O Evangelho de João

Capítulo 10

Capítulo 10

Tema: Cristo, a porta

Este cap. está dividido em duas partes; a primeira parte (vs. 1-21) acontece logo depois da expulsão do ex-cego da sinagoga (9:34); a segunda parte (vs. 22-42) acontece 2 a 3 meses depois. O cap. está ligado pelos símbolos do pastor e o seu rebanho.

I. A ilustração - 10:1-6

Estes vs. mostram a afinidade entre o pastor e o seu rebanho. O curral oriental era muito simples: foi cercado pelo muro de pedras até 3 metros de altura, e a porta era um buraco no muro. Os pastores deixaram seus rebanhos no curral à noite com o porteiro como vigia. Cedo de manhã o pastor ficou na porta e CHAMOU seu rebanho. Somente o seu rebanho saiu porque só ele reconheceu sua voz. O porteiro dormiu no buraco à noite e tornou-se a própria porta. Nada entrou ou saiu sem passar em cima da PORTA. Assim ele vigiou por dentro e por fora.

Cristo diz que o verdadeiro pastor entras pela porta (vs. 1), chama seu rebanho pelo nome (vs. 3), e tira seu rebanho que o segue (vs. 4-5). Ladrões e salteadores não entram pela porta mas escolhe uma maneira oculta de entrar e roubar as ovelhas porque as ovelhas não o seguem.

II. A explicação - 10:7-21

1. A porta (vs. 7-10) - Cristo é a porta e guia seu rebanho por dentro e por fora. O cego de João cap. 9 foi expulso pelos judeus porque ele aceitou Jesus, mas foi aceito no rebanho de Jesus. São três portas que achamos neste cap.:

a. A porta do curral (v. 1) - Muitos acham que o curral representa a nação de Israel. Cristo veio a Israel pelo caminho certo e o porteiro (João Batista) abriu a porta para Ele.

b. A porta das ovelhas (v. 7) - Esta porta conduz pessoas a saírem das suas religiões falsas. Cristo abriu o caminho para a multidão sair da sua velha religião e achar vida nova.

c. A porta da salvação (v. 9) - As ovelhas que usam esta porta podem entrar e sair e achar pastagem na Palavra de Deus. O satanás, gostaria de roubar e matar as ovelhas mas não pode enquanto Cristo cuida do seu rebanho (João 10:27-30)

2. O pastor (vs. 11-15) - Há uma comparação aqui entre os fariseus que não cuidam seu rebanho e Jesus é o Bom Pastor. O mercenário foge para não enfrentar o lobo mas Cristo deu a sua vida pelas suas ovelhas (Atos 20:29). Cristo que é o Bom Pastor deu a sua vida na cruz (Salmo. 22); como o Grande Pasto, Ele cuida sua ovelhas (Hebreus. 13:20 , Salmo 23); como o Sumo Pastor Ele virá de novo na sua glória para chamar suas ovelhas (Salmo 24 ; I Pedro. 5:4)

3. O rebanho (vs. 16-21) - As “outras ovelhas” são gentios que não são do rebanho dos judeus. Jesus disse que foi necessário para Ele agregar estas ovelhas e Ele fará isso ela sua Palavra. Isto acontece em Atos 10 quando Pedro prega o Evangelho aos gentios. Há somente um rebanho de crentes (a Família de Deus) e somente um pastor (Cristo).

III. A aplicação - 10:22-42

Depois de 2 ou 3 meses os judeus ainda discutiram com Jesus sobre o seu discurso do rebanho e do pastor do rebanho. Em vs. 26 Jesus mostra a eles porque não aceitaram as Suas palavras. Os judeus não foram das ovelhas de Cristo. As Sua ovelhas tem as seguintes características:

1. Ouve a voz de Cristo - v. 27 - Isto significa que o seu povo ouve a Palavra e a obedece.

2. Conhecem Cristo e são conhecidos por Ele - vs. 14,27 - Assim o povo verdadeiro de Deus não segue falsos pastores. Homens que vivem correndo de uma igreja para outra e de uma seita para outras não são crentes verdadeiros.

3. Seguem a Cristo v. 27 - O povo de Deus é um povo obediente e segue Jesus e a sua igreja. O homem que vive em desobediência a Deus e não quer mudar a sua vida não é um crente. Há falsos pastores mas também há falsos crentes que são bodes e não ovelhas.

4. Tem vida eterna e são seguros - vs. 28-29 - Estes vs. mostram a segurança que o crente tem o Cristo. Temos vida ETERNA e estamos nas mãos de Deus e nas mãos de Cristo e não existe lugar mais seguro. Precisa alguém mais forte que Deus para tirar a nossa alma das mãos de Deus. Nós somos o dom que Deus deu ao Seu Filho e Deus não vai pedir seu dom de volta. Nós mesmo podemos tirar as nossas almas da poderosa mão de Deus porque somos comprados com um grande preço.

Ovelhas são um tipo muito bom do Crente. Ovelhas são animais na Bíblia e o crente está limpo dos seus pecados pelo sangue de Jesus. Ovelhas gostam de congregar-se e o crente gosta de reunir com seus irmãos para comunhão. Ovelhas são inofensivas e o crente deve ser assim. Ovelhas precisam dum pastor para cuida-los e guia-los, e o crente tem a mesma necessidade. Ovelhas são produtivas e o crente também produz obras úteis neste mundo.

Estes judeus provaram sua incredulidade quando tentaram matar Cristo. Em vs. 34 Jesus refere-se ao Salmo 82:6. Em vs. 39 Jesus passa no meio deles e escapa porque a sua hora ainda não chegou. Muitos creram em Jesus e deixaram a religião dos judeus. Eles entraram na liberdade e vida eterna que só Cristo dá.

 

Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br