Cap 08 - David A Zuhars, Jr.

O LIVRO DE NEEMIAS por David Zuhars

O LIVRO DE NEEMIAS

1. Autor do Livro.

Sem dúvida Neemias é o autor deste livro. Porque ele fala na primeira pessoa.

2. Data do Livro.

A data em que Neemias compilou e escreveu este livro está em volta do ano 430 a.C.

3. Fundo do Livro.

A volta de Neemias para Jerusalém. Há 90 anos desde o primeiro regresso dos judeus para Jerusalém. Neemias achou os muros e portões da cidade de Jerusalém em ruínas ainda. A condição financeira nem espiritual do povo judeu foi agradável. Neemias chamou o povo judeu para reedificar os muros de Jerusalém.

4. Esboço do Livro.

1. Terceiro Regresso. Neemias 1-7.

A. Neemias Comissionado por Artaxerxes. 1:1-2:10.

B. Reconstrução dos Muros. 2:11-3:32.

C. Oposição dos Inimigos Externos. 4.

D. Oposição dos Inimigos Internos. 5.

E. Intriga dos Adversários e Conclusão dos Muros. 6.

F. Disposição para a proteção de Jerusalém. 7.

2. Reformas. Neemias 8-13.

A. Reforma Religiosa. 8-10.

B. Reforma Social e Política. 11-13.

O Livro Explicado Abreviadamente.

1. Terceiro Regresso. Neemias 1:1-2:8.

A. Neemias Comissionado por Artaxerxes. 1:1-2:10.

a. Neemias Soube da Situação de Jerusalém. 1:1-4.

Neemias teve conhecimento de Jerusalém e do remanescente dos judeus lá. A cidade e o povo estavam na miséria e desprezo. Quando Neemias soube de tudo isso, ele se sentou para chorar, lamentar, jejuar e levar tudo a Deus em oração.

b. A Tristeza e Oração de Neemias. 1:5-11.

Neemias era homem de oração e nessa situação orou a Deus sinceramente para resolver tudo isso. Ele ficou triste por causa do pecado do povo porque não obedeceu os mandamentos do Senhor e rogou ao Senhor por isso.

c. A Tristeza Observada. 2:1-10.

O rei da Pérsia observou a tristeza de Neemias (era o copeiro dele) e perguntou a razão dela. Neemias contou a razão da sua tristeza era por que Jerusalém estava assolada e suas portas consumidas a fogo. Então o rei deu permissão a Neemias para ir a Jerusalém e ajeitar a cidade. Note a reação de Sambalate e Tobias (samaritanos na terra) quando Neemias chegou em Jerusalém (v. 10). Os inimigos do trabalho de Deus estão por aí para atrapalhar.

B. Reconstrução dos Muros Começada. 2:11-3:32.

a. Neemias saiu a noite. 2:11-16.

Neemias saiu a noite para contemplar os muros da cidade e avaliar o trabalho para ser feito. Ele fez isso à noite para não chamar a atenção dos outros que pretendia fazer.

b. Encorajamento para Reedificar. 2:17-20.

Depois de saber que era necessário fazer, ele chamou o povo e o encorajou para fazer o trabalho. O povo judeu esforçou as suas mãos para fazer o bem de reedificar os muros da cidade. Veja (v.19) que eles enfrentaram o escárnio, zombaria e desprezo de Sambalate e Tobias. Sambalate e Tobias sempre estão perto para desencorajar o povo de Deus no seu trabalho. Cuidado com eles. Devemos fazer o que Neemias fez, ignorá-los totalmente para fazer o trabalho do Senhor.

c. A Obra Começada. 3.

Eles começaram a obra apesar dos opositores confiando no Senhor. É só que o povo de Deus pode fazer em todas as épocas; fazer a vontade de Deus deixando os opositores ao lado e confiando no seu bom Deus.

C. Oposição. 4-5.

O povo judeu enfrentou o escárnio (4:1-3), conspiração (4:7-8) e ameaça (4:11). O povo judeu se inclinou para trabalhar (4:6), orar a Deus (4:9) e trabalhar protegendo um ao outro (4:16-18). Trabalhar com fervor, cooperar na obra, orar a Deus e defender os irmãos dos inimigos, sempre é a maneira certa de fazer a obra de Deus. Como é que nós devamos aprender isso!

D. O Muro Terminado. 6.

a. A Sutileza dos Inimigos. 6:1-14.

O propósito deles foi ignorado totalmente por Neemias. Porque? Era só uma maneira para enganar e destruir. O inimigo não tem vergonha para mentir contra o povo de Deus!

b. Muro Terminado. 6:15-19.

O muro da cidade foi terminado em 52 dias. Não foi fácil, mas pela graça de Deus o povo do Senhor terminou o serviço de Deus com toda fidelidade e coragem. Isso mostra o que o povo de Deus pode fazer quando é fiel.

E. Medidas de Proteção e o Líder Escolhido. 7.

a. As Medidas e o Líder. 7:1-4.

Eles colocaram guardas nas portas da cidade para a segurança da cidade. Os crentes têm que estar vigiando sempre contra os inimigos da cruz que estão lá fora para destruir. A cidade de Jerusalém era grande e o povo era pouco. Eles tinham que trabalhar juntos para fazer o serviço. Nós temos que fazer também na obra de Deus?

b. Livro da Genealogia dos Primeiros que Subiram a Jerusalém. 7:5-38.

c. Genealogia dos Levitas e Outros que Subiram a Jerusalém. 7:39-73.

2. Reformas. Neemias 8-10.

A. Leitura da Lei de Deus. 8:1-18.

O povo judeu se ajuntou como um homem só (8:1) e trouxe o livro da lei de Deus para Esdras ler. O livro da lei foi lida desde a alva da manhã até ao meio dia (8:3), com os homens e mulheres atentos para ouvir (8:3). Esdras usou um púlpito de madeira para ler a Bíblia. Esdras leu a Bíblia, declarou que disse, explicou o sentido de que foi lido e fez o povo entender a verdade. É uma boa maneira de fazer a pregação da Palavra de Deus. O povo jubilou porque entendeu a verdade e fez de novo no dia seguinte (8:14). O povo aprendeu através da leitura e pregação da verdade da lei que Deus mandou a festa das cabanas e começou praticar isso. Podemos ver a obediência do povo que ouviu, entendeu e aprendeu a verdade. Ouvimos, entendemos e aprendemos a verdade para que possamos obedecê-la. Observe que no v. 8:9 que diz que Neemias era o governador e Esdras o sacerdote e escriba.

B. Confissão, Pregação e Pacto. 9-10.

a. Arrependimento, Separação, Confissão, Pregação e Reconciliação. 9-10.

Podemos ver a fidelidade do povo que ouviu a Bíblia pregada. Como? No seu arrependimento (9:1), na sua separação (9:2), na sua confissão dos seus pecados (9:2), na sua pregação da Bíblia (9:3) e no pacto que fez para servir o Senhor (9:36-38). Veja o tempo que o povo de Deus dedicou para fazer isso (9:3). E o crente que reclama se a pregação durar mais tempo que 30 minutos?

b. Reforma e Reconciliação. 11-13.

Veja como é que ficou a separação do povo de Deus. O povo de Deus se separou do elemento misto (13:3). Limpou a casa de Deus de Tobias (inimigo da casa de Deus) com tudo que ele trouxe para a casa do Senhor (13:4-9). O dízimo foi restaurado, porque os sacerdotes estavam negligenciados (13:10-14). O sábado foi violado (dia de adorar o Senhor) e por isso confirmado de novo (13:15-21). Mandou os sacerdotes para se purificarem (13:22). Condenou o casamento misto (13:23-27). Veja o que Neemias fez com o genro de Sambalate (13:28-31).

Conclusão.

Vamos fazer algumas observações rápidas sobre os inimigos externos e internos do povo de Deus que achamos neste livro. Os inimigos que vêm de fora e os inimigos vêm de dentro (coração) do povo de Deus.

1. Inimigos Externos.

A. Desagradou-os. Os inimigos não gostaram de que o povo de Deus fez. 2:10.

B. Zombaria e desprezo dos inimigos do povo de Deus. 2:19.

C. Raiva e escárnio dos inimigos do povo de Deus. 4:1-3.

D. Conspiração e violência dos inimigos do povo de Deus. 4:7-9, 11.

E. Mentira e engano dos inimigos do povo de Deus. 6:1-7.

2. Inimigos Internos.

A. Falta de força do povo de Deus. 4:10.

B. Pó (lixo). As coisas da vida do povo de Deus que impedem sua obra. 4:10.

C. Cobiça. 5:7.

 

Autor: David Alfred Zuhars, Jr.
Pastor David Zuhars
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
o Fonte: www.PalavraPrudente.com.br