O Livro de Hebreus

Capítulo Dois


Tema: Nossa grande salvação

Neste capítulo Paulo continue o estudo do capítulo 1, que Cristo é melhor que os anjos, mas primeiramente ele nos dá uma exortação que é a primeira de cindo neste capítulo.

I. Uma exortação – 2:1-4

A palavra falada pelos anjos permaneceu firme (vs. 2) e sem dúvidas a Palavra falada por Jesus permanecerá firme. Deus castigou as pessoas que desobedeceram a Sua palavra no tempo do Velho Testamento e sem dúvidas castigará as pessoas hoje em dia que desobedecem ou rejeitam a Palavra de Deus.

Na minha opinião este trecho principalmente com crentes que “atentam” (vs. 3) para uma tão grande salvação que achamos nas palavras da Bíblia. Lendo também Heb. 10:19-25 parece que os crentes judeus não atentaram nem para a Palavra, nem para a oração, e nem para a comunhão uns com os outros..

A palavra “desobediência” significa “sem vontade para ouvir”. Crentes que não ouvem e prestam atenção à palavra de Deus estão desobedientes e não escaparão o castigo de Deus.

II. Uma explicação – 2:5-8

Em capítulo 1, Paulo disse que Jesus é melhor que os anjos. Mas alguém pode perguntar, “Como é que Jesus é melhor que os anjos quando Ele tem um corpo humano ?” Parece que um corpo humano seria algo que faria Jesus menor que os anjos porque os anjos não estão limitados com as fraquezas do corpo humano. Agoira Paulo vai explicar porque Jesus habitou entre nós um só corpo humano.

1. Para ser o segundo Adão (vs. 5-13)

A Bíblia não promete que os anjos reinarão no futuro. No livro de Gênesis o Adão reinou no mundo (Ge. 1:26-31). Nos vs. 6-8 Paulo refere-se a Salm. 8:4-7 onde estão repetidas as bençãos de Deus faladas em Gênesis. Deus fez um pouco menor do que os anjos para seu próprio bem, mas o homem quis sua glória antes do tempo que Deus tinha planejado. Assim o homem pecou e não mais reinou no mundo. Ele não era mais rei, mas sim um escrevo (Gen. 3:19). Heb. 2:8 diz, “Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.” Nós não reinamos sobre “todas as coisas” simplesmente porque Adão pecou.

Jesus, pela sua morte e ressurreição, desfez o que Adão fez com seu pecado. Por algum tempo Cristo estava “menor que os anjos” para mais tarde ser glorificado (Fil. 2:6-11). Foi necessário para Cristo assumir a forma humana porque só assim foi possível morrer pelos pecados dos homens. O mundo coroou Jesus com espinhos, mas agora Ele está coroado com Glória e honra ( II Ped. 1:17).

Agoira há nova família no mundo. Cristo está dando muitas pessoas uma vida nova. Adão, pelo seu pecado, trouxe morte e pecado a sua família; mas Cristo traz justiça e vida para a Sua. Todos nós que somos crentes somos irmãos dEle já fazemos parte da Sua família e da sua natureza divina.

2. Para vencer o diabo (vs. 14-16)

Junto com o pecado de Adão vieram a morte e o medo da morte. A arma mais forte do diabo é o medo da morte. O diabo tem absolutamente o “poder da morte”, porque temos o exemplo de Jó quando o diabo foi proibido matá-lo. O diabo tem o “poder das trevas” (Lc. 22:53) para assustar o povo do mundo, mas os crentes estão livres deste poder porque somos filhos de Deus (Col. 1:12-13).

Quando Cristo morreu e ressuscitou dos mortos Ele destruiu o poder do diabo e assim nós não estamos mais escravos por causa do medo da morte.

Cristo tomou sobre si mesmo um corpo humano para morrer e vencer o diabo (I João 3:8). Vs. 16 de Hebr. 2 explica que Cristo não escolheu a natureza dos anjos mas a de Abraão e assim não morreu pelos anjos mas pelos pecadores. Anjos não podem ser salvos, nem aqueles que caíram com o diabo, mas qualquer homem pode ser salvo pela fé em Jesus.

3. Para ser um Sacerdote misericordioso (vs. 17-18)

Deus, sabendo que o homem precisaria de um sacerdote misericordioso por causa das suas fraquezas, permitiu Seu filho sofrer a morte da cruz e assim Jesus preparado para ser nosso sacerdote (Heb. 2:10).

A pessoa de Cristo não precisava nenhuma aperfeiçoação, mas como Deus-homem Ele sofreu para conhecer melhor as nossas necessidades.

Jesus foi feito carne em Belém (João 1:14), foi feito semelhante aos seus irmãos no Seu ministério de sofrimento aqui no mundo, e foi feito pecador na cruz (II Cor. 5:21). Agoira, depois de sofrer tantas coisas, Cristo é o nosso compassivo e fiel Sumo Sacerdote, e podemos confiar complemente nEle, porque Ele pode socorrer aos que são tentados” (Heb. 2:18). A palavra “socorrer” é a mesma que está usado da ajuda que o médico dá. Cristo pode curar qualquer problema.

Assim Paulo completa o ensino que Cristo é melhor que os anjos. Cristo é superior na sua pessoa, na Sua obra, e no Seu nome. A conclusão é que Cristo é superior e assim nós devemos prestar atenção a Sua palavra e obedecê-la.
Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Correção gramatical: Guiomar Figueiredo - Setembro 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br