Cap 6 - O Tabernáculo

O Tabernáculo e Deus Filho, Jesus Cristo

Jo 1.14

É útil estudar sobre o tabernáculo pois conhecendo TODAS as Escrituras o homem pode melhorar a sua capacidade de saber manejar as Escrituras a ponto de ter a aprovação de Deus e não ter do que se envergonhar (II Timóteo 2.15, “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”) Por isso convém estudar o que diz a Bíblia do tabernáculo.

Cristo é a chave principal do entendimento do tabernáculo. Cada parte do tabernáculo, nas suas cerimônias, sacrifícios e ofertas, instrumentos, móveis, cortinas, coberturas, sacerdotes, etc. apontam aos atributos e às obras de Cristo, especialmente a da Sua redenção pela qual qualquer pecador arrependido pode ser levado a Deus.

João 1.14, “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” A palavra “habitar” no grego significa: fixar a tenda, morar numa tenda ou tabernáculo (#4637, Strong’s). Deus veio na carne por Cristo para ‘tabernacular’ com os cristãos do primeiro século, para cumprir muito das figuras e profecias sobre Aquele que viria ser o Cordeiro de Deus para levar os Seus a Deus (João 1.29; I Pedro 3.18). Espiritualmente, Ele ainda está ‘tabernaculando’ conosco (Mateus 28.20). Num dia glorioso, depois da segunda vinda de Cristo, a santa cidade, a nova Jerusalém, descerá do céu para Deus estar com Seu Povo eternamente (Apocalipse 21.1-3, “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus”). Antes de Deus vir estar com Seu povo pela vida e sacrifício literal de Jesus Cristo, Deus veio habitar no meio do Seu Povo pelo tabernáculo (Êxodo 25.8; Salmos 80.1). Deus sempre habita no meio dos pecadores através do sacrifício e mediação do Seu Filho. No Velho Testamento essa habitação de Deus entre Seu Povo foi pelo tabernáculo.

Cristo é claramente apresentado no Velho Testamento nas muitas profecias, enigmas e figuras (Hebreus 1.1; I Pedro 1.10-12). Pelo tabernáculo são figurados gloriosamente os atributos divinos e humanos de Cristo e o propósito de Cristo vir ao mundo ser O sacrifício definitivo e O sacerdote eterno para que Deus pudesse habitar entre Seu Povo (Êxodo 25.8). Se não aprendamos que Cristo é o único meio a ter acesso a Deus pelo estudo do tabernáculo (ou qualquer outra parte da Palavra de Deus) pode ser dito que aquele tempo de estudo foi em vão. Para remir o tempo convém procurar Cristo desde o princípio do livro.

Se já conhece Cristo pessoalmente, o estudo do tabernáculo vai enriquecer o seu relacionamento com Deus por Cristo. Se não conhece Cristo como Salvador, peça a Deus que pelo estudo da Palavra de Deus o Espírito Santo o convença da Verdade de Deus em Cristo.

 

Autor: Pr Calvin Gardner
Ortografia e correção grammatical: Brenda Lia de Miranda 04/2007
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br