Cap 6 - ESTUDOS EM JOÃO

A QUINTA DIVISÃO DO LIVRO - JOÃO - 21:1-25.

EPÍLOGO: OS ÚLTIMOS CONSELHOS DE JESUS CRISTO ATÉ QUE VENHA.

O Senhor Jesus Cristo Apareceu Junto ao Mar de Tiberíades. 21:1-25.

1. A Terceira vez que o Senhor Jesus Cristo apareceu aos seus discípulos. 21:1-14.

Versículo 14 diz que esta é a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos depois da sua ressurreição. Isto não quer dizer que Jesus só apareceu três vezes aos seus discípulos entre a ressurreição e a ascensão, porque At. 1:3 diz que "se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias". Em João 21 há o último milagre que Jesus Cristo fez antes da sua ascensão. O último milagre, como o primeiro, foi feito na Galiléia.

1. O mar de Tiberíades. v. 1-3. Este é o mar da Galiléia, em João 6:1 diz que é o mesmo mar. Galiléia é o nome judaico deste mar, e Tiberíades é o nome romano deste mar. Jesus tinha falado em Mt. 28:10 às mulheres para ir e contar aos discípulos para ir e ver Jesus na Galiléia. Isto explica porque os discípulos estavam na Galiléia. Mt. 28:16 diz que Jesus mandou-os encontrá-lo no monte que tinha designado. Veja que segundo João 21:2 foram sete dos 11 discípulos na Galiléia esperando os outros chegar. Estes sete discípulos enquanto estavam esperando os outros chegarem, decidiram ir pescar. Veja no v. 3 que Pedro disse: "Vou pescar", e os outros disseram "Também nós vamos contigo". Pelo v. 12 parece que estavam tentando providenciar alguma coisa para comer. Com certeza Jesus criou esta circunstância para os ensinar uma verdade sobre a obra de Deus. Porque naquela noite toda pegaram nenhum peixe. Vamos ver que Jesus fez.

2. Jesus apareceu depois da noite de pescar sem pegar nada. v. 4-6. Pela manhã Jesus Cristo se apresentou na praia e os discípulos ainda estavam no barco mais ou menos 90 metros (duzentos côvados, v. 8) da praia. Os discípulos não conheceram que era Jesus na praia. Isto mostra que eles estavam ainda fracos de fé e de entendimento espiritual? E que talvez estivessem fazendo uma coisa pela carne só? É bem provável. Foi a mesma coisa que aconteceu com Maria Madalena, 20:14. Eles amaram Jesus muito, mas estavam ainda fracos e confusos sobre tudo que tinha acontecido. Devemos aprender destas coisas, porque a mesma coisa pode acontecer nas nossas vidas também.

Jesus perguntou-lhes: "Filhos, tendes alguma coisa de comer?" Eles responderam: "Não". Jesus já sabia que não pegaram peixe nenhum. Porque então perguntou-lhes assim? Note algumas coisas sobre este acontecimento.

1. Jesus estava na praia, e eles estavam no barco no meio do mar. Isto aconteceu depois da ressurreição e era um retrato da obra de Deus agora no presente, Jesus está lá no céu e seus servos estão na terra pescando pelos homens. Jesus ia subir ao Pai e deixar os seus no meio do mundo por enquanto para fazer a sua obra.

2. Ele está lá no céu agora um pouco distante de nós guiando a sua obra de lá, mas vendo tudo que acontece e falando de longe conosco pela sua Palavra. Ele está longe de nós, mas podemos ouvir a sua voz claramente através da sua Palavra.

3. É ele que dá a ceifa, nós pregamos (pescar pelos homens) o Evangelho, mas é ele que nos guia na obra dele (até onde pregar) e dá a ceifa (os peixes).

4. Isto mostra a soberania do Salvador na obra dele, ele faz a sua vontade onde quer e quando quer.

5. O povo de Deus tem que conhecer que sem ele nada podemos fazer.

6. O Salvador dá a ceifa na hora certa e com certeza.

7. A obra de Deus não é fácil, mas abençoada sim.

8. Mostra que devemos obedecê-lO, até quando não entendemos, como os discípulos obedeceram-O e lançaram a rede "onde ele mandou".

3. Jesus Cristo reconhecido. v. 7-8. O primeiro discípulo para saber que era Jesus lá na praia era João. Porque ele? Porque foi ele que teve o discernimento espiritual melhor deles. João estava o mais perto do Salvador. Podemos ver isto nos fatos que ele chegou até a cruz, que Jesus entregou Maria na mão dele, e ele foi o primeiro para perceber que Jesus tinha ressuscitado. O mais perto do Salvador que fica, o mais perfeito conhecimento dele que tem. Também devemos fazer o que João fez depois de ter sucesso na obra dele; "É o Senhor". É o Senhor que nos dá sucesso na obra dele!

Note que o único discípulo que lançou-se ao mar para ir ao encontro de Jesus era Pedro. Nisto podemos ver de novo a diferença nas personalidades dos discípulos. Pedro não fez isto sem pensar, porque diz que cingiu-se com a túnica de propósito de ir ao encontro de Jesus. Pedro amou Jesus muito e era devotado a ele e ansioso para falar com ele novamente. Apesar do fato que tinha negado Jesus três vezes, também tinha ouvido seu Salvador dizer: "Paz seja convosco". Logo os outros discípulos foram ao encontro de Jesus, mas eles foram de barco. Eles amaram Jesus também, mas nem todo discípulo de Cristo é igual no seu temperamento.

4. As boas-vindas do Salvador. v. 9-13. É o mesmo Jesus que andou com eles durante 3 anos e meio que agora é ressuscitado e glorificado. "Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente". Ele supriu a necessidade deles sempre no passado, naquele dia e sempre depois. Ainda ele supre as necessidades do seu povo ainda sendo que está lá no céu. Os discípulos se lembraram da alimentação da multidão com os pães e os peixes? Sem dúvida! Ele é o dono de tudo, pode suprir as nossas necessidades. Como será quando chegamos onde ele está, lá na praia celestial?

Jesus mandou-os trazer do peixe que pegaram. Porque? Já tinha peixe na brasa e pão para comer. Era pouco? É duvidoso que era pouco. Pode ser que Jesus queria para eles entender e lembrar sempre que era ele que deu a ceifa e que o sucesso na obra dele depende dele. Queremos sucesso na obra de Deus? O segredo do sucesso na obra de Deus é fazer tudo conforme a Palavra dele como os discípulos fizeram naquele dia. Jesus mandou-os puxar a rede cheia de peixe dando uma lembrança da bênção de obedecer a Palavra do Salvador. Este é o sucesso divino, obedecer e esperar nele.

Observe que a rede não se rompeu apesar da quantidade do peixe. Nenhum que o Senhor chama para se mesmo será perdido. A salvação deles é garantida pelo Salvador Soberano.

Podemos ver no v. 12 que há no mundo presente uma comunhão especial com o Salvador na obra dele. Jesus convidou os seus discípulos chegar perto dele e gozar na comunhão dele. Ele nos convida também irmãos. Heb. 10:22. Nosso Salvador tem o maior prazer em ter comunhão conosco, como naquele dia que comeram peixe com eles.

2. O Senhor Jesus Cristo e seu filho Pedro. 21:15-23.

Depois de ter tomado o café da manhã (era de manhã e é isto que a palavra jantado significa) Jesus iniciou uma conversa com Pedro. Agora ele ia terminar o assunto que antes falou com ele, João 13:36-38 e Lc. 22:31-34.

1. A pergunta e resposta tripla. v. 15-17. Jesus perguntou três vezes: "Amas-me?" Note que cada vez que Jesus perguntou-o assim era um pouco diferente. Veja também que Jesus chamou Pedro não pelo nome Pedro, mas pelo nome Simão, filho de Jonas, seu nome humano. Jesus fez para que lembre-se da sua falha como "um homem fraco e dependente".

Primeira pergunta. "Amas-me mais do que estes?" Jesus perguntou Pedro: amas-me mais do que estes outros discípulos? Porque Pedro tinha dito: "ainda que todos se escandalizarem em ti, eu nunca me escandalizarei", Mt. 26:33. Agora Jesus fez Pedro lembrar-se da coisa imprudente que falou e da realidade da sua fraqueza espiritual. Pedro tinha uma idéia de si muito errado e agora Jesus trouxe este fato perante Pedro. Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Mas, esta vez não disse "mais do que eles". Pedro tinha aprendido esta verdade pela sua queda. Também disse: "tu sabes". Ele deixou o Senhor examinar o coração dele honestamente. Além disto Pedro não falou a mesma palavra para amar que Jesus falou. Jesus falou a palavra "ágape", e Pedro falou a palavra "fileo". Qual é a diferença nestas duas palavras? "Ágape" fala do amor de grau melhor e mais forte, como o amor divino. "Fileo" fala do amor entre dois amigos, o amor humano, quer dizer "tenho afeição por você, ou eu gosto de você". Pedro reconheceu seu erro, que seu amor era menos do que pensava e que Jesus mereceu, a sua fraqueza, mas sim de verdade amou Jesus e que ele sabia. Mas, Pedro teve muito cuidado para não jactar-se de novo da sua fidelidade e de seu grande amor por ele.

Segunda pergunta. "Amas-me?" Esta vez Jesus deixou a parte "mais do que estes", mas continuou falando a palavra "ágape". Agora Jesus limitou a pergunta para o amor dele mesmo. Não porque Jesus duvidou-o, porque ele sabe o que todo coração tem, mas para mostrar a Pedro que estava mais fraco do que pensava, Jesus colocou em questão até seu amor. Pedro respondeu novamente: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo (fileo)". Pedro disse o que dizemos mais ou menos hoje em dia: Eu gosto de ti. Pedro não amou (ágape) Jesus não? Sim com certeza, mas não ia errar mas como errou no passado. Pedro aprendeu pela disciplina que Jesus deu para ele. Agora era homem e servo dele diferente.

Terceira pergunta. "Amas-me?" Esta vez Jesus falou (fileo), a mesma palavra que Pedro falou. Jesus perguntou: "Simão, gosta de mim?" Ó como é que isto doeu no coração de Pedro! Jesus perguntou três vezes porque Pedro tinha negado Jesus três vezes. O Salvador disciplinou e repreendeu a sua ovelha e doeu, mas era necessário para Pedro enfrentar o seu erro e ser restaurado. Pedro falou de novo: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo (fileo)". Pedro aprendeu! Pedro amou seu Salvador com certeza, mas agora reconheceu a fraqueza deste amor por ele. Nós reconhecemos isto?

Cada vez Jesus disse a Pedro: "Apascenta os meus cordeiros", a primeira vez; ou "Apascenta as minhas ovelhas", a segunda e terceira vez. Porque? Só o servo de Deus humilde, dependente e que conhece a fraqueza do seu amor por Cristo, é capaz de apascentar os cordeiros (os crentes novos e fracos na fé), e as ovelhas (os crentes mais crescidos na fé). Veja o que Pedro depois escreveu em I Pd. 5:1-11.

2. O Salvador anunciou o cumprimento da palavra de Pedro em Lc. 22:33. v. 18-19. Jesus deu a promessa a ele de ser fiel até a morte. Pedro estava pronto para isto, porque se humilhou para servir o Senhor dependente dele. Como é que Pedro morreu? Crucificado de cabeça para baixo pelo pedido dele, porque não achou digno de ser crucificado como Jesus.

3. Pedro, voltando-se. v. 20-23. Pedro ficou restaurado e em comunhão com seu Salvador e pronto para serví-lo fielmente. Mas, veja o perigo de tirar os olhos do Salvador e olhar para os homens (neste caso João). Isto mostra para nós, irmãos, que a nossa carne sempre está presente conosco para tirar os nossos olhos do Salvador. A última palavra do Salvador a Pedro era: "Segue-me", não olhar para os outros e ficar preocupado com a obra que o Senhor deu a eles para cumprir. Jesus falou a Pedro, não é seu negócio o que eu tenho para João fazer, "SEGUE-ME, TU".

3. As outras coisas que Jesus fez. 21:24-25.

João testificou que o seu testemunho é verdadeiro. Sabemos que é, porque veio de Senhor. Mas, não é tudo que Jesus fez e falou. Porque seria impossível contar tudo que Jesus fez, nem necessário. Deus nos deu na sua Palavra tudo que precisamos saber sobre ele e a sua obra. Jesus é mais maravilhoso do que a língua pode dizer!!!

 

Autor: David Alfred Zuhars, Jr.
Pastor David Zuhars
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
o Fonte: www.PalavraPrudente.com.br