Artigo 22

O LOUVOR

Cremos que o louvor prestado pela congregação ou apresentado pelos seus membros ou membros de outras igrejas da mesma fé e ordem, deve ser como Deus deseja ser adorado, ou seja, “em espírito e em verdade” algo que faz desnecessário e vergonhoso qualquer estímulo da carne1; que o mesmo seja para a edificação do corpo de Cristo, que é a igreja local e visível, sendo feito “decentemente e com ordem”, tendo previamente a aprovação do pastor ou presidente da igreja2; não devendo ter nenhum estilo de música erradamente chamada evangélica (Gospel), mas somente aquilo que edifica a igreja, sendo aquilo que é realmente sagrado e espiritual, sem os ritmos, os estilos ora intimistas-emocionalistas ora agitados, as palmas, os balanços de corpo, e seus múltiplos instrumentos tais como bateria, guitarras, etc., tudo tendo os cheiros e agradando à carne e ao mundo 3 Referências: -1. Jo 4.24; I Co14: 15. -2. Ef 5.18, 19; I Co 14.26, 40; Hb 13:15-17. –3. Cl 3.16-17 // Rm 8.5-8; // Rm 12:1-2; Cl 3:1-2, 5; Tg 4:4; I Ts 5:22.

O LOUVOR E A IGREJA

Edson S. Novaes

O LOUVOR PREGADO PELA BÍBLIA

I Coríntios 14:23-32 nos diz que um culto de adoração deveria desenvolver-se usando apenas os dons espirituais, os louvores por meio de Salmos e o ensino, dando instruções específicas sobre como os dons devem ser usados com sabedoria, sendo julgados e utilizados com decência e ordem. É interessante notar que Paulo nada informa sobre a posição em que se deve cantar (sentado, em pé, prostrado, etc.) e nem sobre o uso de expressões corporais (palmas, dança, mãos para o alto, etc.).

O objetivo da existência da igreja, e consequentemente de cada membro em particular, é o de adorar ao Senhor falando sobre as Suas virtudes e graças, e manifestar nossa gratidão por Suas misericórdias. O culto em uma igreja não deve se reunir com o propósito de ter um “período abençoado”, “buscar prazer espiritual”, “receber bênçãos específicas”. A igreja tem que ter como objetivo a adoração ao Senhor no sentido de manifestar gratidão por Suas bênçãos. A igreja de Cristo não foi criada para louvar e agradar com cânticos a si mesmos, ou seja, agradar à carne.

Nenhum lugar da Bíblia nos informa que os crentes devem louvar ao Senhor da forma que nos agrada, pelo contrário, todos os ensinamentos bíblicos mandam adorá-Lo como Ele quer. A verdadeira adoração tem que ser dirigida pelo Espírito Santo, que exalta somente a Deus o Pai, e o Senhor.

Algumas igrejas adotam o entendimento de que o período de louvor deve ser agradável à igreja, ou seja, a igreja no momento do louvor deve se divertir, ter prazer e sentir-se bem. E, logo, isto se torna um incentivo, principalmente, aos dirigentes da música que usam de certa liberdade para conseguir uma platéia mais exaltada durante os louvores. Estes esquecem que devemos nos regozijar porque o Senhor está sendo exaltado e porque a Sua graça está sendo anunciada, e não porque gostamos de nos sentir bem ou porque a igreja está “fria”.

REVERÊNCIA NO LOUVOR

A Bíblia nos diz que quando entramos na presença do Senhor, devemos fazer com extrema reverência. Um exemplo claro de reverência que nos vem à mente foi o fato ocorrido com Moisés, quando Deus o ordenou que tirasse as suas sandálias porque estava em lugar santo. Em Hebreus 12:28-29, lemos que, através do sangue de Jesus, temos “ousadia” de entrarmos na Sua presença, mas este mesmo livro nos ensina que temos que ter temor em Sua Presença, porque Deus é fogo consumidor.

Um erro comum que as igrejas cometem é crer que com a mudança dos séculos, naturalmente, existem mudanças na igreja, sejam elas no culto ou louvor, porém se esquecem de que Deus não muda só porque os nossos costumes mudaram (leia Malaquias 3:6).

A reverência é manifesta por uma atitude compatível, no comportamento e mesmo na maneira como uma pessoa se veste, A reverência ao Senhor exige uma atitude diferente ao nos aproximarmos de Sua presença. Mesmo que vivamos na presença de Deus e Jesus viva em nós através do Espírito Santo, ao entrarmos em Sua presença através de um culto, temos que fazê-lo de maneira especial, de forma que a aparência externa reflita a realidade da reverência interior (leia Mateus 18:20). Para se oferecer um louvor que seja digno do Senhor, o crente deve aprender a louvar com todos estes sentimentos em seu coração.

Os sentimentos provocados pelo Espírito Santo têm que ser expressos pelo coração, pois o Senhor não olha a aparência exterior de uma pessoa, mas o seu coração (I Samuel 16:7). Portanto, aqueles sentimentos santos devem ser expressos com oração, salmos e cânticos espirituais com todo o nosso coração e com toda a nossa alma (Efésios 5:19-20). No Novo Testamento, estas são as únicas exigências aos crentes.

Um cuidado que é necessário ter é não confundir causa e efeito. Ao chegarmos à presença do Senhor, podemos não estar dispostos ao louvor por uma série de fatores (preocupações, dívidas, tristezas, etc.). Logo, é por isto que todos os cultos devem ser iniciados por um momento de contrição, confessando os nossos pecados, pedindo perdão pelos nossos atos e pedindo que o Espírito Santo crie em nós a disposição para louvar.

Segundo o profeta Samuel, Deus não vê como vê o homem. O homem vê a aparência exterior mas Deus esquadrinha nossos corações. No universo da adoração e louvor, podemos dizer que quando adoramos ao Senhor, Ele espera ser adorado com “louvor de gratidão”, “reverência” e “temor”, de todo o coração, alma e entendimento.

Uma forma excessiva e informal de se vestir, um modo de se comportar, de se comunicar/falar, de se dirigir ao Senhor com indevida intimidade, reflete o quanto falta de conhecimento sobre a maneira de como devemos nos apresentar na presença de Deus. Isto também revela que o processo de “transformação” que o Espírito Santo está operando na vida de alguém ainda está na fase inicial.

O membro de uma igreja deve aprender, através da Bíblia, que quando uma pessoa se converte ela deve abandonar as velhas maneiras de se vestir, falar, e se comportar que aprendeu até o momento em que ainda era um transgressor perante Deus.

PREPARO ESPIRITUAL NO LOUVOR

É comum as igrejas se descuidarem no que se refere ao preparo espiritual de seus instrumentistas e cantores, dando maior valor à capacitação técnica e beleza estética, ou seja, qualquer um pode tocar e cantar, mas nem todos estão aptos.

No entanto, o Senhor tem revelado à Sua Igreja que, para que instrumentistas e cantores de um coro ou grupo de louvor possam louvá-Lo, é indispensável que eles estejam vivendo em santificação, dando um bom testemunho à Igreja e ao mundo. Eles devem também se preparar para o louvor com oração e jejum. A importância do louvor requer tal preparo espiritual para que vidas possam ser usadas e transformadas em pessoas que se tornam instrumentistas ou cantores.

Uma igreja pode cometer dois tipos de erros na área do louvor:

• Ignorar a importância do louvor da igreja por toda a sua história, por falta de conhecimento da história da igreja;

• Basear a doutrina do louvor em “experiências” de pessoas que eles consideram ser, ou mesmo são, muito espirituais, abençoadas ou animadas.

Outro importante ponto de atenção é o fato do Senhor não se agradar de emoções de louvor tais como palmas, danças, etc, que visam estimular as emoções. A Bíblia chama isto de “fogo estranho” (leia Levítico 10:1-3). APENAS O ESPÍRITO SANTO DEVE ESTIMULAR AS EMOÇÕES DOS CRENTES, promovendo sentimentos de louvor, adoração e gratidão.

HINOS NO LOUVOR

A igreja deve cantar hinos que contenham uma mensagem profunda, que apresente um conteúdo espiritual, que edifique o crente e que o estimule a adorar.

Não há necessidade de se repetir em culto o mesmo hino várias vezes, como se fossem agradar mais a Deus, ou fosse permitir o Espírito Santo trabalhar mais na vida do adorador. Isto é perigoso porque técnicas religiosas modernas de religiões místicas usam este tipo de repetição interminável porque sabem como a repetição de uma mesma melodia ou ritmo tende a criar uma atmosfera que faz com que as pessoas sintam emoções que as farão crer que poderes sobrenaturais estejam agindo.

Falando, especificamente, sobre o culto público, e baseado nos trechos leia I Coríntios 14, e devemos ter extrema cautela quanto a sua condução:

• Devemos ter cuidado com a ordem no culto

• Não perturbar os outros;

• Não escandalizar os visitantes que podem pensar que não estamos em nosso juízo normal.

Devemos ter cuidado ainda com as nossas emoções. Na época de Eli/Samuel (leia I Samuel 4:3-11) a arca foi tomada pelos filisteus e foi devolvida a Israel. Com a chegada da arca da aliança, os israelitas gritaram porque estavam convencidos de que o Senhor estava com eles. Porém o Senhor não foi tocado e não manifestou a Sua presença diante deles. Eles tinham fé e entusiasmo, mas o Senhor não estava entre eles, porque eles não viviam em santificação, agradando ao Senhor.

CUIDADOS COM OUTROS TIPOS DE LOUVORES

Devido ao MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO iniciado na década de 60, este movimento, ao contrário do que muitos pensam, ainda não parou. A evidência disto pode ser encontrada nas muitas denominações ditas evangélicas criadas na última década. Tais denominações fogem do uso do tradicionalismo em seus cultos, e seus louvores não são diferentes.

Estas denominações, como forma de angariar massas de jovens para suas igrejas, criam bandas de músicas, letras e músicas em tom apelativo. É interessante notar que em muitas letras, na evolução da canção, nem sempre aparece a palavra Deus ou Jesus, sendo que em alguns casos estes nomes são substituídos pela palavra “Ele”, ou seja, a canção passa a tratar Deus ou Jesus de forma “subjetiva”.

Também existem letras de músicas que fogem da total reverência que devemos ter ao Senhor, tratando por adjetivos dos quais não vale a pena comentar neste artigo.

Outras canções cometem o erro de, na idéia de informalidade extrema e familiaridade com Jesus e Deus, de humanizá-los, ou seja, eles dão a Eles formas, necessidades e desejos que são exclusivos dos seres humanos e não de Deus. Outros buscam adorar o Espírito Santo em vão.

É fato que existem muitas canções (sem olharmos para quem as compôs, ou a que banda pertence, ou mesmo a que denominação pertence) em que a letra atende a todos os requisitos bíblicos de verdadeira adoração ao Senhor, porém sua melodia vai contra a mensagem da canção.

 

Compilado pelo Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008;
Valdenira Nunes de Menezes Silva 11/2014
Fonte: www.palavraprudente.com.br
Bibliografia deste estudo está no capítulo 24
A Declaração Completa está no capítulo 25