O Livro de Hebreus

Capitulo Oito


Tema: Cristo é melhor que Arão

Tendo provado que o sacerdócio de Cristo é melhor do que o dos outros sacerdotes, agora Paulo quer mostrar que Cristo é o mediador dum maior concerto (8:6). Tudo que os sacerdotes fizeram no Velho Testamento foi de acordo com o velho feito no monte Sinai. O fato que Deus o chamou o velho concerto e introduziu um novo conserto prova que sacerdócio velho foi abolido quando Cristo morreu na cruz. Quem volta para o sacerdócio de Arão volta também para o velho concerto.

O NOVO CONCERTO ESTÁ MELHOR DO QUE O VELHO PORQUE:

I. Está oficiado por um melhor sacerdote – 8:1

Vs. 1 é um relatório dos fatos de cap. 7 que provam Cristo superior a Arão. Cristo, nosso sumo sacerdote, assentou-se porque terminou Seu trabalho de redenção. Os outros sacerdotes nunca terminaram o seu trabalho e assim sempre os achamos em pé diante de Deus. Certamente nunca os achamos sentados num trono como rei.

II. Está oficiado dum melhor lugar – 8:2-5

Na terra Cristo não tem direito de oficiar como sacerdote porque é da tribo de Judá e não de Levi. Cristo entrou muitas vezes no pátio do templo durante Seu ministério aqui no mundo, mas nunca entrou no lugar santíssimo. Agoira do céu Cristo é o sacerdote do novo concerto.

Em vs. 5 Paulo nos mostra que o tabernáculo celestial é o original e que o tabernáculo e templo aqui no mundo eram somente exemplos e cópias do original. Moisés copiou o tabernáculo do plano que Deus revelou no monte Sinai (Ex. 25:9,40). Os judeus reverenciavam seu templo e suas cerimônias, mas estas coisas somente foram sombras (8:5); a realidade está no céu. Quem volta para o velho concerto está substituindo as coisas reais pelas cópias. É muito melhor Ter um sumo sacerdote celestial do que um da terra. Infelizmente, muitos hoje em dia querem misturar o velho e o novo usando coisas na igreja como velas, incenso, manto, altar, sacerdotes, etc.

III. Está fundado numa melhor promessa – 8:6-13

Agoira chegamos a prova principal deste cap. : as promessas do novo concerto são melhores que as do velho. Algumas destas promessas são:

1. A promessa da graça – 6-9

Cinco vezes neste vs. Deus promete fazer alguma coisa sem nenhuma ação na parte dos leitores (Estabelecerei um novo concerto, escreverei em seu coração, lhes serei por Deus, porei as minhas leis no seu entendimento, e serei misericordioso.). O novo concerto é o que Deus fará para seu povo e não o que Seu povo deve fazer. Deus não acha culpa com o velho concerto., mas com o povo do velho concerto. A lei é espiritual mas o homem é carnal (Rom. 7:14, 8:3). Israel não falhou porque a lei foi fraca, mas falhou por causa da fraqueza da natureza humana. Aqui precisa da graça; o que a lei não pode fazer por causa das fraquezas dos homens, Deus fez pelo sacrifício do Seu Filho na cruz.

2. A promessa de uma mudança interna – 10

Jer. 31:31-34 fala do novo concerto que Deus prometeu. É uma mudança não só das coisas exteriores mas também das coisas internas. O velho concerto foi escrito na pedra pelo dedo de Deus, mas o novo concerto está escrito no coração e na mente do homem. Uma lei externa não pede transformar um homem porque o homem se transforma pela mudança interna.

3. A promessa da benção sem limite – 11

O dia vem quando ninguém terá que testificar mais do Senhor porque todo mundo o conhecerá. Esta promessa será cumprida no futuro reino do Senhor aqui na terra.

4. A promessa do pecado perdoado – 12

Heb. 10:3 nos mostra que no velho concerto foi necessário fazer os sacrifícios cada ano porque não há remissão de pecados no sangue de animais. Somente o sangue do Cordeiro de Deus pode tirar o pecado do mundo (João 1:29). Os pecados do pecador que aceita Jesus serão perdoados e esquecidos.

5. A promessa da bençãos eternais – 13

O velho concerto passou mais rápido do que Paulo pensou. Paulo escreveu este livro de Hebreus em 70 A.D., mais ou menos, e justamente neste período o império romano destruiu o templo complemente para nunca ser construído de novo. Cessou todas as atividades dos sacerdotes e acabou (vs. 13) o velho concerto. Graças a Deus que o novo concerto não pode ser destruído pelos exércitos deste mundo mas durará para todo o sempre.

O novo concerto começou quando Cristo derramou sangue na cruz (Lc. 22:20, I Cor. 11:23-26), e hoje Cristo é o mediador deste novo concerto (Heb. 12:24).

Os crentes de hoje em dia fazem parte desse novo concerto porque os judeus rejeitavam Jesus e Seu concerto e Deus colocou os crentes gentios no lugar do Seu povo Israel. No futuro Israel vai gozar as bençãos do novo concerto mas por enquanto está longe de Deus.
Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Correção gramatical: Guiomar Figueiredo - Setembro 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br