O Livro de Hebreus

Capítulo Três


Tema: Cristo é melhor que Moisés

Paulo em primeiro lugar nos mostrou que Cristo é melhor que os profetas. Depois disso nos mostrou que Cristo é melhor que os anjos. Agoira vai provar que Cristo é melhor que Moisés.

Moisés era o grande herói dos judeus, e para Paulo provar que Cristo é melhor que Moisés ele tem que provar que Cristianismo é melhor que o judaísmo. Lembra-se que estes crentes judeus eram fiéis, mas tinham caído novamente em alguns erros do Judaísmo.

I. Cristo é melhor no Seu cargo – 3:1-2

Moisés era principalmente um profeta (Deut. 18:15-19 , Atos 3:22). Também fez alguns serviços de sacerdote (Salm. 99:6) e até de rei (Deut. 33:4-7). Mas ainda Moisés foi somente CHAMADO por Deus enquanto Cristo foi ENVIADO por Deus.

Cristo era também o SUMO Sacerdote e Moisés nunca ocupou este cargo. O ministério de Moisés era terra mas o de Cristo era (e é) do céu. Moisés era profeta da lei e Cristo é o Apóstolo da Graça (João 1:17).

Sem dúvidas devemos “considerar” Jesus (vs. 1) maior que Moisés.

II. Cristo é melhor no seu ministério – 3:3-6

Deus declara claramente que Moisés foi fiel (Num. 12:7) como foi Cristo (3:2). Mas os ministérios são bem diferentes. Moisés era um servo; Cristo é o Filho. Moisés serviu casa, enquanto Cristo é SOBRE a casa. “A casa”, é claro, quer dizer a família de Deus, e não o templo ou tabernáculo. Outro lugar onde a palavra “casa” significa “povo” está em II Sam. 7:13 onde Deus prometeu a Davi “edificar uma casa”, quer dizer, estabelecer sua família e seu trono para sempre.

Lembra-se que a família de Deus é sempre marcado pela FÉ. Os crentes no Velho Testamento foram salvos pela fé exatamente como nós hoje. Os crentes embaixo de ambos os concertos são ligados pela FÉ. É por isso que Gal.3 fala dos verdadeiros crentes como filhos de Abraão, porque “os que são da fé são filhos de Abraão” (Gal. 3:7)

Há mais duas comparações entre Moisés e Cristo:

1. Moisés era servo enquanto Cristo é o Filho. O ministério do Velho Testamento era o de escravidão e servitude, mas o ministério de Cristo no Velho Testamento era o de liberdade e alegria. A lei do Velho Testamento está chamada o “jugo da servidão” (Gal. 5:1). Ninguém no Velho testamento gozou os privilégios que os filhos de Deus tem hoje em dia.

2. O ministério de Moisés era o de tipos e sombras, mas Cristo cumpriu todos estes tipos e iluminou as sombras. (Heb. 3:5) Qualquer Judeu que volta para o Judaísmo está voltando para as sombras e lugares escuros.

III. Cristo é melhor no repouso que Ele dá – 3:7-19

Encontramos a palavra “repouso” doze vezes nos capítulos 3 e 4 de Hebreus, e nem sempre com o mesmo sentido. Paulo está usando a nação de Israel como uma verdadeira ilustração de verdades espirituais. Os judeus estavam na escravidão no Egito como pecadores estão na escravidão do pecado hoje em dia. Deus redimiu Israel pelo sangue dum cordeiro como hoje em dia estamos redimidos pelo sangue do Cordeiro de Deus. (João 1:29). Deus prometeu uma terra especial aos judeus e Jesus prometeu uma terra melhor para o Seu povo hoje em dia. (João 14:1-3). Os judeus desobedeceram Deus e Deus castigou esse povo com mais quarenta anos no deserto antes de entrar na terra prometida.

Paulo está visando estes Hebreus que o castigo poderia cair também sobre eles se continuassem nesse caminho desviado que eles estavam seguindo. Como Israel eles foram tentados a voltar às coisas velhas e não entrar mais na vida de bençãos que Deus tinha prometida a todos os crentes. A exortação aqui é para o povo de Deus confiar em Deus complemente apesar das dificuldades e chegar aos descanso prometidos.

Há três repousos em cap. 3 e 4 de Hebreus:

1. O repouso da salvação,

2. O repouso da vitória,

3. O futuro repouso ou o repouso no céu.

Canaã não é necessariamente um tipo do céu, mas é mais um tipo da nossa vida Cristã com Bençãos, problemas, vitórias e lutas.

A advertência de vr. 12 é para o crente. È uma coisa aceitar Cristo como Salvador, mas é outra coisa render a Ele as nossas vontades e deixar Cristo dirigir as nossas vidas diariamente. Há muitos crentes ainda no deserto de incredulidade; eles estão salvos do Egito mas ainda não passaram pelo Jordão até o outro lado. Os judeus foram salvos pelo sangue e ainda a maioria deles morreram no deserto por causa da incredulidade. Para o crente não é possível perder a sua salvação mas é possível perder as bençãos e a alegria da salvação. O que causa “um coração mau e infiel” no crente? (1) Não ouvindo a voz do Senhor ou Sua palavra (vs. 7,3,15), (2) sendo enganados pelo pecado (vs. 13). Não há nada mais importante na vida dum crente do que ouvir a ler a palavra de Deus. Quem não conhece a palavra logo vai “desviar” dela (Heb. 2:1)e depois vai duvidar dela (Heb. 3:18-19), e logo vai negligenciá-la complemente (Heb. 5:11).

O pecado engana o crente. Começa como uma coisa nada aumenta todos os dias até chegar á incredulidade na palavra de Deus. Uma prova da nossa salvação é fieldade na palavra de Deus. Incredulidade é coisa grave e, como no caso dos Israelitas pode provocar até a morte.
Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Correção gramatical: Guiomar Figueiredo - Setembro 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br