Artigo 2

O VERDADEIRO DEUS


Cremos que as Escrituras ensinam que existe um e somente um Deus vivo e verdadeiro, em Espírito infinito e inteligente, cujo nome é JEOVÁ, Criador e Supremo Governador do céu e da terra 1, individualmente, glorioso em santidade 2, e digno de toda a honra, confiança e amor 3; que na unidade da Divindade existem três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo 4, iguais em toda perfeição divina 5, e executando ofícios distintos mas harmoniosos na grande obra da redenção 6.

2.1. Cremos que as Escrituras ensinam que existe um e somente um Deus vivo e verdadeiro, em Espírito infinito e inteligente, cujo nome é JEOVÁ, Criador e Supremo Governador do Céu e da terra 1, individualmente, glorioso em santidade 2, e digno de toda a honra, confiança e amor 3; que na unidade da Divindade existem três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo 4, iguais em toda perfeição divina 5, e executando ofícios distintos mas harmoniosos na grande obra da redenção 6.

“Deus é um” (Gálatas 3.20; Deuteronômio 6.4; Marcos 12.29). Se Deus não fosse Espírito puro, não poderia ser Um. Se Deus tivesse um corpo, contendo membros distintos como o nosso, Ele seria capaz de divisão, e, portanto, não seria, completamente, um. Se fosse feito de membros, cada parte precisaria ser ou partes finitas ou infinitas: se finitas, não poderiam ser parte de Deus, pois, ser Deus e finito seria uma contradição; se infinitas, então cada parte seria, distintamente, infinita, e, portanto, cada parte seria uma Divindade em si. Suponha que este corpo tivesse todas as partes da mesma natureza, como o ar e a água têm. A menor partícula do ar é, completamente, ar como qualquer parte maior dele, e a menor partícula de água é tão completamente água quanta a maior quantidade dela. Imagine se um pedacinho de Deus poderia ser tão Deus como a soma dEle; ou seja, se pudesse ter muitas partículas divinas para compor um Deus, como átomos pequenos compõem um corpo. O que poderia ser mais absurdo? Se Deus tivesse um corpo como um corpo humano, e fosse feito de corpo e alma, e de substância e qualidade, Ele não poderia ser a mais perfeita unidade; Ele seria feito de partes distintas, e estas partes individuais seriam de uma natureza distinta, como os membros do corpo humano são. Mas, como é dito como axioma: Onde tiver a maior união, deve ter também a menor complexidade; assim Deus é um. Tão livre de mudança, Ele é isento de complexidade e profusão de partes. “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”, Deuteronômio 6.4 (Charnock, V. I, pg. 184).

Provas das Escrituras confirmam claramente que Deus é Um.

• As passagens que declaram, explicitamente, que Deus é um: Deuteronômio 6.4; Malaquias 2.10; Marcos 12.29,30; I Timóteo 2.5; Efésios 4.5,6; Tiago 2.19.

• As afirmações de que não há nenhum outro ou não há outro a não ser Ele: Deuteronômio 4.35,39; I Samuel 2.2; II Samuel 7.22; I Reis 8.60; Isaías 44.6,8; 45.5, 6,21,22; 46.9; Joel 2.27.

• Passagens que ensinam que não há ninguém igual a Deus ou que ninguém pode ser comparado a Ele: Êxodo 8.10; 9.14; 15.11 II Samuel 7.22; I Reis 8.23; II Crônicas 6.14; Isaías 40.25; 46.5; Jeremias 10.6.

• As declarações que somente Ele é Deus: II Samuel 22.32; Neemias 9.6; Salmos 18.31; 86.10; Isaías 37.16; 43.10,12; 46.9; João 17.3; I Coríntios 8.4-6.

• Os ensinos que somente Ele deve ser adorado: Êxodo 20.5; 34.14; I Samuel 7.3; II Reis 17.36; Mateus 4.10; Romanos 1.25; Apocalipse 19.10.

• As passagens que proíbem outros a serem aceitos como Deus: Êxodo 20.3; Deuteronômio 5.7; Isaías 42.8; Oséias 13.4.

• As passagens que proclamam ser Ele supremo sobre todos os deuses: Deuteronômio 10.17; Josué 22.22; Salmos 96.4,5; Jeremias 14.22; I Coríntios 8.4-6.

• As passagens que declaram Deus ser o Verdadeiro: Jeremias 10.10; I Tessalonicenses 1.9.

Prova da Criação confirma, claramente, que Deus é Um.

O argumento mais claro de que Deus é um, se tem na uniformidade de planejamento na criação. As mesmas leis da natureza prevalecem por toda parte. A luz que emana das remotas estrelas possui as mesmas propriedades e obedece às mesmas leis que o sol de nosso próprio sistema planetário (Dagg, pg. 40)

A Lógica dá Provas de que Deus é Um:

Somente pode ser um Deus, pois há somente uma Causa Primária. Como nos céus existe uma lei somente que rege todas as órbitas de todos os corpos celestes, também há Um só que dá vida e sustento a tudo que existe (Hebreus 1.3). (Watson, pg.73).

Somente pode existir um único ser Infinito, portanto há um só Deus. Não podem existir dois Infinitos. Deus diz de Si mesmo: (Jeremias 23.24) “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho Eu os céus e a terra? diz o SENHOR”. Se um Infinito enche tudo não resta lugar para outro existir. (Watson, pg.73).

Somente pode existir um Poder Onipotente. Se tivessem dois, seriam em competição constante, um estabelecendo, ou outro mudando ou destruindo as obras do outro. “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e Eu sou o último, e fora de Mim não há Deus” (Isaías 44.6, comentário de Thomas Watson, pg.73).

Deus é vivo.

Por Deus ser um Deus imutável e único, Ele nunca muda. Ele não morre, Ele é vivo sempiterno. Ele é o único que dá vida eterna por Seu Filho Jesus Cristo. Quem está em Cristo, tem a vida. Quem não está em Cristo, não verá a vida mas tem a ira de Deus permanecendo sobre ele (Jo 3.36).

Sendo Ele vivo e sendo Ele a fonte de vida de todas as coisas, poderá dar vida eterna a todos que se arrependem e crêem pela fé em Cristo. Jo 4.10-14, “10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e Quem é O que te diz: Dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, Tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És Tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.

Não esperamos por outro Salvador. Somente Jesus Cristo veio para ser o Salvador dos pecadores que se arrependem e crêem nEle. Arrependa-se já crendo nEste Único Salvador Vivo e Verdadeiro!

Deus é verdadeiro.

Jr 10.10, “Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a Sua indignação”.

João 4.24, “Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade.”; Salmos 147.5; Hebreus 3.4; Romanos 1.20; Jeremias 10.10; Daniel 4.34, 35;

2.2. Cremos que as Escrituras ensinam que existe um e somente um Deus vivo e verdadeiro, em Espírito infinito e inteligente, cujo nome é JEOVÁ, Criador e Supremo Governador do céu e da terra 1, individualmente, glorioso em santidade 2, e digno de toda a honra, confiança e amor 3, que na unidade da Divindade existem três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo 4, iguais em toda perfeição divina 5, e executando ofícios distintos mas harmoniosos na grande obra da redenção 6.

Êxodo 15.11: “Ó SENHOR, quem é como Tu entre os deuses? Quem é como Tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?”; Isaías 6.3; I Pedro 1.15, 16; Apocalipse 4.6-8

2.3. Cremos que as Escrituras ensinam que existe um e somente um Deus vivo e verdadeiro, em Espírito infinito e inteligente, cujo nome é JEOVÁ, Criador e Supremo Governador do Céu e da terra 1, individualmente, glorioso em santidade 2, e digno de toda a honra, confiança e amor 3, que na unidade da Divindade existem três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo 4, iguais em toda perfeição divina 5, e executando ofícios distintos mas harmoniosos na grande obra da redenção 6.

Marcos 12.30, “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”; Apocalipse 4.11; Mateus 10.37; Jeremias 2.12,13

Se houver um Deus, e Este é vivo e verdadeiro, qualquer outro é eliminado. Portanto... “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Marcos 12.30).

Se houver um Deus, e Este é vivo e verdadeiro, existe somente uma religião correta: Efésios 4.5, “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Existem muitos caminhos para o inferno, mas um só para Deus, esse por Jesus Cristo (João 14.6, “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim.”). At 14.15, “E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles”.

Se houver um só Deus, e Este é vivo e verdadeiro, somente temos Um para agradar. Não podemos servir a dois mestres (Mateus 6.24, “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”). Como num reino há um só rei, também há um só Deus. Então, esteja focalizado em buscar primeiro o reino dEste Único Deus!

Desde que há um único Deus, e Este é vivo e verdadeiro, somos exortados a ter união na verdade (João 17.11: “E Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu vou para Ti. Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam um, assim como Nós”; 21: “Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste”. Desaprove tudo que quebra essa unidade do Filho para com o Pai, e aquela união do cristão e seu Salvador (Romanos 16.17; I Coríntios 1.10-13; Gálatas 1.8,9; Efésios 5.11; Filipenses 3.2, 17; II Tessalonicenses 3.14; Colossenses 2.8; II João 1.8).

2.4. Cremos que as Escrituras ensinam que existe um e somente um Deus vivo e verdadeiro, em Espírito infinito e inteligente, cujo nome é JEOVÁ, Criador e Supremo Governador do Céu e da terra 1, individualmente, glorioso em santidade 2, e digno de toda a honra, confiança e amor 3, que na unidade da Divindade existem três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo 4, iguais em toda perfeição divina 5, e executando ofícios distintos mas harmoniosos na grande obra da redenção 6.

Mateus 28.19, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”; João 15.26; I Coríntios 12.4-6; I João 5.7

Infinito: PAI - Is 40.28; Rm 11.33-36 FILHO - Jo 1.1-3; I Cor 1.24,30 ESPÍRTO SANTO - Jo 4.24; 16.13 I Co 2.10

Eterno PAI - Êx 3.14; II Co 11.31; I Tm 1.17; II Tm 6.16 FILHO - Pv 8.22-35; Jo 8.68; Hb 13.8; Ap 1.17,18 ESPÍRITO SANTO - Hb 9.14; Presente em Gn 1.2 até Ap 22.17

Onipotente PAI - Dn 4.35; Rm 1.20; 9.20,28 FILHO - Mt 9.6; 28.18-20; Fp 2.6; Cl 1.16; Ap 1.8 ESPÍRITO SANTO - Gn 1.2; Jó 33.4; Ez 37.9,10; Lc 1.35; At 10.38

1. A natureza da trindade não pode ser entendida pela mente finita humana.

2. Não há nada na terra que simbolize, perfeitamente, a trindade.

3. A aceitação da verdade da trindade, que a Bíblia mostra, necessita de fé (Rom. 1.17; Heb 11.6).

4. A falta da palavra “trindade” na Bíblia não é razão para não se crer na verdade revelada. Esse termo não acrescenta nem diminui a verdade que pertence a Ele. O termo apenas serve de rótulo de sistematização.

2.5. Cremos que as Escrituras ensinam que existe um e somente um Deus vivo e verdadeiro, em Espírito infinito e inteligente, cujo nome é JEOVÁ, Criador e Supremo Governador do Céu e da terra 1, individualmente, glorioso em santidade 2, e digno de toda a honra, confiança e amor 3, que na unidade da Divindade existem três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo 4, iguais em toda perfeição divina 5, e executando ofícios distintos mas harmoniosos na grande obra da redenção 6.

João 10.30, “Eu e o Pai somos um”; João 5.17; 14.23; 17.5,10; Atos 5.3,4; I Coríntios 2.10,11. Filipenses 2.5,6

Deus é um em natureza, essência e ser, mas revelado multiplamente às pessoas.

a) Êx. 3.14 – Em relação a Deus, os verbos podem ser usados tanto no presente como no futuro:

Sou o que serei Serei o que sou Serei o que era

(Pastor Davis W. Huckabee, Studies in the Faith, p. 14).

b) Se pudéssemos entender como é Deus por completo, Ele não seria maior que nós.

O Filho não é O Pai e O Pai não é o Espírito Santo e O Espírito Santo não é O Filho

Mas O Filho é Deus, O Pai é Deus, O Espírito Santo é Deus E O Filho é igual ao Pai – Isaías 9.6; O Espírito é igual ao Pai - Rom. 8.14; O Espírito é igual ao Filho - Rom. 8.9

2.6. Cremos que as Escrituras ensinam que existe um e somente um Deus vivo e verdadeiro, em Espírito infinito e inteligente, cujo nome é JEOVÁ, Criador e Supremo Governador do Céu e da terra 1, individualmente, glorioso em santidade 2, e digno de toda a honra, confiança e amor 3, que na unidade da Divindade existem três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo 4, iguais em toda perfeição divina 5, e executando ofícios distintos mas harmoniosos na grande obra da redenção 6.

Efésios 2.18, “Porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.”; II Coríntios 13.14; Apocalipse 1.4,5; Hebreus 9.12-15.

Os ofícios da trindade são distintos na obra da salvação. O Pai elege – Ef 1.3-4, “Bendito o Deus e Pai ... nos elegeu”(II Ts 23); O Filho é o Meio – Ef 1.5, “por Jesus Cristo” (Jo 14.6), o Espírito Santo aplica – II Ts 2.13, 14, “em santificação do Espírito”

 

Compilado pelo Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008;
Valdenira Nunes de Menezes Silva 11/2014
Fonte: www.palavraprudente.com.br
Bibliografia deste estudo está no capítulo 24
A Declaração Completa está no capítulo 25