espiritualizando a vinda de Cristo de forma alguma, mas enfatizando que ele fisicamente veria Jesus Cristo quando este literalmente levantará “sobre a terra”..

Lucas 21.24-27 também enfatiza que quando “os tempos dos gentios se completem”, haverá vários sinais estupendos e visíveis que envolvem literalmente o sol, a lua, as estrelas e as nações. Essas nações real e literalmente ficarão angustiadas e perplexas pela força do bramido de um verdadeiro mar. Os homens, em seus corpos, desmaiarão por tais eventos verdadeiramente expressos. Quando estes eventos que sem dúvida acontecerão de modo real, estas nações “verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória”. Será que isto já aconteceu sem ninguém notar? Com certeza não! Mas ainda acontecerá e será uma vinda comprovadamente literal.

A manifestação de Cristo será gloriosa e literal da mesma maneira como será literal a nossa manifestação com Ele em glória. Com a esperança dessa verdade real, o apóstolo Paulo exorta os fieis em Colossos a crescer nas virtudes cristãs. Essa esperança de fisicamente estar com Cristo é incentivo para nós também de mortificar os nossos membros físicos para não praticar literalmente nenhuma desgraça uns com os outros (Cl 3.1-17, ver v. 4). Se a manifestação de Cristo a nós for espiritualizada temos também espiritualizar a nossa manifestação com Ele. Isto negará uma ressurreição corporal. Se não existir a ressurreição, a afirmação e esperança do corpo ressurrecto que a irmã de Lazaro expressou será uma mentira (Jo 11.24). Se espiritualizarmos a manifestação de Cristo não temos responsabilidades com os nossos irmãos na fé, mas somente em intenção e em oração. Com isso, se vê a necessidade de crer que a vinda de Cristo será literal e corporal.

Na mesma verdade de uma ressurreição literal do corpo seguindo o exemplo como Cristo foi corporalmente ressurrecto, também a vinda dEle é tratada com os mesmos termos (Em I Ts 4.13-18). A verdade é clara que o mesmo Senhor que foi ressurrecto em corpo “descerá do céu”. Seria muito difícil concluir nessa passagem que a vinda de Cristo será algo menos literal que a própria ressurreição dEle.

Para maior estudo desse assunto examine Fp 3.20-21; I Pe 5.4; I Jo 2.28; 3.2; Sl 17.15.

Está pronto para a vinda literal de Cristo? Está vivendo fielmente para querer o olhar nAquele que conhece os corações?

Aquilo que impede a prontidão e a esperança com verdadeiro gozo por poder vê-lO tem que ser confessado a Ele e abandonado já. A obediência que está deixando para depois, não seria melhor aperfeiçoar-la já?

Uma Vinda Futura – De tanto enfatizar que a vinda de Cristo será literal, necessário é lembrar que é futura. Cristo não está aqui como estará um dia. A mensagem dos anjos é: “há de vir assim como para o céu o vistes ir.”

Por causa de Himeneu e Fileto terem crido tanto na vinda de Cristo quanto na ressurreição dos mortos em Cristo já teria acontecido, o Apóstolo Paulo instruiu Timóteo de evitar tais (II Tm 2.14-19). Em 70 d.C. o imperador romano Tito tomou a cidade de Jerusalém e destruiu o templo. Muitos crêem que essa foi a grande tribulação profetizada e desde então o reino de Cristo está nessa terra com o próprio Jesus reinando. Outros crêem que depois da “Idade das Trevas” Cristo veio. Outros dizem que desde 1878 ou 1918 Ele está aqui na terra. Mas a mensagem dos anjos é: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”, um retorno futuro visível e literal.

A mensagem da Ceia do Senhor é que Cristo morreu por nós, ressuscitou e virá. A Ceia do Senhor deve ser observada “até que venha” o mesmo Senhor Jesus Cristo que está sendo lembrado pela Ceia (I Co 11.23-26). Se houver uma igreja que crê que a vinda de Cristo já aconteceu e estamos neste presente tempo no milênio reinando com Ele, tal igreja, para ser consistente, deve deixar de celebrar a Ceia. Portanto, por várias razões Bíblicas, qualquer ensino que estabeleça a vinda de Cristo no passado é inaceitável.

Jesus Cristo está vindo como Ele foi recebido, ou seja, literal, visível e fisicamente. Por não ter vindo já desta maneira, Ele ainda está por vir. A promessa não tardará.

O aparecimento de Jesus Cristo, sendo futuro, é motivo de perseverar em santidade (Cl 3.4; II Pe 3.9-14) e de renunciar toda a impiedade (Tt 2.11-15; I Jo 3.1-3). A segunda vinda de Cristo é uma esperança amada para o Cristão fiel (Fp 3.20, 21; II Tm 4.1, 8; Hb 9.28). Todavia, tal vinda real e literal é um aviso sério para os que pecam voluntariamente depois de conhecerem e rejeitarem a verdade (Mc 8.35-38; Hb 10.26-27, 38-39).

A necessidade dos não salvos é arrepender-se dos seus pecados e confiar unicamente em Cristo a quem Deus deu para ser a Salvação eterna para todos que venham a Ele.

A responsabilidade dos salvos é serem obedientes mais e mais à Palavra de Deus, purificando-se a si mesmo com alegria enquanto aguardam essa esperançosa vinda com glória (I Jo 3.1-3).

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basilio 11/2008 e 05/2009