AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS

Capitulo 6 - A SEGURANÇA ETERNA DOS SALVOS – PRESERVAÇÃO E PERSEVERANÇA

David A. Zuhars, Jr.

INTRODUÇÃO

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:14-23.

A doutrina da Segurança dos Salvos é um ensino bíblico que é ensinado pelos batistas verdadeiros durante a sua história toda. Os batistas são conhecidos por esta doutrina, uma vez salvo verdadeiramente, sempre será salvo, o crente de verdade não pode perder a salvação. A salvação que é menos do que eterna, não é a salvação ensinada pela Palavra de Deus. A salvação que pode ser perdida, não é a salvação que Deus dá ao pecador pela graça por meio da fé. A pessoa que diz que já foi crente, mas agora não é, na verdade nunca foi salva. A pessoa verdadeiramente salva será salva eternamente pela promessa de Deus. “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. João 5:24. “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”. I João 2:25. A promessa de Deus para o seu povo eleito não pode falhar. “Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo”. I Reis 8:56. Eu creio como o Apóstolo Paulo falou: “Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito”. Atos 27:25.

Esta doutrina tem duas partes; a Preservação e a Perseverança dos Salvos. São doutrinas inseparáveis. Perseveramos porque Deus nos preserva na fé. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo”. I Pedro 1:3-5.

Observe algumas verdades que mostram a verdade bíblica da salvação eterna dos salvos pela graça por meio da fé em Jesus Cristo.

UMA PROMESSA PARA OS SALVOS

Esta promessa é para “os salvos”, os verdadeiramente salvos. Esta promessa não é para alguém que confia no seu batismo, ou em ser religioso, ou na sua igreja, ou nas suas boas obras, ou numa profissão de fé, para a salvação. Ela é para o pecador que de verdade se arrependeu dos seus pecados e confiou em Jesus Cristo como seu Salvador único e suficiente.

Esta doutrina da segurança dos salvos não é uma licença de pecar à vontade, como alguns dizem. “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus”. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. I João 3:9 e 5:4. Alguns dizem, “se cresse nesta doutrina que o salvo não pode perder a salvação, faria todo pecado tanto quanto queria. A pessoa que fala deste jeito é convertida, nascida de novo? Esta pessoa tem a nova natureza e o Espírito Santo habitando nela? A pessoa que fala assim não é uma nova criatura em Cristo. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Coríntios 5:17. “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. I João 4:4. O nascido de novo pelo Espírito Santo tem uma nova natureza que o leva para servir Deus. É esta pessoa que é preservada na fé por Deus e que vai perseverar na fé eternamente. “E o justo seguirá o seu caminho firmemente, e o puro de mãos irá crescendo em força”. Jó 17:9.

Isto não quer dizer que o salvo é perfeito na sua vida e conduta, porque não está. A Bíblia nos ensina que o salvo falha e peca. “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. I João 1:7-2:1. Mas, o crente vai vencendo tudo isto pelo poder do Espírito Santo que habita nele.

O salvo por isto passa pela correção de Deus. “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Porque o Senhor corrige o que ama, Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade”. Hebreus 12:5-10. Esta passagem mostra que os filhos salvos pela graça divina falham e precisam ser corrigidos pelo seu Pai celestial. Também mostra que estes filhos são os eleitos salvos pelo fato que Deus os ama. Deus corrige os seus filhos porque Ele ama os seus filhos. “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”. Provérbios 13:24. A correção de Deus dos seus filhos é para que sejamos participantes da sua santidade. A correção de Deus de nós faz parte da nossa santificação. Também esta correção pode chegar até a morte. Observe a frase no versículo 9 que diz “para vivermos”. Deus pode até tirar a vida de um filho por causa de seu pecado. Note o que a Bíblia fala sobre o abuso da Ceia do Senhor: “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem”. I Coríntios 11:30. Também veja que a Bíblia fala que há pecado para a morte para o crente. “Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore”. I João 5:16.

A IMUTABILIDADE DO AMOR DE DEUS

“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. Jeremias 31:3. O amor dos homens muda, mas o amor de Deus para com os seus eleitos nunca muda. “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o Senhor que se compadece de ti”. Isaías 54:10. “E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim”. Jeremias 32:40.

Os propósitos e decretos de Deus de amar “o seu povo” não mudam. Vejam alguns versículos que mostram esta verdade.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 8:28-39. “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”. Efésios 1:3, 13-14. ”Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Atos 15:18. “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento”. Romanos 11:29. “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?” Malaquias 3:6-7. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. João 10:27-29.

O propósito de Deus de amar o seu povo eleito não muda eternamente. Por isso, a nossa salvação em Cristo é segura perfeita e eternamente. Mudança significa imperfeição da parte da pessoa que muda, mas o nosso Deus é perfeitíssimo e santíssimo em tudo. Mudança também significa falta de poder da parte da pessoa que muda. Mas, o nosso Deus é o Todo-Poderoso, o Onipotente Senhor. Ele é poderoso para nos salvar eternamente. Mudança também significa falta de previsão. Mas, o nosso Deus é onisciente e as suas obras são conhecidas desde o princípio e sem mudança nenhuma. O Amor de Deus para com os seus escolhidos é eterno.

Deus não é somente um observador de tudo que está acontecendo no seu universo, mas Ele é o Diretor de tudo que acontece. “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação”. Provérbios 16:33. Nosso Deus Soberano cumprirá a sua vontade conforme a sua predestinação de nos amar eternamente. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”. Filipenses 1:6.

O PROPÓSITO DA EXPIAÇÃO DE CRISTO

Jesus Cristo satisfez a lei divina no lugar das ovelhas de Deus. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Gálatas 3:13. Por isso, os salvos são livres da pena da lei e do pecado. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Romanos 8:1. “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”. Romanos 8:33-34.

Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os escolhidos do Pai da condenação da lei santa de Deus. A questão é; Ele fez ou não fez? Segundo os versículos acima Jesus Cristo veio ao mundo com o propósito de salvar os eleitos do Pai da condenação da lei divina. E é isto mesmo que fez! É o plano de Deus desde a eternidade para salvar o seu povo dos seus pecados. Jesus disse na cruz: “Está consumado” (João 19:30). Por isso, ninguém pode intentar acusação contra os escolhidos de Deus. Porque Jesus já fez expiação perfeita e completa por eles.

Observe que é isto que diz no Evangelho de João. “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas”. João 10:11 e 15.

O propósito da expiação de Jesus Cristo pelas ovelhas é a salvação eterna delas. Isto garante a segurança eterna delas para toda a eternidade. Esta salvação vem a nós pela graça por meio da fé em Cristo só. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Efésios 2:8-9.

Veja que o livro de Hebreus diz. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (7:25). “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” (9:12). “E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna” (9:15). “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados”(10:10-14).

O PODER DE DEUS NA SALVAÇÃO

Os salvos são preservados na salvação pelo poder de Deus. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo”. I Pedro 1:3-5. O versículo 5 diz que os salvos são guardados na virtude de Deus. A palavra virtude significa poder. Somos (os nascidos de novo) guardados na salvação pelo poder de Deus, o Deus Todo-Poderoso.

O que Deus começou em nós, Ele é capaz de terminar. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”. Filipenses 1:6. O Deus onipotente nos salvou e vai nos guardar na salvação para sempre.

A Bíblia diz que em Cristo Deus nos deu a vida eterna. A vida eterna tem que ser a vida que não tem fim. A vida que pode ser perdida, não a vida eterna que Ele nos deu em Cristo. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. João 3:36. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. I João 5:11-12.

Esta vida eterna que o crente em Cristo tem é garantida pela ressurreição do Senhor Jesus Cristo. “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis”. João 14:19. “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”. Colossenses 3:3-4. Jesus Cristo ressuscitou dos mortos ganhando a nossa ressurreição e vida eterna. “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. I Coríntios 15:51-58.

Irmãos em Cristo, vamos para o céu pela graça e poder de Deus. “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória”. Judas 24. “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”. I Pedro 1:6-9.

PERSEVERANÇA DOS SANTOS

O resultado bíblico e lógico da preservação eterna dos salvos é a perseverança dos santos na fé em Cristo. A base bíblica e lógica da preservação e perseverança dos salvos são a eleição incondicional de Deus, a redenção particular de Jesus Cristo e a vocação eficaz do Espírito Santo. A salvação destes é garantida por Deus.

Os eleitos de Deus não são somente remidos pelo Filho de Deus e regenerados pelo Espírito Santo, mas também são guardados na fé pelo poder de Deus. Os salvos perseveram porque são preservados na salvação por Deus. Os salvos não podem perder a salvação, porque são preservados na fé segundo a operação do seu poder (Efésios 3:7). Quem pode desfazer o que Deus quer fazer? Ninguém pode arrebatar as ovelhas de Deus da mão dele. (João 10:27-29). Quem pode estragar o que Deus está guardando? Ninguém! (I Pedro 1:3-5). O salvo de verdade persevera porque Deus está o segurando para a eternidade. E é o plano de Deus desde a eternidade para salvar os seus eleitos. “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:1-3. “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo”. João 17:24.

Os eleitos pelo Pai, os remidos pelo Filho e os regenerados pelo Espírito Santo são salvos seguramente e nada pode os separar do amor eterno e imutável de Deus. (Romanos 8:35-39). São estes (eleitos, remidos e regenerados) somente que são salvos seguramente para sempre. Os escolhidos de Deus são predestinados para a glorificação eterna, portanto, são garantidos de chegar ao céu. (Romanos 8:28-30). Os que vão perseverar na fé em Cristo são aqueles que recebem pela graça o arrependimento do pecado e a fé em Cristo.

Veja alguns versículos que mostram a perseverança dos santos de Deus.

“E o justo seguirá o seu caminho firmemente, e o puro de mãos irá crescendo em força”. Jó 17:9.

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão”. Salmo 37:23-24.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Provérbios 4:18.

“E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”. Ezequiel 36:27.

“Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”. Lucas 22:32.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”. João 14:23.

“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Romanos 5:5.

“Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus” Romanos 7:22.

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”. Romanos 8:15.

“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. II Coríntios 5:14-15.

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Efésios 1:13.

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:10.

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”. I Pedro 1:23.

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele”. I João 2:3-5.

“Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós”. I João 2:19.

“Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. I João 4:4.

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” I João 5:4-5.

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. I João 5:18.

 

Autor: David Alfred Zuhars, Jr.
Pastor David Zuhars
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
o
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br