O Evangelho de João

Introdução e Capítulo Um

Esboço do Livro e o Primeiro Capítulo

I. O período de consideração - 1:19 ; 6:71

“Ainda não é chegada a minha hora” - 2:4

1. Cristo e os discípulos - 1:19 ; 2:4 PRIMEIRO SINAL 2:1-12

2. Cristo e os judeus - 2:13 ; 3:36

3. Cristo e os samaritanos - 4:1-54 SEGUNDO SINAL 4:43-54

4. Cristo e os líderes judeus - 5:1-47 TERCEIRO SINAL 5:1-9

5. Cristo e a multidão - 6:1-71 QUARTO E QUINTO SINAIS 6:1-21

Crise número 1 - 6:66-71 - Muitos não andavam com Ele.

II. O período de conflito 7:1 ; 12:50

(Note a oposição dos judeus a Cristo: 7:1,19,23,30,32,44 ; 8:6,37,48,59 ; 9:22,34 ; 10:20,31-33,39 ; 11:8,16,46-57 ; 12:10)

“Ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora” - 7:30

1. Conflito acerca de Moisés - 7:1 ; 8:11

2. Conflito acerca de Abraão - 8:12-59

3. Conflito acerca da sua alegação de ser o Filho de Deus - 9:1 ; 10:42 SEXTO SINAL 9:1-7

4. Conflito acerca do seu poder - 11:1 ; 12:11 SÉTIMO SINAL 11:38-44

Crise número 2 - 12:12-50 - Muitos não acreditavam nele.

III. O período de clímax - 13:1 , 20:42

“Sabendo Jesus que já era chegada a sua hora” - 13:1

“Pai, é chegada a hora” 17:1

1. Clímax para a preparação para a cruz - 13:1 ; 17:26

2. Clímax da incredulidade dos judeus - 18:1 ; 19:42

Crise número 3 - 19:13-22 - Jesus foi crucificado

3. Clímax da fé dos discípulos - 20:1-31 OITAVO SINAL 21:1-6

cap. 21:1-25 EPÍLOGO

Introdução ao Evangelho de João

I. O tema do Livro

1. Versos Chaves - João 20:30-31. O tema de João é CRISTO O FILHO DIVINO DE DEUS. Este livro trata os sinais que Cristo deu durante seu ministério aqui no mundo, sinais que provam a sua divindade. Este sinais foram vistos por seus discípulos e são verdadeiros. João quer que os homens creiam no Senhor Jesus e recebam a vida eterna pelo seu nome.

2. Comparação com os outros evangelhos - Os primeiros três evangelhos são chamados “os evangelhos sinópticos”. Sinópticos vem da palavra no grego que significa “ver juntos”. Mateus, Marcos e Lucas apresentam a vida de Cristo numa maneira semelhante, cada um dando a sua própria ênfase.

Mateus apresenta Cristo como REI DOS JUDEUS.

Marcos apresenta Cristo como um SERVO, escrito principalmente aos romanos .

Lucas apresenta Cristo como FILHO DO HOMEM, escrita principalmente aos gregos.

João apresenta Cristo como o FILHO DE DEUS e escreve ao mundo todo

Os três primeiros evangelhos tratam principalmente os acontecimentos na vida de Cristo, enquanto João trata o significado destes acontecimentos. João apresenta verdades mais profundas e que não existem nos outros três evangelhos. Por exemplo, todos os quatro evangelhos apresentam a multiplicação dos pães, mas somente João conta a mensagem do Pão da Vida que explica porque Cristo multiplicou os pães.

3. Palavras Chaves - Note que no evangelho de João se repete as seguintes palavras: vida, crê, luz, escuridão, verdade, testemunho, mundo, glória, receber, Pai, vem, eterno, e eternidade.

II. Cristo no Evangelho de João

João dá ênfase à pessoa de Cristo e não somente ao Seu trabalho. João escreveu várias mensagens onde Cristo fala de si mesmo e explica sua missão no mundo. Note também, sete vezes quando Cristo diz “Eu Sou”.

Eu Sou o Pão da Vida - 6:35,41,48,51

Eu Sou a Luz do Mundo - 8:12 ; 9:5

Eu Sou a Porta - 10:7-9

Eu Sou o Bom Pastor - 10:11,14

Eu Sou a Ressurreição e a Vida - 11:25

Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida - 14:6

Eu Sou a Videira Verdadeira - 15:1

Estes nomes referem-se à divindade de Cristo; porque um nome de Deus é “Eu Sou” (Êx. 3:14). Cristo usou as mesmas palavras “Eu Sou” quando falou de si mesmo em geral: 4:26 ; 8:28,58 ; 13:19 ; 18:5,6,8. É impossível ler o evangelho de João sem saber que Cristo é o verdadeiro FILHO DE DEUS.

III. Os sinais no evangelho de João

Entre os muitos milagres que Jesus fez, João escolheu sete para provar a divindade do Filho de Deus. (O oitavo no cap. 21 foi feito somente para os discípulos.) Estes milagres tem uma ordem (note 4:54 , “segundo milagre”) para apresentar um perfeito retrato da salvação.

Os três primeiros milagres mostram como VEM a salvação ao crente.

1. Água feita vinho (2:1-11) - Salvação pela PALAVRA.

2. Cura do filho dum régulo (4:46-54) - Salvação pela FÉ.

3. Cura de um paralítico (5:1-9) - Salvação pela GRAÇA.

Os últimos três milagres mostram os RESULTADOS da salvação do crente.

5. Calma da tempestade (6:15-21) - Salvação traz PAZ.

6. Cura de um cego (9:1-7) - salvação traz LUZ

7. A ressurreição de Lázaro (11:38-45) - Salvação traz VIDA.

O quarto milagre é a divisa (a Multiplicação dos Pães 6:1-14) e mostra que Cristo usa meios humanos para mostrar o milagre de salvação ao mundo perdido. Homens dedicados tem que entregar o Pão da Vida aos pecadores.

Também cada milagre mostra a divindade de Cristo (veja 5:20,36). Os milagres também foram usadas para iniciar os discursos de Jesus Cristo. Por exemplo: Nicodemos veio a Jesus através dos sinais que Jesus fez (3:2); a multiplicação dos pães foi a base da mensagem do Pão da Vida (cap. 6).

IV. A fé e a incredulidade no Evangelho de João

O tema do Evangelho de João é o conflito entre a fé e a incredulidade. O evangelho de João começa com Israel rejeitando Jesus (1:11) e termina na Sua crucificação. Neste evangelho vejamos os judeus rejeitando as provas da divindade de Jesus, e ficando mais e mais duros de coração. Junto com os incrédulos judeus, vejamos um grupo pequeno de pessoas dispostas a aceitar a Cristo. Os discípulos, o régulo e a sua família, os samaritanos, o paralíticos, os cego, etc. É o mesmo hoje em dia: O “mundo religiosos” não aceita Cristo como o Salvador, mas em alguns lugares achamos pessoas que as provas que Jesus é Salvador e O aceitam pessoalmente.

Note que os judeus começam a sua disputa com Cristo depois do milagre do cap. 5, porque Cristo curou o paralítico num sábado. Nos cap. 7-12, o conflito torna-se mais severo e várias vezes os judeus tentaram prender Jesus ou O apedrejar. O clímax acontece nos cap. 18-19 quando Jesus está capturado e crucificado.

A três crises no evangelho de João são:

1. 6:66-71 - a multidão abandona Jesus porque Ele não aceita ser o rei.

2. 12:12-50 - A multidão não acredita em Jesus.

3. 19:13-22 - A multidão crucifica Jesus.

Na primeira crise o povo quer Jesus como rei mas depois O abandona. Na segunda crise o povo proclama Jesus rei mas logo O rejeita. Na terceira crise o povo grita, “Não temos rei, senão o César.”

Capítulo 1

Tema: A divindade de Cristo

O Evangelho de João é “Jesus, o Filho de Deus” (20:30-31) e este primeiro cap. Prova que é verdade. Neste cap. Achamos que Cristo é o Filho de Deus por causa dos seus NOMES, suas OBRAS, e as TESTEMUNHAS que presenciaram a vida de Cristo.

I. Os nomes de Cristo provam que Ele é o Filho de Deus

1. Jesus é o verbo (1:1-3,14). Com minhas palavras revelam meus pensamentos aos leitores destas apostila, assim Cristo revela a mente e o coração de Deus aos homens. “Quem me vê a mim vê o Pai” João 14:9. Uma palavra consiste de letras; Cristo é o Alfa e o Ômega (a primeira e a última letra do alfabeto grego) que mostra que o amor de Deus aos homens. No primeiro capítulo de Gênesis Deus criou através da Sua Palavra; Col. 1:16 e II Pedro. 3:5 nos mostram que esta Palavra é Cristo. Através da natureza e da pregação dos homens, o mundo pode conhecer Deus em parte; mas somente em Cristo podemos conhecer Deus completamente (Hebreus. 1:1-2). Cristo, a Palavra de Deus, traz graça e verdade (João 1:14,17), mas se o homem não aceitar Jesus esta mesma Palavra virá com ira e juízo (Apoc. 19:13). A Bíblia é a palavra de Deus escrita, e Cristo é a Palavra de Deus Viva.

2. Jesus é a Luz (1:4-13). A primeira coisa que Deus criou em Gênesis cap. 1 foi a luz, porque de luz vem a vida. Jesus é a luz VERDADEIRA, ou a luz ORIGINAL que é a fonte de toda a vida. No Evangelho de João achamos o conflito entre a luz (Deus, vida eterna) e a escuridão (Satanás, morte eterna). Notamos esta verdade em João 1:5 ; 3:19-21 ; 8:12 e 12:46. Em II Cor. 4:3-6 a salvação está representa como a luz entrando no coração escuro do pecador.

3. Jesus é o Filho de Deus (1:15-18,30-34,49). Foi esta afirmação que provocou os judeus a perseguirem a Cristo (10:30-36). Pelo menos 6 pessoas no Evangelho de João chamaram Cristo o “Filho de Deus”:

• João o Batista - 1:34

• Natanael - 1:49

• Pedro - 6:69

• O cego que foi curado - 9:35-38

• Marta - 11:27

• Tomé - 20:28

O homem que não aceita o fato de que Cristo é o Filho de Deus não pode ser salvo (8:24)

4. Jesus é o Cristo (1:19-28,35-42). Este nome significa “O Ungido” ou “Messias”. Os judeus esperaram o messias e assim duvidaram as palavras de João o Batista. Até os samaritanos esperaram o messias (4:25,42). Qualquer judeu que disse “Eu sou Cristo” foi expulso da sinagoga (9:22)

5. Jesus é o Cordeiro de Deus (1:29,35-36). As palavras de João nestes versos é a resposta à pergunta de Isaque, “Onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gên. 22:7). O cordeiro de Êx. 12 e o cordeiro do sacrifício em Isaías cap. 53 eram tipos de Cristo. No Velho Testamento achamos MUITOS cordeiros, mas Cristo é o CORDEIRO de Deus. Os cordeiros do Velho Testamento simplesmente COBRIAM pecados (Hebreus. 10:1-4) mas o Cordeiro de Deus TIRA pecado. (1:29). Os cordeiros do Velho Testamento cobriram somente os pecados de Israel mas o Cordeiro de Deus tira o pecado de “todo aquele que nele crê” (3:16)

6. Jesus é o Rei de Israel (1:43-49). Israel estava cansada do Império Romano e desejavam um rei. Depois que Cristo multiplicou os pães o povo O conheceu como o seu rei, mas Jesus não aceitou a proposta deles e mais tarde quando se ofereceu ao povo como rei (12:12-19), eles gritaram pouco depois “Não temos rei, senão o César” (19:15)

7. Jesus é o Filho do Homem (1:50-51). Este nome está baseado em Daniel. 7:13-14 e cada judeu sábia que o nome significava “Divindade”. Os judeus perguntavam acerca do “Filho do Homem” em 12:34. Aqui em vs. 50-51, Jesus referiu-se à “escada de Jacó” (Gên. 28:10-17). Cristo é a “escada de Deus” entre o céu e a terra revelando Deus aos homens levando os homens salvos a Deus.

II. As obras de Jesus provam que Ele é o Filho de Deus

1. Jesus Criou o mundo (1:1-4). Jesus estava no princípio com Deus e foi o meio divino pelo qual o mundo foi criado.

2. Jesus salva o homem (1:9-13). Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores (I Tim. 1:15). Quem aceita Jesus nasce de novo, “não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (João 1:13). Salvação é um dom gratuito de Deus e nós aceitamos pela fé o que Cristo já fez pela sua obra na cruz do Calvário.

3. Jesus revela Deus aos homens (1:15-18). Moisés deu a lei que revela o pecado e condena o homem, mas Cristo revela a graça e a verdade do verdadeiro Deus.

4. Jesus batiza com o Espírito Santo (1:33). Neste primeiro cap. de João achamos a trindade: O Pai (1:14,18) ; O Filho (1:14,18) ; e O Espírito Santo (1:32-34). Quando João Batista viu o Espírito Santo descendo ele reconheceu pela primeira vez com certeza o Senhor Jesus; nós conhecemos Jesus também através do Espírito Santo de Deus que abre os nossos olhos.

5. Jesus conhece o coração dos homens (1:42,47-48). Jesus conhece o homem melhor que o homem conhece a si mesmo (2:23-25)

6. Jesus perdoa pecados (1:29). Ninguém neste mundo pode perdoar o pecado. Jesus é o único Salvador que existe.

7. Jesus abre o caminho ao céu (1:50-51). O pecador está perdido e seguindo o caminho errado mas Jesus é a “escada de Deus” que termina no céu. (Gên. 28:10-17).

III. Testemunhas provam que Jesus é o Filho de Deus

João usa muito a palavra testemunho, testemunha, testificar, etc. No seu Evangelho (1:7-8,15 ; 3:26,28 ; 5:31-37 ; 8:18 ; 10:25 ; 15:27 ; 18:23,37). Podemos confiar nestas testemunhas porque presenciaram a vida de Cristo pessoalmente e não ganharam nada do mundo para testificar de Cristo (ao contrário, sofreram) e nunca achamos uma mentira no testemunho da Bíblia. Estes discípulos podem ser testemunhas diante de qualquer juiz hoje em dia.

1. João o Batista - 1:7,15,29 e 5:35

2. João o apóstolo - 1:14 - “vimos a sua glória”

3. Os profetas do Velho Testamento - 1:23,45 - Sem dúvidas Natanael estava lendo os livros de Moisés quando Felipe o achou.

4. O Espírito Santo - 1:33-34

5. André - 1:41

6. Felipe - 1:45

7. Natanael - 1:49

 

Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br