O Evangelho de João

Capítulo 4

Capítulo 4

Tema: A mulher com 5 maridos

Há duas partes neste capítulo: (1) O ministério de Cristo à mulher samaritana (4:1-42) e (2) a cura do filho dum régulo (4:43-54)

I. O ministério de Cristo à mulher samaritana (4:1-42 )

Os samaritanos eram “mestiços” ou meio-sangue, sendo meio judeu e meio gentio. Os judeus odiaram os samaritanos e a sua terra. Os samaritanos tinham sua própria religião (4:20-24) e esperavam a volta do messias (4:25). Foi “necessário” (4:4) para Jesus passar por Samaria porque Deus já tinha planejado para esta mulher encontrar com Jesus e achar nEle a água da vida. Agora vamos ver como esta mulher aceitou Cristo como salvador.

1. “Sendo tu judeu” (4:1-9) A mulher samaritana achou estranho um rabi judeu pedindo alguma coisa dela. Ela não viu nada mais em Cristo do que o fato dele ser judeu. Ela é um tipo do pecador que não conhece Cristo e está somente interessado nas coisas da vida, (como obter água), e não nas coisas eternas de Deus .

2. “Es tu maior do que o nosso pai Jacó?” (4:10-15). Jesus informa a mulher em vs. 10 que ela está ignorante de duas coisas: o dom de Deus que é a salvação, e a identidade do salvador. Jesus falou de água viva e ela só pensou e falou de água comum. Como o pecador sempre confunde as coisas físicas e as coisas espirituais! Nicodemos pensou que Cristo falou do nascimento natural (João 3:4) e até os discípulos confundiram comida natural com comida espiritual (João 4:31-34). Jesus ensina a mulher que as coisas do mundo não podem satisfazer e que homens sem Cristo sempre vão buscar alguma coisa para satisfazer sua sede, mas nunca vão achá-la.

Em Lucas 16:19-31 o rico comeu e bebeu á vontade no mundo, mas no inferno mais uma vez teve sede. Jesus promete que o crente nunca mais vai ter sede porque dentro dele será uma fonte de água viva que salte para a vidas eterna (4:14). Infelizmente a mulher ainda não entendeu o que Jesus falou.

3. “Senhor, vejo que és profetas” (4:16-24). Agora a mulher foi forçada a confessar seus pecados pelo simples mandamento de Jesus, “Vai, chama o teu marido, e vem cá”. Jesus nunca salvou ninguém que escondeu seus pecados. (Prov. 28:13). A mulher tentou mudar o assunto e discutir religião. Muitas vezes o pecador pergunta, “Qual é a religião certa?”; “O batismo salva?” ; “A Bíblia é inspirada por Deus?”. Estes assuntos não são importantes enquanto o pecador ainda está perdido e em perigo do inferno. Além disso a Bíblia diz, “Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las porque elas discernem espiritualmente.” (I Cor. 2:14)

4. Cura do filho dum régulo (4:43-54). Finalmente os olhos espirituais dela foram abertas e pela autoridade da palavra de Jesus ela aceitou Cristo como Salvador. Ela prova que tem esta nova fé pelo seu testemunho público. Através do testemunho dela muitos da cidade também aceitaram Cristo.

II. Cura do filho dum régulo (4:43-54)

Este é o segundo dos sete sinais no Evangelho de João. Estes sinais mostram como o pecador está salvo e os resultados desta salvação. (Refere-se à introdução deste evangelho).

Os primeiros dois sinais aconteceram em Caná da Galiléia. A água feita vinho mostra que a salvação vem através da Palavra de Deus. A cura do filho dum régulo mostra que a salvação é pela fé.

O filho estava morrendo no seu leito em Cafarnaum, que ficou mais ou menos 25 quilômetros de Caná. O régulo convidou Jesus a descer a Cafarnaum porque ele não acreditava que o poder de Jesus foi suficiente para curar seu filho ao longe. (Note também João 11:21). Jesus não acompanhou o régulo mas falou as palavras, “Vai, o teu filho vive,” e o homem creu na palavra de Jesus. O homem creu tanto na palavra que nem voltou a sua casa no mesmo dia (uma viagem de 4-5 horas), mas demorou em Caná com Jesus e só voltou no próximo dia. Ele mostrou uma grande fé no Senhor Jesus. É assim que o pecador está salvo, PELA FÉ. O homem aceitou Cristo e pregou para a sua casa que também aceitou o Salvador (vs. 53).

Jesus mostrou em vs. 48 porque muitos não são salvos. Eles estão esperando sinais e milagres. Não esquece que satanás também faz sinais e milagres para ENGANAR o povo (II Tes. 2:9-10). Por causa disso Deus usa hoje em dia a palavra certa e fixa que é a Palavra de Deus para mostrar Seu plano de salvação. Com fé na Palavra de Deus o crente tem certeza da sua salvação. ( I João 5:9-13).

 

Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br