Cap 17 - Escatologia

O Reino de Deus e As Parábolas – IV

Lição 17

A Semente e O Joio Entre o Trigo

Leitura: A Semente, Marcos 4.26-29; O Joio e o Trigo, Mateus 13.24-30, 36-43.

Versículo para Memorizar: I Coríntios 15.58, “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”

Introdução: Aprendemos pela parábola do semeador que não devemos desanimar na obra do Senhor. Jesus nos adiantou que proporcionalmente há poucos entre todos que ouvem a Palavra e aqueles que dão o fruto agradável ao Senhor. Nisso aprendemos que não devemos medir a nossa espiritualidade pelos resultados do nosso ministério, quer dizer, se estamos fiéis em semear. Também aprendemos que não são os números, nem a aparência de sucesso que Ele procura, mas o fruto que vem de um coração singular na obediência da Palavra de Deus. Portanto, não devemos inventar métodos criativos, mas, devemos ser perseverantes e fiéis em semear a preciosa Semente, esperando em Deus a dar o fruto que O agrada. Verdadeiramente, os caminhos do Senhor são muito mais altos do que os caminhos do homem (Is. 55.8).

Estas duas parábolas, a Semente e O Joio e o Trigo, têm lições que nos ajudam a aprender aspectos diferentes do Reino de Deus.

Para os que são tentados a serem contemporâneos, ou seja, mais relevantes aos gostos do mundo, essas parábolas têm respostas claras: somente a Semente Boa produz os filhos do reino, e, qualquer fruto da invenção ou método do homem será recolhido e lançado no fogo.

A Semente E O Joio E O Trigo

Comparando as duas parábolas entendemos que o semeador da Boa Semente é o Filho do homem (Mt. 13.37). Somos consolados na grande obra de semear a semente incorruptível, a Palavra de Deus. Não estamos a sós nessa obra. Pregamos, anunciamos, declaramos, testificamos, e proclamamos a Palavra. Todavia, é o Filho do homem que está semeando a Boa Semente pela nossa pregação. Entendemos que não temos licença para semear outra Semente além daquela que Deus considera boa. A missão permanente desta igreja é de ir por todo o mundo pregando o evangelho a toda criatura. Com certeza existem outras sementes sendo semeadas. São as que alimentam os pobres, educam os ignorantes, dão casas aos sem-teto e terra aos sem-terra. Todavia, não são semeadores da Boa Semente. A Boa Semente é as boas novas da vida eterna por Jesus Cristo pelo arrependimento dos pecados e a fé nEle. Os semeadores das outras sementes não são os servos de Cristo. São os servos do diabo (Mt. 13.38).

A Boa Semente sempre produz de acordo com os propósitos divinos (Is. 55.8-13). Por Cristo ser o Semeador, e a Palavra de Deus a Semente, Deus tem o direito de determinar o resultado. O apóstolo Paulo se refere a esta determinação soberana quando diz: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?” (II Co. 2.14-16). Paulo está dizendo que os que crêem, o Evangelho é para vida, e para os que não crêem no Evangelho o mesmo é para a morte. Quando pecadores se arrependem e crêem em Cristo pela fé, o Evangelho é um cheiro de vida para vida e podemos concluir que assim os propósitos divinos estão sendo cumpridos. Quando os pecadores rejeitam a Palavra, a Palavra está sendo eficaz e cumprindo assim os propósitos divinos mesmo assim. Para estes o Evangelho é um cheiro de morte para morte. Talvez não entendemos isso, mas não é para nós entender. A nossa responsabilidade é pregar, ou seja, semear a Boa Semente. Não temos ordem para analisar essa verdade ou mesmo criticá-la, mas para semear a Boa Semente.

O semeador do joio é o diabo. Satanás é um semeador muito ativo. A sua semente produz joio. O joio são os filhos do maligno. Notou que existem só dois tipos de sementes? Notou que existem somente dois tipos de resultados? A Semente Boa produz o trigo, ou seja, os filhos do reino. A outra semente não é boa e produz o joio, ou seja, os filhos do maligno. É pena, mas não há uma terceira opção. Ou você é agora um filho do reino ou um filho do maligno. Se não for de um, do outro é. Sem usar parábola, Jesus disse em outra ocasião aos que não creram nEle, “Vós tendes ao pai, o diabo”, (Jo. 8.44). Portanto, é necessário nascer de novo se deseja ver e entrar no reino de Deus (Jo. 3.5-8). Nunca pense, por ser religioso, bondoso, amável e generoso, você, mesmo não sendo filho de Deus, também não é um filho do maligno. Não há meio termo. Se não nascer de novo, não verá o reino de Deus.

O campo é o mundo (Mt. 13.38). Como há somente dois tipos de sementes e dois resultados possíveis, também não existe outra opção. Ou somos do mundo ou de Deus. De qual você é?

Considere o que foi dito aos servos diante da descoberta do joio entre o trigo. Os servos estavam prontos para arrancá-lo, porém foram instruídos: “deixai crescer ambos juntos até à ceifa”. Parece a nós que por Cristo semear somente a Semente Boa, Ele ficaria feliz de ter somente o trigo no campo. Se olhássemos ao que Deus aprova, poderíamos raciocinar que Ele só deseja o fruto da Boa Semente, ou seja, o trigo. Foi isso que os discípulos, Tiago e João, pensaram também (Lc. 9.54). Todavia, a vontade de Deus, quando considerado o que Ele permite, Ele deixa o joio crescer junto com o trigo. É verdade que o reino é dEle, Ele é o Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Porém, o reino com Cristo reinando vitoriosamente sobre tudo não é a vontade de Deus por enquanto. Agora Ele quer deixar o joio e o trigo crescer juntos.

Desde que o campo é o mundo, entendemos que, agora, não estamos no milênio. Um dia, o reino incluirá os novos céus e um novo mundo (Ap. 21.1). Naquele dia todas as coisas de hoje passarão. Breve, em um dia nesta terra, durante o milênio, o Seu reino será uma realidade (Ap. 20.1-6). Mas, hoje, as coisas são diferentes. O mundo ainda é o que é. O campo é o mundo e não o céu.

Por causa do campo ser o mundo e, desde que o joio cresce junto do trigo, temos condições para fazer nossa missão. Se não tivesse joio no mundo, não teríamos como cumprir a nossa responsabilidade de pregar o evangelho a toda criatura. Na pregação da Palavra, quem está sendo convertido senão o joio? Há uma doutrina falsa chamada a “teoria das duas sementes”. Essa doutrina erroneamente ensina que os que serão salvos sempre foram salvos. Porém, a verdade é que todos são filhos do maligno até que, pela conversão, tornam a ser filhos do reino. Efésios 2.1-3 determina que os que são objetos da misericórdia de Deus, em noutro tempo eram por natureza filhos da ira como qualquer filho do maligno. Temos Campo! Temos esperança que a Palavra de Deus terá efeito bom! Seja missionário! Semeie!

Olhando as proporções, parece que os filhos do reino estão perdendo para os filhos do maligno. Porém, por Deus ser soberano, mesmo que os filhos do maligno opõem-se a qualquer propósito de Deus, eles operam para que a Sua divina vontade seja feita. Os filhos do maligno, na sua rebelião, operem os propósitos de Deus. As provações do diabo contra o justo Jó que operavam para a glória de Deus é um exemplo. As mãos ímpias que crucificaram Cristo cumprindo assim a eterna vontade de Deus é outro exemplo. Portanto, filhos do reino, não tenham atitude de vitima! Deus tem um grande propósito em permitir que o joio cresça junto com o trigo. Vá trabalhando! Ele retirará o joio no tempo oportuno.

A ceifa chegará e os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. A parábola da semente ensina-nos que não sabemos como a semente brota e cresce. A terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, e por ultimo o grão cheio na espiga (Mc. 4.26-29). Tudo opera bem, mesmo que não sabemos como. Às vezes pregamos com sinceridade a verdade plena e oramos com zelo para que os pecadores sejam salvos, mas não frutificam como filhos do reino. Em outros casos, parece que um leve contato com um pecador dá fruto. Será porque todos não são tão ligeiros ao serem convertidos? Não sabemos como. Podemos ficar felizes por não sermos responsáveis em explicar como tudo funciona e por termos apenas a responsabilidade de semear a Semente em vez de fazê-la frutificar. Podemos ficar felizes que a terra boa produz fruto e a Semente Boa produz trigo. A proporção e a maneira que a ceifa será feita não pertencem a nós mas a Deus. Todavia, faremos parte da ceifa e faremos com gozo (Sl. 126.6; Jo. 4.36).

Repetindo: o mundo não é o que o reino de Deus será. O campo tem o reino de Deus crescendo nele, mas o mundo agora não é tudo o que será. O reino de Deus virá quando os Seus anjos metem-se a foice. Será logo. Eles colherão tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade estes serão lançados na fornalha de fogo. Porém os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. “Sede firmes e constantes” (I Co. 15.58).

É necessário que cada um faça a pergunta a si mesmo: Sou trigo, ou sou joio? Uma maneira de saber é examinar o seu fruto. Enquanto você se examina e reconhece que não é fruto da Semente Boa, entende-se que você é o joio. Assim estas parábolas nos ensinam. Se deseja ser o trigo, ou seja, o filho do reino, busque a misericórdia de Deus em Jesus Cristo.

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basilo 1/2009