Cap 13 - Escatologia

O Enchimento do Reino de Deus

Leitura: Mt 16.13-28

Versículo para Memorizar: Mt 16.18, 19, “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

Introdução: Depois de doze lições sobre escatologia em geral e o Reino de Deus em particular os irmãos estão entendendo mais sobre o Reino de Deus. O Reino de Deus é um assunto tratado largamente no Novo Testamento. Continuaremos ensinando mais características do Reino de Deus com essa lição. Apenas estudando mais posso dizer que lhes ensinei todo o conselho de Deus, ou seja, tudo que Deus tem revelado do assunto nas Escrituras (At 20.27; Dt 29.29).

Quero hoje estudar o enchimento do Reino de Deus, o Reino de Deus pregado e como o Reino de Deus no céu é diferente do Reino de Deus na terra nos dias atuais.

O Enchimento do Reino de Deus – Lucas 14.21-23; Mateus 22.1-14.

Jesus, na passagem de Lucas, está dando uma resposta à afirmação “Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus” (v. 15). Essa passagem, além de ensinar da ação da graça de Deus no enchimento do Seu reino (lição 10), ensina outras verdades também. Essa parábola é profética pois não seria cumprida naquele tempo quando Jesus a deu. Os judeus iriam rejeitar Cristo (na crucificação) e Deus iria rejeitar Israel. Quando Israel for rejeitado por Deus, o tempo dos gentios entraria (logo depois, Lc 21.24).

Os primeiros convidados, os judeus, não atenderam o convite dado por Deus de fazer parte do Seu reino. Os pobres, e aleijados, e mancos e cegos, os gregos ou gentios, foram trazidos pela graça para fazer parte do Seu reino. Mas, mesmo com estes entrando, “ainda há lugar” (v. 22). Deus, pela Sua operação soberana em graça, está persuadindo eficazmente, ou forçando aqueles que estão nos caminhos e valados a entrarem no Seu reino. Portanto, podemos concluir que o Reino de Deus está ainda enchendo. E continuará enchendo até que esteja cheio (v. 23). As outras ovelhas pelas quais Cristo orou (Jo 17.20) ainda serão agregadas (Jo 10.16).

Mas “ainda há lugar”. Pela graça de Deus ainda operando pelo Seu Espírito na Palavra de Deus, muitos estão entrando neste reino. Podemos dar louvores a Deus pois Ele ainda está operando entre os filhos dos homens. O reino ainda está recebendo pecadores que se arrependem e que crêem pela fé em Cristo Jesus. Você já entrou? Não há tempo a perder. Se você espera entrar no Reino de Deus é necessário estar vestido com a justiça de Cristo. Creia já no Salvador Jesus Cristo!

O Reino de Deus Pregado – Atos 20.17-27

O Apóstolo Paulo pregou, anunciou, e ensinou publicamente e pelas casas, tanto aos judeus como aos gregos, “a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (v. 21). Essa é a nossa mensagem hoje também (Mt 28.20). O ministério que o Apóstolo Paulo recebeu da própria pessoa de Jesus Cristo era “dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (v. 24). Este ministério é nosso hoje também (Mc 16.15). Essa pregação de Cristo, esse ministério da graça de Deus para com os pecadores arrependidos, anuncia todo o conselho de Deus (v. 27). Devemos pregar o mesmo conselho de Deus (Lc 24.46, 47). A pregação pela qual Paulo cumpriu o seu ministério por pregar o arrependimento e a fé, ou seja, o “evangelho da graça de Deus” era também chamado a pregação do Reino de Deus (v. 25). Não há diferença em pregar Cristo e em pregar o Reino de Deus. Não há duas mensagens.

Essa mensagem, “o evangelho do reino” (Mt 24.14) será pregada “em todo o mundo”. Essa é a obra de cada igreja neotestamentária (Mt 16.19; 28.19-20). Pela Internet, folhetos, rádio, televisão, cultos em casa, a vida santa, e pela declaração verbal, essa mensagem deve ser espalhada. Você que faz parte desta igreja, está fazendo a sua parte? Não há outra razão de existirmos como igreja e não há responsabilidade maior de cada um que já conhece a Cristo a não ser anunciá-Lo, chamando os pecadores ao arrependimento dos seus pecados e à fé em Jesus Cristo.

O Reino de Deus no Céu e Na Terra

Estudamos que o Reino de Deus não é a Igreja de Deus (lição 11). Devemos lembrar a verdade: mesmo não sendo iguais, têm semelhanças. Nossos versículos para memorizar (Mt 16.18,19) mostram o fato que Cristo dá à igreja que Ele determinou “a minha igreja” “as chaves do Reino de Deus”. Jesus ensinou essa relatividade. Portanto, quando se trata do assunto da igreja trata-se também do assunto do Reino de Deus. Pelo uso dos verbos ‘ligar’ e ‘desligar’ Jesus ensina que Deus efetua o Seu trabalho celestial pelo Seu tipo de igreja na terra. Mesmo que a igreja não seja o Reino de Deus, estes termos são associados.

A missão das igrejas neotestamentárias é pregar o Reino de Deus. Sei que devemos pregar o Evangelho (Mc 16.15, “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”; Lc 24.47, “E em Seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados”). Mas a pregação do Evangelho é a pregação do Reino de Deus. João o Batista pregou o Reino de Deus (Mt 3.1-3). Jesus pregou o Reino de Deus (Mt 4.17, 23). Filipe pregou o Reino de Deus (At 8.12). O apóstolo Paulo pregou o Reino de Deus (At 20.25; 28.31). Se o evangelho não é a pregação do Reino de Deus, estes citados negligenciaram a missão da igreja pela qual Jesus derramou o Seu sangue (At 20.28). Mas não desviaram do Evangelho.

Para ver ou entrar no Reino de Deus é necessário nascer de novo (Jo 3.3-8). Para nascer de novo é necessário a pregação da Palavra de Deus, a “semente incorruptível” (Rm 10.17; I Pe 1.23-25). Cristo é a Palavra de Deus (Jo 1.1, 14). Pregando Cristo, o Evangelho, pregamos o Reino de Deus. Já ouviu do Evangelho? O evangelho anuncia a mensagem da condenação do pecado e do pecador. O evangelho declara a mensagem da substituição do pecador pela Pessoa de Jesus Cristo na Sua morte, sepultamento e ressurreição. O evangelho testifica do fato que as justiças de Cristo são imputadas ao pecador que se arrependa e creia na obra efetuada por Cristo na cruz. O evangelho prega a responsabilidade do homem pecador de arrepender-se e crer pela fé em Cristo. Você já submeteu-se ao evangelho? Somente pelo evangelho se pode entrar no Reino de Deus.

Mesmo que o Reino de Deus não seja a igreja de Deus, estes dois estão relacionados. Os que rejeitam o Evangelho agora serão tirados fora do Reino de Deus. Os que rejeitam Cristo e a Sua mensagem pregada pela igreja serão rejeitados por Deus no ultimo dia. Os que sujeitem-se a Cristo e à Sua mensagem são os mesmos que sujeitam-se ao Rei do Reino de Deus.

Presta atenção ao verbo “sujeitar”. O evangelho ordena o arrependimento e a fé em Cristo. O evangelho manda obediência. A nossa mensagem não procura levar o pecador a fazer uma oração simples ou fazer mera aceitação de fatos sobre a salvação. O evangelho não intenta oferecer prosperidade e sucesso para com Deus sem a sujeição à ordem do Rei: Arrependei-vos! Se o evangelho não custa nada, muitos querem. Muitos querem o céu no além se puder ter o pecado no presente. Pela sujeição ao Rei e ao Seu Cristo são identificados os verdadeiros cidadãos do verdadeiro Reino de Deus. A própria sujeição não os coloca no Reino de Deus, mas é a regeneração que os traz à conversão, e a conversão pela sua vez, manifesta-se pela sujeição ao Rei, uma sujeição que cresce mais e mais.

Convém observar que o único tipo de organização eclesiástica que Deus liga e desliga é uma igreja neotestamentária. A igreja de Deus é o meio exclusivo que Deus usa para edificar o Seu Reino. Deus deseja que a Sua igreja seja ativa em ligar os homens no Seu Reino pela pregação da Palavra de Deus. Você já foi ligado a Deus pelo Evangelho? Seja batizado e como membro servirá o Rei do Reino de Deus.

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basilo 1/2009