O Livro de Hebreus

Introdução e Capítulo Um

Autor: Eu acho que o apóstolo Paulo escreveu esse livro

Data: Durante o ministério do apóstolo Paulo

À quem foi escrita: Aos Hebreus (as pessoas que falaram a língua hebraica)

Tema: “Prossigamos até a perfeição“ (6:1)

Palavras Chaves: Melhor e Mais excelente

1. Jesus é melhor que os profetas – 1:1-3

2. Jesus é melhor que os anjos – 1:4 , 2:18

3. Jesus é melhor que Moisés e Josué – 3:1 , 4:13

4. Jesus é melhor que Arão – 4:14 , 7:28

5. Jesus presta um melhor serviço – 9:1-12

6. Jesus oferece um melhor sacrifício – 9:13 , 10:18

7. Jesus proporcionou um motivo melhor de fé – 10:19 , 12:3

Em Cristo nós temos :

1. Uma melhor revelação – 1:1-4

2. Uma melhor esperança – 7:19

3. Um melhor sacerdócio – 7:20-28

4. Um melhor concerto – 8:6

5. Uma melhor promessa – 8:6

6. Um melhor sacrifício – 9:23

7. Uma melhor possessão – 10:34

8. Um melhor país – 11:16

9. Uma melhor ressurreição – 11:35

ESBOÇO DO LIVRO DE HEBREUS

O crente fará progresso espiritual quando ele entender que tem:

I. Uma pessoa superior – Cristo – cap. 1-6

1. Melhor que os profetas – 1:1-3

2. Melhor que os anjos – 1:4 , 2:18

• Exortação – deixando a palavra – 2:1-4

3. Melhor que Moisés – 3:1 , 4:13

• Exortação – duvidando a palavra –0 3:7 , 4:13

4. Melhor que Arão – 4:14 , 6:20

• Exortação – dureza à palavra – 5:11 , 6:20

II. Um sacerdócio superior – Melquesedeque – cap. 7-10

1. Ordem melhor – de Melquesedeque e não de Arão – cap. 7

2. Concerto melhor – novo, e não velho – cap. 8

3. Santuário melhor – do céu e não da terra – cap. 9

4. Sacrifício melhor – o Cordeiro de Deus e não animais – cap. 10

• Exortação – desprezando a palavra – 10:26-29

III. Um princípio superior – Fé – cap. 11:13

1. Os exemplos de fé – cap. 11

2. A perseverança de fé – cap. 12

• Exortação – desobediência a palavra – 12:14-19

3. As evidências de fé – cap. 13

Nota-se em particular as exortações mostrando a destruição da vida cristã no crente infiel.

1. Deixando a palavra pela negligência.

2. Duvidando a palavra pela dureza do coração.

3. Dureza a palavra pela desobediência.

4. Desprezando a palavra pela má vontade.

5. Desobedecendo a palavra pela falta de ouvir.

Lembra que Deus sempre castiga o Seu povo quando estas coisas acima: 2:2, 3:15-19, 6:8, 12:25. Estas advertências estão somente ao crente, e não significa que ele vai perder a sua salvação, mas que ele vai perder seu galardão no tribunal de Cristo e vai sofrer castigo aqui no mundo.

Sabemos que a pessoa, uma vez salva, não pode perder uma coisa eterna (salvação) e nem pode negar a sua decisão, porque ele fez esta decisão com ajuda de Deus (Ef. 2:8-9) e Deus nunca vai perder nenhuma ovelha (João 10:27-30).

No livro de Hebreus encontramos algumas novidades: o livro começa com um sermão e termina como uma carta (13:22-25); Não encontramos neste livro o nome do autor nem a quem foi escrita; Alguns trechos neste livro tem sido usados para desanimar os crentes e na sua verdade estes trechos foram escritos para animar e exortar o povo de Deus. É necessário estudar Hebreus na luz de toda a Bíblia, mas isso é verdade para o estudo de qualquer livro da Bíblia.

A mensagem de Hebreus

Como já dissemos no esboço, a mensagem principal de Hebreus está em 6:1, “Prossigamos até a perfeição.” O povo que recebeu esta carta não estava crescendo espiritualmente (5:11-14). Deus tinha falado na Sua Palavra mas o povo não aceitou Sua Palavra. Eles, negligenciando o estudo da Bíblia, não foram recebendo as bençãos de Deus. O autor dá conselhos para que eles possam avançar na sua vida cristã e Ter as bençãos “melhores”. Eles só podem alcançar estas bençãos em Cristo porque Ele é o “autor e consumador da fé”. Este livro apresenta a fé e a vida cristã como superior à lei dos judeus ou qualquer outra religião. Cristo é uma pessoa superior (caps. 1-6); o sacerdócio dEle é superior ao de Arão (caps. 7-10); e o princípio da fé é superior a lei. (caps. 11-13)

O autor de Hebreus

Sendo que o nome deste livro não está escrito, existem mais idéias de quem escreveu Hebreus. Há muita evidência para mostrar o apóstolo Paulo como autor. Outras opiniões dizem Apolo, Lucas, Filipe, Marcos e Áquila e Priscila.

É claro que o autor é judeu porque ele identifica-se com os leitores judeus (1:2, 2:1-3, 3:1, 4:1). Ele também identifica-se com Timóteo (13:23).

A benção apostólica que fala de graça é típico de Paulo (veja II Tess. 3:17-18). O autor já foi preso (10:34, 13:19).

A evidência mais forte acha-se em II Pedro 3:15-18 quando Pedro nos informa que Paulo já escreveu aos judeus dispersos (I Ped. 1:1, II Ped. 3:1). Pedro também chama a carta de Paulo Escritura (II Ped. 3:16).

Então sabemos que Paulo escreveu uma carta inspirada de Deus e esta carta existe hoje porque parte da Palavra de Deus está perdida. A única carta nas escrituras que está escrita aos judeus e que não tem o nome do autor é Hebreus. A conclusão lógica é que Paulo escreveu o livro de Hebreus. Alguns dizem que o estilo é exatamente como o de Paulo nas outras cartas. A resposta é que qualquer autor está livre a adaptar seu estilo e vocabulário às necessidades dos leitores.

As advertências

Pedro nos disse que algumas pessoas “torcem os pontos difíceis de entender”. Que pena! Aqui neste livro temos grandes verdades que podem abençoar todos os leitores, mas juntos com as bençãos temos também as advertências em palavras como, “Como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação.” (2:3)

Pense neste princípio com relação aos leitores aos quais a Epistola foi dirigida . Porque precisavam eles de receber tão especial advertência? Eles estavam negligenciando o Evangelho do seguinte modo: depreciando o seu valor, deixando enfraquecer a firmeza deles nas grandes realidades do Evangelho, procurando voltar o judaísmo. O autor da Epistola levanta a bandeira vermelha do perigo: “Cuidado! Se negligenciarmos o Evangelho, se retirardes o vosso apoio ao Cristianismo, como escapareis ao juízo, a esse julgamento mais certo e terrível do que caiu sobre os que negligenciaram a Lei?”

Capítulo 1

Tema: Deus fala pelo Filho

“Deus tem falado!” é a mensagem de Hebreus. “Deus tem falado, cuidado como resposta a Sua Palavra.” A nossa resposta à Palavra é a nossa resposta ao Filho de Deus, porque é a Palavra Viva. Neste primeiro cap. nós vamos ver que Cristo é superior aos profetas aos anjos, aqueles que entregaram a Palavra de Deus no Velho testamento.

I. Cristo é melhor que os profetas – 1:1-3

1. Em Sua pessoa – Cristo é o Filho de Deus; os profetas eram simplesmente chamados de Deus. Cristo criou o mundo e é Ele que sustenta o mundo. A Sua Palavra tem grande poder! Cristo falou e o mundo aprendeu; e agora a Sua Palavra controle e sustenta o mundo. “Todo foi criado por Ele e para Ele.” (Col. 1:16).

Cristo é herdeiro de todas as coisas; Cristo é o sacrifício pelo pecado; Cristo é nosso sumo-sacerdote; Cristo está sentado a destra do Pai porque o seu trabalho está completo.

2. Em Sua mensagem – A revelação de Deus nos tempos antigos falada de muitas maneiras e por muitos profetas. Ninguém teve a revelação completa. Deus falou até em visões, sonhos, tipos e acontecimentos no Velho Testamento. Todas estas revelações mostraram Cristo que é a última e completa revelação de Deus.

Podemos dizer que Cristo é a Palavra Final de Deus para o mundo. Qualquer homem, hoje em dia, que diz que tem uma nova revelação de Deus está ou enganado ou querendo enganar outros. Deus não está revelando mais verdade hoje em dia mas está iluminando aquela revelação que foi dada uma vez para sempre em Jesus Cristo.

II. Cristo é melhor que os anjos – 1:4-14

Nós sempre encontramos anjos na religião dos judeus. A lei foi dada pelos anjos (Gal. 3:9, Atos 7:53, Deut. 33:2 - “santos” significa seres ou anjos). Quem prestou atenção à lei pelos anjos deve prestar atenção ainda à mensagem de Cristo, que é melhor que os anjos. Agoira Paulo cita sete trechos do Velho Testamento para mostrar que Cristo é superior aos anjos:

1. Vs. 4-5 referem-se a Salm. 2:7 e II Sam. 7:14. Como Herdeiros de todas as coisas Cristo tem uma herança maior que todos e assim tem um nome maior que todos.

Em Salm. 2:7 Deus diz, “Tu és meu Filho”, palavras que Deus nuca falou acerca de qualquer anjo. Este vs. Refere-se à ressurreição de Cristo e não Seu nascimento (Atos 13:22). Em Col. 1:18 achamos que Cristo foi o “primogênito dentre os mortos”.

Em II Sam. 7:14 Deus diz, “Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho.” Deus fala aqui de Salomão mas é uma profecia de Cristo que é “mais do que Salomão”, (Mat. 12:42)

2. Vs. 6 refere-se a Salm. 97:7. Aqui está falando da vinda de Cristo. Os anjos adoraram Jesus no dia do Seu nascimento e vão adorá-lo também no dia da Sua volta. Esta adoração prova que Jesus é melhor que os anjos.

3. Vs. 7 refere-se a Salm. 104:4. Anjos são espíritos criados por Deus para ser servos. Cristo não é servo mas é Soberano.

4. Vs. 8-9 referem-se a Salm. 45:6-7. Alguém que senta num trono e é chamado “Deus” pelo Pai sem dúvidas é igual ao Pai. Jesus é Deus (João 10:30)

5. Vs. 10-12 referem-se a Salm. 102:25-27. Mais uma vez Jesus está chamado Senhor. Toda a criação vai ficar velho e sem valor mas Cristo é o mesmo ontem, hoje, e para sempre.

6. Vs. 13 refere-se a Salm. 110:1. Este trecho em Salm. 110 é muito importante porque fala da ordem de Melquesedeque. Cristo está sentado ao lado do Pai como sacerdote – Rei. Os inimigos de Cristo ainda não ajoelharam diante dele mas logo tem que fazer isto.

Vs. 14 não refere-se ao Velho testamento mas é uma boa conclusão ao cap. e diz, “Cristo é melhor que os anjos.” Os anjos vieram de Deus somente para ministrar a Cristo e todos os Seus santos, e nunca para tomar o lugar de honra e poder somente Jesus merece.

Outros fatos:

1. As palavras, “expressa imagem” no grego (vs. 3) são a base para nossa palavra “letra”. Significa também “imprimir” ou “carimbar”. Cristo é a imagem absoluta, na carne, do Seu Pai. É a mesma palavra que achamos em Mat. 22:20 (efígie) que refere-se à imagem de César na moeda. Quando olharmos para Jesus vimos Deus.

2. Paulo estudo de cap. 1 já sabemos que o livro de Hebreus está ligado ao Velho Testamento. Neste cap. estudamos principalmente no livro de Salmos. Antes de terminar o nosso estudo de Hebreus nós vamos referir a muitos outros livros do Velho Testamento. Nenhum outro na Bíblia faz aquela importante ligação do Velho e Novo Testamento como faz o livro de Hebreus.
Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Correção gramatical: Guiomar Figueiredo - Setembro 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br