Cap 24 - Escatologia

O Reino de Deus no Futuro - III - Diferenças Entre O Arrebatamento e A Revelação de Cristo

Leitura: João 14.1-6

Versículo para Memorizar: Jo 14.3, “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Introdução – Quando Jesus foi ao Pai quarenta dias depois da Sua ressurreição e dez dias antes de Pentecostes, os anjos informaram aos presentes: “há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At. 1.11). Jesus foi levado às alturas, e “uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”. Creio que quando Jesus voltar Ele inverterá essa ordem de eventos quando subiu, ou seja, Ele virá das alturas numa nuvem e depois todos os verão. Não haverá duas vindas, mas uma vinda em duas fases, a primeira nas nuvens e a segunda quando todos O verão. A primeira é o arrebatamento e a segunda é o que alguns chamam a Revelação de Cristo. A tribulação separa estas duas fases da Segunda Vinda de Cristo. Observe essas diferências nas duas fases listadas pelo pastor Tom Ross (pgs.65-68):

As Diferencias Entre as Duas Fases da Segunda Vinda de Cristo - No arrebatamento, Cristo vem para os Seus nos ares: I Ts. 4.17, “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

Na revelação, Cristo vem com Seus santos à terra: Jd. 14, “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos”; Zc. 14.5, “E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo.”; Ap. 19.14.

No arrebatamento, os santos serão levados ao céu como Jesus prometeu em Jo 14.3, “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Na revelação, os santos vem com Cristo à terra para reinar com Ele durante o milênio: Ap. 5.10, “E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”; 17.14, “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.”; Dn. 7.18, 22, 27.

No arrebatamento, os santos são tirados da terra antes da tribulação, quando a ira de Deus é derramada na terra: Ap. 3.10, “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”

Na revelação, os santos com Deus virão à terra depois da tribulação para executar com Ele o juízo dos iníquos: Ap. 17.14; 19.14, 15, “E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.”

O arrebatamento destaca a revelação do Anticristo e o começo de maior atividade de Satanás e o Profeta Falso: Ap. 3.10, “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Ap. 6.1-2, “E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.”; 8-19.

A revelação destaca o fim dos ministérios do Anticristo e do Falso Profeta: Ap. 19.20, “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” Satanás estará preso nesse tempo: Ap. 20.1-3, “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.”

Quando acontecer o arrebatamento, nenhuma mudança geográfica acontecerá na terra, pois Cristo vem nas nuvens para levar os Seus à casa do Seu Pai: Jo 14.1-3, “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Todavia, na revelação de Cristo haverá mudanças geográficas: Zc. 14.4, “E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.”

Portanto – Pelo Espírito Santo dar as próprias palavras que os homens santos usavam para escrever a Palavra de Deus, e por essas palavras manifestarem essas distinções entre estas duas fases, podemos ter certeza dessas verdades. Não é necessário ter confusão onde o Senhor das Escrituras esclarece tão bem as diferenças entre as duas fases da segunda vinda.

Mas, mesmo que esse entendimento das Escrituras esteja errado, Cristo estará vindo, e vindo na Sua glória (Sl. 24.7-10). Os que estão anteriormente prontos, ou seja, já em Cristo pela fé, estarão com Ele eternamente. O mais importante não é descifrar esse evento, mas de participar nele. Isso somente é para os que reconheceram os seus pecados, a justa condenação diante de Deus por tais pecados e, pela fé, está confiando totalmente na obra de Cristo na cruz como aceitável Substituto diante de Deus para todos que venham a Ele pela fé.

Você está pronto para encontrar Jesus Cristo nos ares? Estará pronto para aparecer no Tribunal de Cristo e ter as suas obras julgadas? Aparecerá neste Tribunal, ou passará pela tribulação? O que se faz com o Evangelho faz toda a diferença. Arrependa-se dos seus pecados e creia pela fé em Cristo já! Amará mais a carne e as suas concupiscências do que a presença de Jesus?

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basilo 1/2009