Cap 24 - O Tabernáculo

O Tabernáculo e As Suas Tábuas

Ex 26.15-30; 36.20-34

É útil estudar sobre o tabernáculo para aprender mais da nossa Salvação por Cristo. A lei (o Pentateuco) tem “a sombra dos bens futuros” (a Pessoa e Obra de Cristo) e conhecendo essas sombras perceberemos melhor o Real (Hebreus 10.1). Por isso convém estudar o que diz a Bíblia sobre o tabernáculo.

Material: Madeira de acácia – para as tábuas - v. 15; para as travessas – v. 27; Bases – duas bases de prata para cada tábua, v. 19; Prata – para as duas bases de cada tábua – v. 19, 21, 25; Ouro – para cobrir as tábuas – v. 29; para fazer as suas argolas – v. 29; para cobrir as travessas - v. 29.

Posição das Tábuas - Verticalmente – v. 15

Medida: Comprimento – dez côvados, v. 16; Largura – um côvado e meio, v. 16.

Estrutura: Cada tábua com dois encaixes, travados um com o outro encaixe – v. 17; Duas bases de prata debaixo de uma tábua para os seus dois encaixes – v. 19; Os cantos ajuntados por baixo numa argola e também em cima – v. 24; Travessas, cinco em número para cada um dos dois lados das tábuas do tabernáculo, e para os dois lados do tabernáculo – v.26-27; Uma travessa central no meio das tábuas, de uma extremidade até à outra – v. 28.

Número: 20 – lado meridional (sul) v. 18; 20 - lado norte v. 20; 6 – lado ocidente (oeste) + dois para os cantos, somando 8 para o lado ocidente – v. 22, 23; Lado oriente (leste) – nenhuma tábua, pois para o lado leste era porta da tenda, uma cortina – v. 36, 37 e suas cinco colunas com bases de cobre, e, dentro da estrutura, um véu, sobre suas quatro colunas com bases de prata, separando o lugar santo do lugar santíssimo – v. 31-34.

v. 30, “Então levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte”

Significado: Se essas coisas eram feitas, e Deus desejou que fossem escritas essas coisas que foram feitas, e se essas coisas eram “a sombra dos bens futuros”, ou seja, símbolos da Pessoa e obra de Jesus Cristo, seremos então bem instruídos se estudássemos esse assunto do Tabernáculo.

Como são as tábuas do tabernáculo uma “sombra” de algo bem no futuro? Essa sombra foi revelada no Novo Testamento? Se já foi, como?

O material usado para fazer essas tábuas aponta a Jesus de várias maneiras.

A madeira de acácia, como já estudamos, aponta à humanidade de Jesus. Deus Filho foi feito homem (Jo 1.1, 14). Este homem-divino é Jesus (Mt 1.23). Ele nasceu de uma mãe virgem, cresceu em estatura e em conhecimento, e chegou a ser adulto. Como uma árvore adulta passa por todos os tipos de clima, Jesus foi tentado como nós em tudo e passou pelas tribulações de todos os homens. Não igual às árvores, que podem ser torcidas e destruídas pelas tempestades, Jesus não se quebrou, ou seja, não pecou, em nenhum caso (Hb 4.15). Por isso somente Ele pode ser o perfeito Salvador dos pecadores que se arrependem e crêem nEle pela fé nas Escrituras. Como uma árvore de acácia é completa em si mesmo, podendo se manter com as raízes, se proteger dos insetos com as propriedades da sua madeira, durar quase perpetuamente, se multiplicar, assim Jesus é um Salvador completo. Ele não precisa de complementos para salvar o que havia perdido. Pela Sua carne desfez tudo o que era contra o pecador que vem a Ele pelo arrependimento e fé nEle (Ef 2.15, “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz”). Quando Deus vê o trabalho de Jesus Cristo, Ele fica inteiramente satisfeito (Is 53.10, 11). Sem a mãe dEle, sem as ordenanças de qualquer igreja, sem a futura obediência de qualquer pessoa no céu ou na terra, a salvação por este homem-divino, Jesus Cristo, é completa (Hb 7.25, “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”; 1 Pd 3.18, “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;”). A mensagem do evangelho é: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Pecadores cansados com o pecado estão dirigidos a Cristo! Vinde a Mim! Venha então se arrependendo do pecado e crendo pela fé na obra completa, perfeita e satisfatória de Cristo!

A habitação de Deus com o Seu povo é pela qualidade de Cristo ser humano, Jesus.

O Ouro que cobriu as tábuas aponta a Jesus como Deus (Mt 1.23, “Deus conosco”; “habita nEle toda a divindade”, Cl 2.9). Sendo Deus Ele pode dar vida nova e vida eterna para todos que venham a confiar nEle de coração (Jo 10.10, “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”; 3.16, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”; 3.36, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”). Cristo é Deus e assim sendo, pode salvar todos que venham a Ele pela fé.

A habitação de Deus com o Seu povo é pela qualidade de Cristo ser divino, Deus.

As Bases e Os Encaixes - O Pastor Ron Crisp, nos seus estudos sobre o livro de Êxodo diz o seguinte sobre a prata e os encaixes:

“Os judeus com vinte ou acima de vinte anos deveriam dar metade de um siclo de prata ao Senhor como oferta de expiação (Êxodo 30:11-16). Isto seria usado no Tabernáculo (Êxodo 30:16). Esta moeda de metade de um siclo era de muito leve, no entanto, foram recolhidas 603.350, pois representavam o número de homens (Números 1:46). Seis mil destas moedas formavam um talento. Esta prata que ao ser juntada gerou cem talentos, foi depois transformada em cem encaixes, pesando um talento cada um. Os 7/12 dos talentos restantes foram deixados para serem utilizados na parede do pátio.

“É muito instrutivo o fato da prata dos encaixes ter vindo do dinheiro da expiação ou redenção. A redenção é o fundamento de tudo o que Cristo faz pelo Seu povo. Todos necessitavam de redenção. O mesmo valor seria pago tanto pelo rico quanto pelo pobre (Gálatas 3:13). Estes encaixes de prata eram figuras da verdadeira redenção que Cristo fez por Seu povo (I Pedro 1:18-19).”

Os dois encaixes fixados em bases de prata (cada um 57 quilos de prata), mostram a vida de Cristo completamente e bem fixada no trabalho dEle de ser o Redentor. A obra de Cristo não foi para outra razão a não ser o Redentor para os homens perdidos (Jo 4.34). Essa obra Ele consumou integralmente (Jo 17.4, “tendo consumado a obra que Me deste a fazer”; (19.30, “Estás consumado”; Fl 2.8, “foi obediente até a morte, e morte de cruz”). O pecador é salvo por Cristo pois Ele foi o sacrifício determinado por Deus, veio em obediência fazer essa obra e por fim, consumou tudo. O sinal que Deus O aceitou e julgará todos por Ele é entendido pelo fato que Deus O ressuscitou dos mortos e O aceitou no céu e exaltou-O soberanamente (At 17.31; Fl 2.9-11). A salvação por Cristo é bem fixada! Deus O exaltou para isso e não aceitará nenhum outro salvador. Os salvos por Cristo são bem fixados! Deus guarda os Seus para não perder nenhum nunca (Jo 10.28, 29).

A habitação de Deus com o Seu povo é alicerçada sobre a obra de Cristo como Redentor.

A Posição das Tábuas e As Cinco Travessas:

Poderemos falar do fato que as tábuas foram fixadas verticalmente que poderia apontar ao fato que Jesus véu do céu e voltou ao céu e levará os Seus ao céu com Ele (Jo 3.13; 6.33, 38, 50-51; I Ts 4.13-18).

Poderíamos falar também das cinco travessas que poderiam falar dos vários atributos de Cristo que unifica toda parte da Sua obra, tais como o amor sem medida, a compaixão pelos pecadores, a Sua justiça perfeita, a onipotência, e a onisciência.

Poderíamos falar da travessa central que foi no meio das tábuas, passando de uma extremidade até à outra um fato que poderia apontar à verdade do atributo da eternidade de Jesus como Salvador. Ele foi amado pelo Pai da fundação do mundo junto com os que o Pai Lhe deu (Jo 17.23, 24) e ama os Seus pela eternidade (Rm 8.35-39). Poderia apontar à graça de Deus que é vista em todas as Suas obras referentes à habitação de Deus para com o Seu povo (Gn 3.15; Dt 7.7, 8; Jr 31.33, 34; Jo 1.14; At 15.11; Rm 3.24; 11.6; Ef 2.8, 9; II Tm 1.9).

Os Lados do Tabernáculo

O fato que o tabernáculo tinha quatro lados com dois lados iguais de vinte tábuas poderia nos ensinar o fato que todos os salvos, sejam do ocidente, norte ou sul, de um lado (judeu) ou de outro lado (gentio), todos são unidos por Cristo (Cl 3.11, “Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos”).

Não seria fora de cogitação pensar que as tábuas representam os salvos, por serem em Cristo, são edificados para morada de Deus em Espírito, ou seja, os seus corpos são a habitação de Deus pelo Espírito Santo (Ef 2.22; I Co 6.19). Devemos frisar que a habitação de Deus entre o Seu povo é por Jesus Cristo.

A habitação de Deus com cada um dos Seus de todas as nações, e línguas, e tribo é feita completa pelo fato de todos eles serem em Cristo e Cristo neles.

Vê a necessidade de estar em Cristo? Está nEle? Entra nEle se arrependo dos seus pecados que te condena e creia pela fé em Cristo que foi dado por Deus ser o Substituto perfeito dos pecadores.

Os que já foram feitos habitação ou “morada de Deus pelo Espírito Santo” têm a responsabilidade de cuidar da limpeza dessa morada (Rm 12.1, 2, “culto racional”, “sede transformados pela renovação do vosso entendimento”). Está limpo? Os atributos de Deus em Cristo estão se manifestando pela sua vida? O adorno de submissão à Sua palavra é visto no seu comportamento? Procure confessar seus pecados sempre para desfrutar da comunhão de Deus e seja consagrado mais e mais ao Seu Senhor e Salvador, assim manifestando as belezas de Cristo no seu corpo, a habitação de Deus.

 

Autor: Pr Calvin Gardner
Ortografia e correção grammatical: Brenda Lia de Miranda 04/2007
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br