Jesus Cristo:

O Cordeiro de Deus e A Nossa Páscoa

A Páscoa – Êx. 12. 1-13

“1  E falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: 2  Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. 3  Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. 4  Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. 5  O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. 6  E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7  E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8  E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. 9  Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. 10  E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. 11  Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR. 12  E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. 13  E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por  cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.”

 Jesus Cristo - O Cordeiro de Deus

 “como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” Isaías 53:7

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29

“E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.” João 1:36

“E, olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião”, Apocalipse 14:1

Jesus Cristo - A Nossa Páscoa

I Co. 5.7, “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”

A páscoa não é invenção humana mas “é a páscoa do SENHOR” – Êx. 12.11; Gn. 22.8; Lv. 16.7-8; Rm. 3.24-26. Foi dada para glorificar a santidade de Deus e manifestar a Sua graça.

A morte é necessária tanto para os israelitas quanto para os egípcios, pois todos pecaram e o salario do pecado é a morte – Rm. 3.23; 6.23; Ez 18.20. Todavia, é claro que há uma diferença entre esses dois povos. A Palavra de Deus declara que Deus “fez diferença entre os egípcios e os israelitas” – Êx. 11.4-7. A condenação universal é pela justiça de Deus; a diferença entre os povos é pela graça de Deus.

A graça não eliminou a necessidade do pecado dos Israelitas ser pago pela morte. Teve morte em cada casa dos egípcios – o primogênito de cada família. Verdadeiramente houve morte em cada casa dos israelitas também – o cordeiro que representa o Unigênito Filho de Deus.

Cristo é o “Cordeiro de Deus” (Jo. 1.29, 36). Cristo é a “nossa Páscoa” (I Coríntios 5.7). Jesus Cristo é o Único que cumpriu todos os símbolos da Páscoa quando foi feito sacrifício pelos Seus (I Pedro 2:24). Não foi outro homem ou a igreja o sacrifício, nem as suas ordenanças. Só Cristo!

Este estudo tratará como o cordeiro, a cerimônia e o resultado da cerimônia da Páscoa apontam a Jesus Cristo. Também responderá a pergunta: Quais são as responsabilidades dos participantes da Páscoa?

O Cordeiro: O Sacrifício da Páscoa Aponta a Jesus Cristo

Um cordeiro v. 3

O “Cordeiro de Deus” – Jo. 1.29 ,36

Um macho v. 5

Macho – Filho de Deus, Lc. 1.31-35; Unigênito – Jo. 3.16 Cristo com corpo pela oblação de qual o cristão é santificado – Hb. 10.10-12: com corpo representa homens pecadores na cruz – Jo. 3.14; Lc. 19.10

Sem macula v. 5

“Não conheceu pecado” – II Co. 5.21 A

A ira justa de Deus paga no Substituto, Jesus Cristo.

“em tudo foi tentado, mas sem pecado.” – Hb. 4.15

“não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.” - I Pe. 2.22

Tomado entre as ovelhas ou cabras v. 5

Tomado entre o povo – Jo. 1.11         Rm. 5.12-21

Filho de homem – Mt. 26.45; Gl. 4.4

De um ano v. 5

Precioso a Deus – Is. 53.2, “como renovo perante ele”; Sl. 102.24, “... no meio dos meus dias...” Valor e força máximos. Sacrifício valoroso!

A Cerimônia da Pascoa Aponta a Jesus Cristo

Guardado do 10º - 14º dia v. 6

Guardado até que foi “chegada a hora” – Jo. 17.1

Jo. 8.59 “passando pelo meio deles”(Jo. 5.13; 10.39; Lc. 4.30)

Sacrificado à tarde v. 6

Crucificado e morto à tarde – Mt. 27.56; Mc. 15.34; Lc. 23.44; Jo. 19.14, 33. Dt. 16.6, “ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito.” A saída foi a libertação dos escravos do Egito como a morte de Cristo liberta o pecador do domínio do pecado: Rm. 6.6, “... o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.”

Sangue posto na verga e as duas ombreiras da porta v. 7

Hb. 9.22, “e sem derramamento de sangue não há remissão.” Dando Seu sangue – fez propiciação. Quando posto na porta –fez  salvação Sem sangue, não há remissão.  Sem aplicação não há salvação!

Sangue na porta – fé crendo no Salvador! Rm. 3.25-26

Carne: assada no fogo v. 8

Morte e Juízo – Hb. 9.27

 

Cristo sofreu pelo pecado tudo que o pecador sofreria da ira do Justo Juiz. Gl. 3.13, “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós”

Jo. 6.35, Cristo: O Pão da vida: Cristo - Vida e Sustento do Cristão

II Co. 5.21 – Cristo feito pecado: Morreu!

Gl. 3.13 – Cristo feito maldição: fogo!

Carne: comida com pães ázimos v .8

Jesus não pecou. Sem pecado próprio pois obedeceu em tudo até a morte – Fp. 2.8. Fermento: pecado;  portanto I Co. 5.6-8 “Alimpai-vos ...”

Só sendo separados do pecado podemos ter comunhão com Cristo – I Jo. 1.7

Carne: comida com ervas amargosas v. 8

Mesmo que olhou para a glória que a Sua morte faria para com os Seus (Hb. 12.2), e para aquilo que agradaria o Pai (Jo. 17), a morte não foi sem angustia (Mc. 14.32-41). Ervas Amargosas: nosso remorso pelo pecado em nós – Rm. 7.24, “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”

Não comida cru nem cozida em água v. 9

A ira de Deus completamente sobre Ele. Isso é o Seu “batismo com fogo” Lc. 3.16. Nada retido, tudo entregue!  Nada veio para amenizar o Seu dever ou sofrimento. Um sacrifício integro! Nenhum impedimento de sofrer!

Assada: cabeça, pés com fressura v. 9

Jesus deu-Se a Si mesmo corpo, alma e espírito – Lc. 23.26-46 Cabeça: os Seus pensamentos; pés: o Seu andar; a fressura: Suas afeições do coração.

Nada deixado até o amanhecer v. 9

Foi tirado da cruz e sepultado a mesma tarde que morreu – Lc. 23.50-53. Jesus ressurgiu completamente no primeiro dia da semana deixando nada faltando da obra que veio fazer (Jo. 17.4) Cristo não procrastinou. “Está consumada” – Jo. 19.28. Sacrifício de Cristo: completo! Não é obra progressiva. O efeito é progressivo e contínuo mas o sacrifício feito! Consumada! Cristo agora com o Pai - Hb. 10.10-15

Quais as Responsabilidades dos Participantes da Cerimônia?

Comer vestidos para viajar v. 11

Seja preparado para viver para Ele, sofrer para Ele. Seja entregue a Deus. Já faz as contas dos gastos – Lc. 14.28. Ande em novidade de vida; seja responsável – Rm. 6.4

Comer apressadamente  v. 11

Seja salvo já! Coma com fé – Jo. 6.35. A morte virá quando não pode trabalhar. Cristão: Não seja acomodado mas obediente e prega O Evangelho com urgência!

O Resultado da Cerimônia da Páscoa Aponta à Salvação por Jesus

O sangue será por sinal, “vendo eu sangue, passarei por cima de vós” v. 13

Salvação pelo sangue: Resgatados - I Pe. 1.18-19; lavados – Ap.  1.5-6; O Julgamento virá por Cristo – Ap. 19.13  E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

O olho de Deus é sobre o sangue; não sobre a casa, ou obra nenhuma de homem ou de igreja.

“não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” V.13. Porque não há mais morte nessas casas? A morte foi consumada! O Inocento já morto no lugar do culpado!

Onde há sangue desse Cordeiro, não haverá mais morte mas terá vida eterna – Jo. 3.14-16; 5.24; II Ts. 1.10; I Jo. 1.7; Hb. 9.14; 12.24, “E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.”

Ap. 21.3-4, “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.  E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

João clamou, “Eis aqui o Cordeiro de Deus”! Ele apontou Jesus Cristo pelo Qual Deus perdoa os pecados de todos os que tomam pela fé o sacrifício de Cristo como O Substituto pelos seus pecados - II Coríntios 5:21.

Lembre-se: Cristo é o “Cordeiro de Deus” (Jo. 1.29, 36). Cristo é a “nossa Páscoa” (I Coríntios 5.7). Jesus Cristo é o Único que cumpriu todos os símbolos da Páscoa quando foi feito sacrifício pelos Seus (I Pedro 2:24). Não foi outro homem ou a igreja o sacrifício, nem as suas ordenanças. Só Cristo!

Arrependa-se dos seus pecados e creia pela fé em Jesus Cristo, o Único Salvador! Oramos a Deus pela sua salvação. Imploramos a todos os perdidos que venham tomar Cristo pela fé para ser salvos de todos seus pecados! Cristo é o Justo dado pelos injustos que leva para Deus todos que estão nEle pela fé (I Pedro 3:18).

Hb. 12.24-29, “E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.”

Bibliografia:

Bíblia Sagrada, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 2007

PINK, A. W., Gleanings in Exodus. Moody Press, Chicago, sd.

 

 

 

Autor: Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br