Cap 39 - Escatologia

A Doutrina da Iminência

Lição 39

A Doutrina da Iminência

Texto para a Leitura: Mateus 24.36-46

Texto para a Memorização: Mt. 24.42, “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.”

A Iminência. O que é?

No dicionário Aurélio iminência significa: Qualidade do que está iminente. Iminente quer dizer: Que ameaça acontecer breve; que está sobranceiro; que está em via de efetivação imediata; impendente (Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI Versão 3.0 Novembro 1999).

A Wikipédia diz que os pretéritos entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 d.C.) e na queda do Império Romano.

Na Bíblia, Jesus ensina o que significa a iminência. Pelos Seus ensinos sabemos que a possibilidade do retorno de Cristo é uma realidade constante (F. Keener). Perguntaram os discípulos a Jesus: “Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo?”, (Mt. 24.3). Em Mateus 24.4-39 Jesus responde a essa indagação. Na resposta Cristo ensina o trajeto dos eventos escatológicos nos versículos 4-31. Depois dessa explicação Cristo avisa que a Sua vinda está próxima, às portas (v. 32-34), todavia a exatidão do tempo é algo que O Divino unicamente sabe (v. 36). Mesmo não sendo conhecida essa data não queremos ser pegos não fazendo a obra que Deus nos deu: Lc 19.13, “E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha”. Portanto devemos ser vigilantes e sábios para tal vinda.

Como veio o dilúvio nos dias de Noé assim será a Sua vinda (Mt. 24.39-40). Em face de tudo isso qual é a exortação de Cristo para os Seus discípulos? Vigiai! Para sermos abençoados naquele dia é necessário que agora estejamos fiéis e prudentes. Use o tempo de hoje para servir ao Senhor com tudo o que o Nosso Senhor tem nos dado; seja o dinheiro, o tempo, os talentos, os relacionamentos, os bens ou a vocação recebida dEle (v. 42-51).

O Que é Iminente?

A primeira fase da vinda de Cristo, antes da tribulação, é certamente iminente como a segunda fase da vinda de Cristo, depois da Tribulação, é previsível pois somente virá depois de acontecer certos sinais (II Ts. 2.1-4) . Existem muitas profecias ainda não cumpridas que tornar-se-ão efetivas durante e depois da Tribulação. Todavia não existem profecias necessárias a serem cumpridas antes da primeira fase da vinda de Cristo, ou seja, quando Ele vem nos ares para levar o Seu povo para estarem com Ele (T. P. Simmons, pgs. 578-579).

A Escritura enfatiza que a vinda de Cristo para receber o Seu povo está próxima:

Marcos 13.35-36, “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.” O sentido da palavra “vigiar” tem esse sentido: tomar cuidado sob a pena de alguma calamidade destrutiva acontecer aos negligentes e indolentes. Portanto, podemos esperar a vinda de Cristo ainda hoje, uma possibilidade que nos incentiva a sermos fiéis em obediência à Sua palavra.

Tiago 5.8, “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” A frase “está próxima” tem o significado de ser imediatamente próximo, como se estivesse prestes a acontecer qualquer momento. O verbo usado por Tiago é usado também por Mateus e traduzida “é chegada”. Os acontecimentos relatados por Mateus mostram como estava perto a traição de Judas (Mt. 26.45-47, “Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai. E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.) Portanto podemos crer que a vinda de Cristo para Seu povo é iminente.

Ap. 22.12, “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” A frase “cedo venho” (#5035, Strong’s) significa “sem demora”. É traduzida “depressa” em Mt. 5.25 e Lc. 15.22; “imediatamente” e “pressurosamente” em Mt. 28.7-8, “apressadamente” em Mc. 16.8 e “logo” em Jo. 11.29. Pelo que saibamos, a vinda de Cristo nos ares para receber o Seu povo pode ocorrer a qualquer momento. Por isso é iminente.

A Iminência e o Pretérito

Pretérito, como adjetivo, significa: Que passou; passado (Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI Versão 3.0 Novembro 1999). O preterido crê que a segunda vinda de Cristo já aconteceu. Tudo que foi profetizado no Velho Testamento e no Novo Testamento sobre a vinda de Cristo já se cumpriu.

A Wikipédia diz que os preteridos entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 d.C.) e na queda do Império Romano.

Essa interpretação errônea era evidente ainda no primeiro século (II Ts. 2.1-5). Não ensinava apenas que o arrebatamento já havia acontecido mas também já havia passado a Tribulação e os crentes já estariam na gloria com Deus.

Algumas Posições Erradas Sobre a Vinda do Senhor

Alguns crêem que a vinda do Senhor Jesus Cristo aconteceu com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecoste. Crêem que o que Mateus 16.28 diz é prova disso pois crêem que o Pentecostes foi quando Jesus veio “no Seu reino”. Também usam o ensino em João 16.16 como prova disso; Todavia, a descida do Espírito Santo foi vinculada com a Sua ausência e não ao Seu retorno (Jo. 16.7-12). “Em Atos 3.19-21, depois do dia de Pentecostes, Pedro convoca Israel a se arrepender para que Deus possa mandar a Cristo ‘ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração’. Alguns outros crêem que Jesus retorna na conversão da alma (Jo. 14.23). Todavia, no mesmo contexto Jesus ensina que O Consolador viria para ensinar todas as coisas. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus (At. 16.7), o Espírito de Cristo (Rm. 8.9; I Pe. 1.11), mas o Espírito Santo não é Cristo e Cristo não é o Espírito Santo. Os escritores do Novo Testamento eram todos convertidos mas mencionam que a vinda de Cristo era ainda futura.

Alguns tomam a destruição de Jerusalém em 70 d.C. como sendo a Tribulação depois de qual veio Jesus (Mt. 16.28; Mc. 9.1). Sem dúvida essas profecias estão ligadas com as do retorno de Cristo em Mt. 24; Mc. 13 e Lc. 21. Mesmo que essa vinda de Cristo possa ser chamada da vinda de Cristo em juízo não podemos dizer que era o retorno pessoal de Cristo. Temos muitas profecias posteriores a esta data que falam da vinda de Cristo como ainda futura (Ap. 1.7; 3.11; 22.12, 20; I Jo. 2.28; 3.2-3).

Quando o Cristão morre alguns crêem que essa é a vinda de Cristo para aquela pessoa. (Mt. 24.42). Todavia, a morte é tida como inimigo (I Co. 15.25-26) e a vinda de Cristo como uma esperança bendita (Tt. 2.13). Na morte cavamos uma sepultura; quando voltar o Senhor, abandonaremos a sepultura (I Ts. 4.16; Jo. 5.28-29). Se a morte é a vinda de Cristo, substitua a palavra “morte” por segunda “vinda” com esses versículos, logo verá o erro (Mt. 16.27-28; I Ts. 4.16-17; Ap. 1.7) (Thiessen, pg. 320-321).

Existem outras explicações da segunda vinda ter acontecido já mas estes exemplos bastam.

Cuidados

Ser mais interessados na cronologia do que a Cristologia. Qualquer atenção dada a uma doutrina ou prática que ofusca a preeminência de Cristo em nossas vidas é manobra do Maligno. Não seja enganado!

Ser mais interessados numa data do que em ser como Cristo. Não olhe para uma data, mas para Cristo. Ele está vindo logo. Não seja distraído. Não se preocupe desordenadamente com qualquer outra coisa na escatologia do que conhecer melhor o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Lição:

Conforto – por estar em Cristo! I Ts. 4.18; 5.11

Santificação – por estar como Cristo! I Ts. 5.4-10

OS MANDAMENTOS ESCATOLÓGICOS DE JESUS

W. C. Taylor

1. “Mas este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mat.24.14) “Não vos pertence saber os tempos ou as estações… ser-me-eis testemunhas… até aos confins da terra.” (Atos 1.7-8)

2. “Não acrediteis” – as profecias ou os sinais ou os milagres dos que fingem saber do tempo ou lugar ou iminência da segunda vida. (Mat.24.23-28).

3. “Não saiais” – para investigar ou ligar importância alguma, as profecias humanas do fim do mundo ou da vinda de Cristo. (Mat.24.26)

4. “Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo.” (Mar.13.22-23) Jesus sabia tudo que era escrito em Daniel, mas não sabia do tempo da sua segunda vida. Ninguém mais há de saber por cálculos escatológicos.

5. “Olhai que ninguém vos engane”. (Mar.13.5) Tem havido mais engano miserável e trágico sobre esse assunto do que sobre qualquer outro.

6. “não vos turbeis”. (Mar.13.7) Guerras e terremotos e desastres não constituem os primórdios da segunda vinda. Não são o “começo do fim”, mas apenas o “fim do começo”, e será assim todos os séculos.

7. “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mar.13. 32, 33, 37) Cristo nos vem buscar, ou na hora da morte ou da sua volta. Vigiai, sempre, pois ninguém sabe coisa alguma de tempos escatológicos.

8. “E dir-vos-ão: Eí-lo aqui, ou, Eí-lo ali está; não vades, nem os sigais”. (Luc.17.23) Nem um passo para investigar profecias humanas dessa natureza, ou interromper nosso trabalho para atender aos curiosos escatológicos.

Se Jesus achou tão necessário dar tantas exortações negativas sobre a segunda vinda, é porque Ele sabia que a exploração do assunto pelos fanáticos havia de lançar mais o trabalho e obediência e evangelização cristã do que qualquer outro assunto religioso discutido através dos séculos. Cautela e vigilância! (W. C. Taylor, Cremos, pg.59-60)

 

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basilo 1/2009