cap 12 - sERMÃO V2

A LEI E O EVANGELHO

Tanto a lei quanto o Evangelho tem a origem em Deus. Se não houver Deus, então não há lei, pois ela se define como regra eterna e imutável de Deus no governo moral. Se não houver Deus, não pode haver Evangelho, pois o Evangelho são as boas novas de Deus. A lei e o Evangelho parecem estar em contradição uma com a outra, e sem dúvida estariam, se não fosse por uma Pessoa e Sua Palavra que as une. Jesus Cristo não é só o mediador entre Deus e os homens; Ele também é o mediador entre os atributos de Deus. Ponha Jesus de lado e então me diga como a misericórdia e a verdade podem se encontrar e como a justiça e a paz podem se beijar como diz em Salmo 85:10: "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram".

QUE É A LEI?

A lei é a regra de Deus de ação para seres morais. É a exigência de Deus para nossa vida. Às vezes expressa nos dez mandamentos (Êxodo 20); resumida por Cristo em dois mandamentos (Mateus 22:36-40); e condensada por Paulo em um mandamento ! amar (Romanos 13:10); pois amar é cumprir a lei. É eterna, nunca será revogada; imutável, nunca precisa de revisão; santa, justa e boa, não existe razão em não cumpri-la. Todos nós quebramos a lei sem nenhum álibi. Vamos dar uma olhada nos dez mandamentos.

1. Não terás outros deuses diante de mim.2. Não farás imagens para adorares nem te prostrarás diante delas.

3. Não tomarás o nome do Senhor em vão.

4. Lembra-te do sábado para o santificar.

5. Honrarás a teu pai e a tua mãe.

6. Não matarás (assassinar).

7. Não adulterarás.

8. Não furtarás.

9. Não dirás falso testemunho.

10. Não cobiçarás.

Quem está sob a lei? Todos os que não são crentes em Jesus Cristo. Porque os crentes em Jesus Cristo são livres da pena da lei pelo sangue de Jesus Cristo derramado na cruz. "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 6: 14-15, 23.

Porque as pessoas não podem cumprir a lei? Porque são depravadas.

QUE É O EVANGELHO?

As boas novas ! boas novas de Deus ! boas novas de Deus ao homem pecador. O que são as boas novas? É o relato de como Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. 1 Coríntios 15:1-4.

O Evangelho é objetivo ! algo fora de nós. É o que Cristo fez na cruz e em Sua ressurreição.

A lei diz ao pecador o que fazer: o Evangelho lhe diz o que Cristo fez.

A lei promete vida tendo como princípio o fazer: o Evangelho oferece vida tendo como princípio o crer.

A lei amaldiçoa; o Evangelho abençoa.

A lei afasta o homem de Deus; o Evangelho nos aproxima dEle.

A lei é a voz da justiça; o Evangelho é a voz do amor.

"Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque sou Deus, e não há outro". Isaías 45:22.

 

Autor: C. D. Cole
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br