O Livro de Hebreus

Capitulo Onze


Tema: Heróis da fé.

O cap. 11 é uma ilustração do cap. 10:32-39, e especialmente do vs. 38 que diz, “Mas o justo viverá da fé”. Aqui achamos provas absolutas que a fé pode vencer qualquer circunstância .

I. A descrição da fé – 11:1-3

A fé bíblica não é somente uma emoção ou esperança mas é uma convicção e uma certeza baseada na Palavra de Deus (Rom. 10:17). A palavra “fundamento” significa certeza e a palavra “prova” significa “evidência indisputável”. Quando o Espírito Santo dá a um homem a fé salvadora, ele já tem todas as provas e evidências de que precisa. Pela fé nós vimos o futuro como o presente e o invisível como visível. Pela fé nós vimos o que o incrédulo não pode ver (vs. 1,3,7,13 e 27). Pela fé Noé viu o castigo, Abraão viu uma cidade futura, José viu a saída do Egito, Moisés viu Deus, etc...

Fé não é somente ver, mas também para fazer (vs. 3). Fé faz muitas coisas porque há poder na Palavra de Deus. Na criação de todas as coisas Deus falou e apareceu tudo. Deus ainda fala e quando nós aceitamos a palavra de Deus ainda é possível fazer qualquer coisa. A mesma palavra que fez a primeira criação faz a nova criação.

II. A demonstração da fé – 11:4-40

1. Abel – vs. 4 (Gen. 4:3)

Deus exigiu um sacrifício de sangue e pela fé Abel o fez. Caim o fez e o sacrifício dele foi rejeitado por Deus. Deus aceitou o sacrifício de fé que Abel ofereceu e assim Abel ainda fala aos homens em dia em cap. 11 de Hebreus.

2. Enoque – vs. 5-6 (Gen. 5:21-24)

Numa época de muito pecado Enoque viveu uma vida dedicada a Deus pela fé em Deus. (Jud. 24). Como recompensa da sua fé levou Enoque ao céu sem sofrer a morte. A recompensa da fé não é tudo, mas é importante no livro de Hebreus (10:35 , 11:26 , 12:11)

3. Noé – vs. 7 (Gen. 6)

Ninguém viu o castigo do mundo pela chuva e água, mas pela fé Noé viu. Fé produz obras e Noé e sua família se salvaram na arca.

4. Abraão – vs. 8-19 (Gen. 12)

Abraão, o “Pai daqueles que crêem”, é um dos maiores exemplos de fé no Velho Testamento. Abraão creu em Deus quando não sabia onde (vs. 8-10), quando não sabia como (vs. 11-12), quando não sabia quando (vs. 13-16), e quando não sabia porque (vs. 17-19). Pela fé Abraão saiu do seu lar, viveu como peregrino, e seguiu somente as ordens de Deus. Pela fé Abraão e Sara tiveram um filho com cem anos de idade. Abraão não voltou para as coisas velhas como muitos dos seus descendentes, mas avançou até conseguir a vitória (vs. 13-16, cap. 10:38-39).

5. Isaque – vs. 20 (Gen. 27)

Isaque recebeu a palavra de Deus pela fé dos lábios do seu pai e assim entregou a mesma benção a Jacó.

6. Jacó – vs. 21 (Gen. 48)

Apesar das suas fraquezas, Jacó teve fé na palavra de Deus e abençoou Efraim e Manassés antes da sua morte.

7. José – vs. 22 (Gen. 50:24 / Ex. 13:19 / Josué 24:32)

É milagre que José teve fé depois de ficar no Egito quase toda a sua vida, mas ainda ele acreditou em Deus e na sua promessa de um dia libertar o povo de Israel da terra dos egípcios (Gen. 15:13-16)

8. Moisés – vs. 23-29 (Ex. 1-15)

Deus revelou aos pais de Moisés que ele foi um filho especial, pela fé os pais esconderam Moisés três meses (Atos 7:20) até a filha de Faraó o achou.

Pela fé Moisés não aceitou uma vida na casa do rei mas escolheu ser identificado com seu povo de Israel. Pela fé Moisés escolheu as maiores riquezas de Deus (11:26) em vez das riquezas do Egito. Pela fé Moisés e o povo de Deus colocaram sangue nas suas portas e escaparam da ira de Deus. Pela fé Moisés levantou sua vara e Deus partiu o Mar Vermelho para o povo de Deus passar na terra seca.

9. Josué – vs. 30 (Josué 1-6)

Deus prometeu entregar a cidade de Jericó nas mãos de Josué e pela fé Josué alcançou a vitória. Ás vezes a fé do crente parece bobagem ao mundo (como marchar sete dias ao redor da cidade) mas ainda devemos fazer a vontade de Deus pela fé.

10. Raabe – vs. 31 (Josué 2 e 6:22-27)

Achamos a declaração da fé de Raabe em Josué. 2:11. Esta fé produziu obras (Tia. 2:25) e ela escondeu os espiões. Apesar de ser prostituta, ela foi salva pela fé e está incluída na linhagem de Cristo (Mat. 1:5). Pela fé Raabe também ganhou sua família a Cristo (Josué. 6:23)

11. Outros – vs. 32-40

Alguns estão chamados pelo nome, outros não; mas todos estes homens e mulheres estão incluídos entre os gigantes da fé. O Velho testamento inteiro pode estar chamado um registro das vitórias de fé. Algumas vitórias foram milagrosas, como resgate da morte; quando outras foram mais comuns, como “da fraqueza tiraram forças... praticaram justiça...” Alguns foram libertos pela fé; outros não escaparam, mas pela foram dado graça para agüentar o sofrimento. O mundo viu estes crentes como “lixo”, esquisitos”, e “pestes”, mas Deus diz que o mundo não era digno deles! Todos estes receberam testemunho pela fé que Deus aprovou as suas vidas apesar da condenação dos homens maus.

Ainda que esses receberam “promessas” (plural) eles não receberam “a promessa” (vs. 39), mas agora em Cristo aquela promessa está cumprida (vs. 13 / I Ped. 1:11-12). Crentes hoje em dia são herdeiros “da promessa” (6:17-18) pela fé em Jesus porque todas as nossas bençãos são resultados das promessas de Deus a Abraão e Davi (Rom. 11:13-24). Estas promessas estão cumpridas espiritualmente em Cristo (Gal. 3), mas serão cumpridas literalmente em Israel no milênio (2:5-9)

Algumas coisas que aprendemos neste capítulo são:

1. Somente pela fé podemos agradar a Deus e receber as Suas bençãos.

2. Fé é um Dom de Deus através da palavra e do Espírito Santo. Não é alguma coisa que nós produzimos dentro nós.

3. A fé está sempre provada. Ás vezes parece bobagem seguir os planos de Deus, mas no fim a fé está sempre vitoriosa.

4. Incredulidade está sempre julgado. Nota que entre vs. 29-30 nada está escrita dos 40 anos no deserto.

5. Os tempos mudam, mas o princípio da fé é o mesmo, seja Velho Testamento, seja no Novo Testamento.
Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Correção gramatical: Guiomar Figueiredo - Setembro 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br