Cap 33 - Escatologia

As Guerras em Armagedom e de Gogue e Magogue

Lição 33

As Guerras em Armagedom e de Gogue e Magogue

Textos para o Estudo: Ap. 16.12-17; 19.11-21 e Ap. 20.7-10

Texto para a Leitura: Salmo 24;

Texto para a Memorização: Sl. 24.9, “Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.”

Como é de conhecimento geral pode existir confusão sobre muito que acontece no livro de Apocalipse. Encontramos bestas com todo tipo de aparências, grupos representativos de pessoas no céu e na terra, acontecimentos fora da ordem cronológica, etc. As duas guerras que fazem o tópico deste estudo pertencem às coisas que confundem várias pessoas. Perguntam: Referem-se à mesma coisa? Onde acontecerão? Quem participará delas? O que acontecerá depois? Para tirar essas dúvidas é necessário saber que são duas guerras distintas, elas têm objetivos diversos, acontecem em duas épocas distantes; uma da outra e findam em duas maneiras diferentes.

Duas Guerras:

Armagedom é o lugar onde uma guerra acontecerá (v. 16, Ap. 16.14-19). Muitos crêem que este lugar é o vale de Megido (Gill, Barnes, #717, “Ar” – colina ou cidade de + “Margedom” – Megido, Strong’s). Neste vale grandes batalhas desenrolaram no passado (Jz 5.19-23; II Cr. 35.22-25; Zc. 12.11). Pela referência deste vale no Velho Testamento (Megido significa “matança”, “destruição das tropas”, Watterson, pg. 116; Strong’s #04023) o contexto no Novo Testamento aponta à verdade que essa guerra será grande também. Joel profetiza sobre o vale de Jeosafá e o vale da decisão onde é dito de Deus: “me assentarei para julgar todos os gentios em redor” (Jl. 3.2, 11-16; Sf. 3.8). Tudo parece uma profecia da guerra em Armagedom.

O sexto anjo opera para que o grande rio Eufrates se seque (Ap. 16.12). Os exércitos do mundo pensarão que este grande feito do rio Eufrates secar é uma grande vantagem para eles. Todavia descobrirão que Deus assim o fez simplesmente para ajuntar os exércitos, para que Ele lhes desse o cálice do vinho da indignação da sua ira (Ap. 16.14-19, Gerald Smith, pg. 134).

Gogue e Magogue são duas nações compostas de todas as pessoas do mundo que somente fingiram obediência ao Rei Cristo durante o milênio (Ap. 20.8). Durante o milênio era conveniente fingir submissão durante o Reino de Cristo. Contudo, quando apresentar a oportunidade ajuntarão em oposição a Cristo. Os rebeldes organizar-se-ão em duas nações para cercar o “arraial dos santos e a cidade amada”, Jerusalém, com propósito de destruir aquilo que dá glória a Deus. Fazem o que todo e qualquer pecado faz: Exalta-se a si mesmo e rejeita o domínio de Deus (Is. 14.13-14, “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”; Ez. 28.17; I Jo. 2.16). Para qual grupo você torce?

Dois Objetivos:

Armagedom – O objetivo da guerra em Armagedom é mostrar a ira de Deus contra Babilônia e causar a sua queda, ou seja, “me assentarei para julgar todos os gentios em redor” Jl. 3.2, 11-16. Veja também: Ap. 16.12-17; 19-21; a oração de Israel: Sl. 83.3-18; a profecia da matança pela ira de Deus: Is. 63.1-6; Sf. 3.8. Essa ira será grande. A passagem emApocalipse 17-19 detalha a fúria desse julgamento da sétima taça que culminará nessa guerra em Armagedom (Cunningham, pg.72).

Gogue e Magogue – O objetivo das nações é dar expressão da ira de Satanás contra Deus e todos os que estão com Ele na terra (Ap. 20.9). Satanás sairá logo para enganar os não-salvos e destruir tudo que dará glória a Deus.

Duas Épocas:

Armagedom – acontece no fim da Tribulação (Ap. 16.12-16; 19.11-21) e antes do começo do milênio. Durante a Tribulação Satanás reina através dos seus militantes (o anticristo, profeta falso e a besta). Na guerra em Armagedom Jesus volta com o seu povo para derrubar este governo vil de Satanás.

Gogue e Magogue – essa guerra acontece logo depois do fim do milênio e antes do julgamento diante do Grande Trono Branco (Ap. 20.7-11). Durante o milênio Jesus reina com o Seu povo. No fim do milênio Satanás é solto e reúne os povos rebeldes para derrubar este governo justo de Jesus.

Dois Resultados:

Armagedom – serão destruídos os inimigos de Deus com a espada que saia da boca de Cristo (Ap. 19.21, “E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.”) Leia Dn. 2.34-35, 44-45; Zc. 14.1-12; Ap. 14.14-20, passagens que teólogos crêem que referem-se à guerra em Armagedom (C. Sadler, pgs. 42-43). Penúltima guerra neste mundo.

Gogue e Magogue – as nações inimigas serão devoradas pelo fogo de Deus que desceu do céu. Também “o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Ap. 20.9-10). Ezequiel 37-39 poderia referir-se ao acontecimento de Apocalipse 20.8-10. Última guerra deste mundo.

Lições para nós -

A condição do homem pecador é lastimável! Depois de mil anos com um governo perfeito e grande prosperidade se pensaria que a vez de Satanás havia já passada. Todavia Satanás engana e o homem pecador cai para ser o seu servo livremente. Como o homem é depravado! Nem um ambiente pacífico nem uma sociedade em condições perfeitas por longo tempo pode mudar o interior do homem. O homem natural não tem nenhuma vida espiritual pois é morto (Ef. 2.1; Rm. 3.10-18). Portanto: Se desejar ser salvo, nega-se a si mesmo prostrando-se diante de Deus clamando pela misericórdia dEle. A promessa de Deus é que tal achará salvação (Is. 55.6-7, “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”) O homem pecador será mudado somente quando for regenerado pela Palavra e o Espírito (Jo. 3.3-7). Clame por esta obra de Deus!

A ira de Deus é terrível! A destruição de tanta gente é uma manifestação irrefutável de quanto o pecado é abominável a Deus. Qualquer salvação inventada pelo homem cheira à pecaminosidade e portanto, para com Deus, são piores que trapos de imundícia (Is. 64.6). Mas, Deus é santo e não pode ver o mal (Hc. 1.13). O único refúgio é Jesus Cristo. Cristo já levou sobre Si toda a ira de Deus que todos os pecados do Seu povo merecem. Qualquer pecador arrependido pode entrar nessa salvação confiando pela fé no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador.

O castigo é eterno! Na guerra em Armagedom, a besta foi presa e com ela o falso profeta. “Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre”, Ap. 19.20. Mil anos depois, na guerra de Gogue e Magogue, o diabo foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre também. Note bem o tempo do verbo “estar” descrevendo o estado da besta e o falso profeta depois os mil anos do milênio: “onde está a besta e o falso profeta”. Não foram consumidos ou aniquilados pelo fogo e enxofre nos mil anos que passaram desde que foram lançados no lago de fogo. Note bem ainda o tempo e número do verbo “ser” quando descreve o período de atormentação destes três: “e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Prova irrefutável que os perdidos existirão eternamente em plena consciência e tormentos. (Watterson, pg. 142). A vida no céu para os salvos é tão eterna quanto é eterna a perdição no lago de fogo para os não-salvos (Mt. 25.46).

Ap. 16.15 diz: “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.” É sabedoria e obediência já hoje verificar se as suas vergonhas são cobertas ou não. Como aquele animal inocente deu a sua vida para cobrir as vergonhas de Adão e Eva no jardim de Éden simbolizando a obra futura de Jesus Cristo, assim o sangue do verdadeiro imaculado Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, cobre todos que nEle crêem. Verifique se você tem tal cobertura simbolizada aqui pelas roupas, e guarde-as para ter confiança no dia da ira de Deus. Aqueles que estão vigilantes neste assunto serão bem-aventurados naquele dia. Estes não estarão entre os do mundo, mas entre aqueles que reinam vitoriosos com Jesus (Ap. 19.14). Onde estará você naquele dia?

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basilo 1/2009