Cap 11 - Escatologia

O Reino de Deus e a Igreja de Deus

Lição 11

Leitura: Mt 16.13-28

Versículo para Memorizar: Mt 16.18, 19, “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Introdução: O uso das duas frases, “a minha igreja” e “reino dos céus” próximas podem fazer confusão. Essa confusão não tem a sua origem pelo estudo Bíblico mas pela interpretação errada da Palavra de Deus por alguns através dos séculos. Pelo sincero e sério estudo da Palavra de Deus, ninguém chegaria à conclusão que as duas coisas, o Reino de Deus e a Igreja, são iguais. São bem diferentes, contudo relacionam-se um com o outro. Alguns aspectos podem ser comuns a dois seres, mas nem por isso são iguais na sua totalidade. Um dinossauro pode comer ervas e um cavalo pode comer ervas, mas as similaridades não os fazem a mesma coisa. Como veremos pelo estudo simples da Palavra de Deus, a igreja de Deus e o Reino de Deus têm similaridades mas nem por isso são iguais. Não são iguais por que as palavras ‘igreja’ e ‘reino’ têm significados diferentes, os dois têm desígnios diferentes, tipos diferentes de governos, e diferentes relacionamentos com Cristo. Outro exemplo Bíblico que denota confusão são duas coisas mencionadas juntas mas não são iguais: o batismo do Espírito Santo e o enchimento do Espírito Santo (At 2.1-4). Um é histórico (o batismo: Jl 2.28-32) e o outro é contínuo (o encher: Ef 5.18; Cl 1.9).

As Palavras ‘Igreja’ e ‘ Reino’ Têm Significados Diferentes

Li num livro de teologia há mais de vinte anos que a coisa mais responsável pela heresia é o significado errado dado à uma palavra. Se o significado de uma palavra Bíblica é errado, a doutrina baseada nessa palavra será uma heresia como também todas as pessoas que admitem tal erro serão hereges. Portanto entendemos a necessidade de saber corretamente o significado das palavras que a bíblia usa para explicar as suas doutrinas. O caso da igreja e o Reino de Deus é uma prova disso. Se os dicionários da língua portuguesa, ou os léxicos da língua grega, ensinam que as palavras ‘igreja’ e ‘reino’ em grego são iguais, deve todos ensinar que estas duas entidades são iguais. Porem, se os léxicos dão significados diferentes às duas palavras, todos devem ensinar que as doutrinas baseadas nestas duas palavras são diferentes de acordo com os seus significados.

A palavra ‘igreja’ vem da palavra grega ekklesia. É usada 115 vezes no Novo Testamento. Uma vez é traduzida “ajuntamento” (At 19.32), três vezes é traduzida “assembléia” (At 19.39, 41; Hb 12.23), duas vezes “congregação” (At 7.38; Hb 2.12) e todas as outras 109 vezes é traduzida “igreja” ou “igrejas” (#1577, Concordância Fiel e versão da Bíblia da SBTB). Já pelo uso da palavra se entende o significado: chamado para fora; uma reunião de pessoas, para usos religiosos ou não (Strong’s, #1577, Online Bible).

A palavra ‘reino’ vem da palavra grega basiléia. É usada 162 vezes no Novo Testamento. Parece que todas as vezes que a palavra grega basiléia é usada é traduzida ‘reino’ (#932, Concordância Fiel). A tradução da palavra grega basiléia por ‘reino’ dá o seu significado verdadeiro: realeza, (figurativamente) reinar, (não abstrato) um reino (Strong’s, #932).

Pelo uso das duas palavras e pelos seus significados o “reino” não pode ser uma “igreja” mesmo que uma pessoa possa pertencer às duas ao mesmo instante. A igreja existe somente quando as pessoas chamadas para fora, ou seja, os seus membros são reunidos. O reino existe se existe ou não reunião. A igreja é determinada como sendo exclusiva, pecadores chamados fora dos seus pecados e batizados de acordo com as Escrituras reunindo num local, ou seja, um grupo específico. O reino é determinado como sendo inclusivo, ou seja, todos os pecadores salvos se batizados ou não, ou seja, um grupo em geral. A igreja, na sua totalidade, por ser constituída por pessoas reunidas, por necessidade é local e visível. O reino, por ser espiritual, na sua totalidade, não tem necessidade de ser local nem visível, mas é universal e invisível.

Comparando os significados corretos das duas palavras é difícil imaginar como alguém pode confundir uma pela outra. Mas, se dermos significados errados às palavras é fácil entendermos a confusão resultante. Para as duas coisas serem iguais, ou a “igreja” perde o sentido de ajuntar pessoas reais num lugar e torna ser invisível e universal, ou o “reino” torna a ter atributos somente físicos.

Desígnios Diferentes

Desde que a palavra ‘ekklesia’ (palavra ‘igreja’ em grego) significa um grupo de pessoas ajuntando, reunindo ou congregando, o desígnio de uma igreja se cumpre quando reunida. A congregação dos que são chamados fora dos seus pecados, ajuntados com o propósito de publicamente obedecer a Palavra do Salvador com suas posses, seus corações e as suas vidas não é apenas o desígnio e desejo de Deus (Mt 28.19-20; Ef 4.11-16; Hb 2.12) mas o dever de todo Cristão (Ef 4.1-6; Hb 10.25; Jd 3), para a glória de Deus em Cristo (Ef 3.20-21). Também foi a prática das igrejas primitivas (At 2.41-47 e o resto do livro). Se fosse praticada biblicamente, logo foi possível.

Desde que a palavra ‘basiléia’ significa reino, e desde que um reino existe em todo lugar que o poder e a influência do rei se estenda, o reino vai além de um local de pessoas reunidas. Em verdade não é o desígnio de Deus reunir sempre todos do reino. Também não é uma prática neotestamentária nem mandamento de Deus. Não sendo uma prática neotestamentária, logo não é necessário. Pelos desígnios diferentes entendemos que o Reino de Deus não é igual à igreja de Deus.

Tipos de Governo Diferentes

A igreja tem um governo teocrático. Uma teocracia é o governo de Deus pelo Seu povo. Dizemos que uma igreja é democrática, por ser um governo pelo povo. Mas, na prática, os membros da igreja não estão procurando estabelecer as suas próprias idéias mas as práticas que com oração e estudo da Palavra de Deus crêem que são de Deus. Portanto é uma teocracia. Pelo voto comum (Mt 18.17; At 1.26; 6.5; 9.26-28; 10.47; 15.22; I Co 5.5; II Co 2.16) os membros são aceitos e os negócios da igreja são decididos. As instruções de Cristo à igreja para resolver o pecado público é um bom exemplo de uma teocracia (Mt 18.15-20).

Um reino não é uma teocracia. É uma monarquia! Ninguém tem voto num reino. O desejo do rei é uma obrigação dos cidadãos do reino. Sendo que Cristo nos venceu com Seu amor; os Seus desejam servi-lO em amor e santidade (I Jo 3.1-3; 5.19). Ninguém entra no Reino de Deus por voto comum, como na igreja (At 9.26-28). Entra pelo novo nascimento (Jo 3.3-8; Cl 1.13). Pelos tipos diferentes do governo de um Reino e de uma igreja entendemos que o Reino de Deus não é igual a igreja de Deus.

Relacionamentos Diferentes com Cristo e o Pai

Os membros de uma igreja, pela salvação por Jesus Cristo, baseados no relacionamento de Pai/filho, têm acesso ao Pai com ousadia (Ef 3.12; Hb 10.19). Têm direitos para com Deus por serem adotados (Rm 8.17; Gl 4.17), direitos exercitados em amor supremo de um filho profundamente agradecido (Rm 8.15; Gl 4.6). O relacionamento igreja/Salvador é íntimo como marido/esposa (Ef 5.25-32); II Co 11.2; Ap 19.7-8). O serviço que um membro da igreja presta para com Cristo ou a igreja não é cobrado, mas, com alegria e um espírito voluntário (I Co 16.1,2; II Co 9.7; Sl 51.12; Fm 1.14; Gl 4.15; At 2.44,45).

Os sujeitos do reino não têm direitos de se aproximarem pessoalmente do rei, mas formalmente por um representante. Considerando o relacionamento rei/cidadão, para ir ao Rei é necessário a obra do Mediador Jesus (Jo 14.6; Rm 8.34; Hb 7.25). O relacionamento no Reino de Deus é de Rei/sujeito.

Pelos tipos diferentes de relacionamentos que os membros na igreja têm com Cristo dos que estão no Seu Reino percebemos que a igreja e o Reino de Deus são duas entidades diferentes.

Quem é o seu rei? Você obedece em amor as regras de qual reino? O das trevas ou o da Luz? Submete-se ao Rei Jesus! Só assim entrará no Reino de Deus. Será assim também um candidato para ser membro de uma igreja do tipo que Cristo começou enquanto na terra.

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basílio 1/2009 e 05/2009