Skip to content

Alguns métodos de ensino bíblico no lar

Existem várias maneiras de ensinar um fato a uma pessoa. Quero mencionar algumas maneiras que são úteis no ensino bíblico doméstico.

A primeira maneira é a usada pelos judeus e pelos apóstolos em várias ocasiões. Este método envolve uma instrução minuciosa, mesmo sem longas palestras, que resulta em alunos conhecedores dos sistemas de doutrina. A meta é que estes alunos sejam responsáveis por colocar em prática o que recebem na teoria. Essa maneira que é útil para o uso no lar e nas escolas bíblicas nas igrejas vem de uma palavra grega da qual temos, em português, a palavra catecismo. Vemos este método usado nas seguintes ocasiões:

• Lucas 1:4, “Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado! (#2727)” Teófilo havia sido informado minuciosamente da vida de Cristo através deste método por Lucas. Logo, Teófilo tinha, um grande interesse em ter estas coisas escritas.

• Atos 18:25, “Este foi instruído (#2727) no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.” Apolo era doutrinado num sistema de ensino. Ele foi apresentado minuciosamente aos fatos sobre o “caminho do Senhor” por alguém. Sendo assim doutrinado, pode ensinar diligentemente. Nisso podemos aprender também que não devemos ter medo de sistemas de doutrina, uma vez que eles sejam provados bíblicos e verdadeiros. Doutrina tem ordem e lógica.

• Rom 2:18, “E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído (#2727) por lei.” O caso refere-se à maneira em que os judeus foram instruídos pela lei. A lei revela cada exemplo que é aceito e o que não é aceito. Um exemplo dessa maneira é o próprio Apóstolo Paulo que, aos pés de Gamaliel (Atos 22:3), foi instruído item por item (Is. 28:10, 13). Esse método faz com que o aluno conheça a vontade de Deus e aprove coisas excelentes. O aluno ensinado neste método freqüentemente se torna responsável para com aquele que assim o ensinou (Gal. 6:6, #2727).

• I Coríntios 14:19, “Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir (#2727) os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.” Para doutrinar, não é necessário muito volume nem muitas palavras. Faça com que cada palavra seja na medida correta e direta.

Este método é um dos mais eficazes e, portanto, o primeiro na lista.

O segundo método é falar abertamente ou exortar (#1256, dielegomai Strong’s) as doutrinas bíblicas no lar. Esse método pode ser aplicado quando a família estiver assentada para o ensino bíblico doméstico, para as refeições ou em suas horas livres. Pode ser também quando estiver andando pelo caminho, ao deitar-se ou levantar-se (Dt. 6:6-9). Vejamos como aproveitar melhor esse método nas maneiras abaixo:

• Seja constante! Atos 17:2, “E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados” neste caso (em outro caso fez “todos os sábados”, Atos 18:4) “disputou com eles sobre as Escrituras“. Note que Paulo disputou, ou falou abertamente, por três sábados seguidos, as Escrituras. Ele não cansou de ser constante na mesma ocupação. Este método bate na mesma tecla, dia após dia, e com os mesmos ouvintes (Atos 18:19, #1256). É discutir o assunto até que tudo sobre ele tinha sido inteiramente dito (Atos 17:17, #1256).

• Procure resultados! Atos 19:8,9, “E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando (#1256) e persuadindo-os acerca do reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando (#1256) todos os dias na escola de um certo Tirano.” O resultado desse método é aprendizagem. Quando a verdade é dita com convicção (#1256 Hb 12:5, “argumenta convosco”; Judas 9 “disputava”), o propósito da Palavra de Deus será cumprido (Isa 55:11).

Um terceiro método de ensino da Palavra de Deus no lar é discutir um assunto em seus detalhes (#1272, dianoigwn Strong’s). Esse método procura não somente falar abertamente, mas, expor todas as partes diante de todos que estão nas reuniões.

Assim como Deus “abriu” (#1272) o coração da Lídia para entender o que Paulo dizia (At. 16:14), este método procura detalhar o ensino da verdade ao ponto que sejam vistos com os olhos da mente, a lógica, o equilíbrio e a colocação correta dos fatos (#1272 ! Lc. 24:32 “abria”, 45 “abriu-lhes o entendimento”; Atos 17:3, “expondo”).

O entendimento real de qualquer verdade vem do Espírito Santo (João 16:7-11), e não do resultado de um método de ensino eficaz. Todavia, o Espírito Santo não ensina sem uma apresentação dos fatos. Portanto, aquele que lidera o ensino bíblico doméstico deve pedir o auxilio do Espírito Santo enquanto demonstra as doutrinas.

Nada errado em o professor ensinar com a esperança que os alunos entendam e usufruam do que foram ensinados (Tiago 5:7).

O último método tratado neste estudo é o método exemplificado por Jesus quando propunha (#3908) parábolas, como por exemplo, em Mat. 13:24. Através desse método, a verdade é apresentada através de situações por quais os alunos podem se identificar. Paulo também usou este método em Tessalônica (Atos 17:3, “demonstrando”, #3908).

Esse método procura por diante dos alunos, com exemplos de situações proveitosas, a verdade. Palavras difíceis, ou exemplos fora do contexto das vidas dos alunos, devem ser evitados. O que é procurado é “dar” claramente (I Tim 1:18) os mandamentos. Se for feito corretamente, e com persistência, os que são formados com esse método entenderão as suas responsabilidades para com a verdade e a ensinarão aos outros (II Tim 2:2).

Conclusão: Com as bênçãos do Senhor Deus pelo Seu Espírito e com o auxílio dos exemplos bíblicos nos dirigindo, podemos estar prontos a ensinarmos as verdades de Deus no ensino bíblico doméstico. Que tais esforços sejam frutíferos tanto na salvação das almas na família quanto na edificação dos crentes ao ponto que tenham a imagem de Cristo em suas vidas (Col. 3:10; II Pedro 3:18).

Que sejam animados os que têm famílias a procurar o precioso fruto de vidas estabelecidas na Rocha pela prática constante de um ensino bíblico doméstico (Mat. 7:24-27).

Bibliografia

BÍBLIA SAGRADA, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 1/94
CONCORDÂNCIA FIEL DO NOVO TESTAMENTO, Editora Fiel, S. José dos Campos, 1994
INTERLINEAR GREEK-ENGLISH NEW TESTAMENT, Baker Book House. MI, 1982
STRONG, James, STRONG’S EXHAUSTIVE CONCORDANCE OF THE BIBLE, Abingdon, Nashville, 1980

Published inBíbliaFamília