O Evangelho de João

Capítulo 15

Capítulo 15

Tema: A videira verdadeira

Cap. 14 termina com Jesus dizendo, “Levantai-vos, vamos nos daqui”, e os próximos dois capítulos foram falados no caminho ao jardim. Provavelmente Jesus e os seus discípulos passaram perto de um vinhedo ou do templo com suas decorações de videira de ouro, e Jesus deu a parábola da videira e as varas. Este cap. está dividido em três partes: a parábola (1-11), o mandamento (12-17), e a advertência (18-27).

I. A parábola - 15:1-11

Tudo que está escrito em uma parábola significa alguma coisa. Uma parábola ensina uma verdade principal. A verdade principal desta parábola é que o crente tem que permanecer em Cristo para produzir fruto. A palavra fruto está usado 6 vezes e a idéia de permanecer em Cristo está usada pelo menos 15 vezes.

Vs. 6 não está falando do crente porque a vara “não está em Cristo” e vai ser cortada e queimada. A Bíblia ensina que o verdadeiro crente nunca queimara no inferno porque Cristo já sofreu o nosso inferno. Há mais uma possibilidade neste vs. A vara pode ser um crente desviado e a sua obra será provada pelo fogo no tribunal de Cristo e a madeira, feno, e palha serão queimados (I Cor. 3:12). Estas obras queimadas são as obras que o crente faz força da carne para a sua própria honra e glória e não para glorificar a Deus.

Sendo uma vara da videira significa que estamos unidos com Cristo e permanecemos nEle. O crente carnal pode produzir “obras” mas somente o crente espiritual pode produzir “fruto”. Até as varas boas estão limpas para produzir mais fruto (vs.2). Esta limpeza está feita através da Palavra de Deus (vs.3). Agora sabemos porque um crente dedicado às vezes tem que sofrer algum tempo aqui no mundo. É para castigar e limpar aquele crente fiel, e assim ele vai fazer mais ainda na obra de Deus. O crente glorifica o Pai produzindo fruto, mais fruto (vs.2), e muito fruto (vs.8). As provas do crente fiel que está permanecendo na videira são: o amor do Filho (vs.9). obediência a palavra (vs.10), resposta a oração (vs.7), e gozo (vs.11).

II. O mandamento - 15:12-17

Ás vezes o mandamento de amar uns aos outros está chamado o décimo-primeiro mandamento. O amor aos irmãos é uma característica do verdadeiro discípulo. A morte de Cristo na cruz provou o seu amor por nós e agora devemos provar o nosso amor amando Cristo e todos os crentes. Verdadeiros amigos amam uns aos outros e obedecem e ajudam uns aos outros. Cristo não quer a nossa obediência como escravos mas como um amigo. Porque somos amigos de Cristo, nós permanecemos nEle e conhecemos a sua vontade.

III. Uma advertência - 15:18-27

Agora Cristo vai falar sobre o aborrecimento do mundo. Porque o mundo aborrece os crentes?

1. Porque primeiro o mundo aborreceu a Cristo e nós somos dEle (I João 3:13)

2. Porque nós não somos do mundo (I João 4:5 , João 17:14)

3. Porque o mundo rejeitou a palavra de Deus (15:20)

4. Porque o mundo não conhece o Pai (16:1-3)

5. Porque Cristo revelou o pecado do mundo.

A palavra “mundo” significa o sistema de sociedade que está contra Cristo e o Pai. O “mundo” tem como seu príncipe o satanás (14:30) que é o inimigo número um de Jesus. Os crentes ainda vivem neste mundo mas não são do mundo. A antiga ilustração do navio e o mar mostra a posição de crente e o mundo.: enquanto o navio está no mar tudo vai bem, mas quando o mar começa a entrar no navio, cuidado! O crente, de necessidade, tem que ficar no mundo algum tempo. Isto não faz mal; ao contrário, ajuda o mundo. Mas quando o mundo começa a entrar no crente faz muito mal porque o crente perde o seu testemunho.

O crente geralmente deixa o mundo entrar na sua vida pouco a pouco, como fez o Ló no Velho Testamento. O primeiro começa amizade com o mundo (Tg. 4:4), depois vem o amor para o mundo (I João 2:15-17), e finalmente o crente conforma ao mundo (Romanos. 12:2). Nunca esquece de que o mundo aborrece a Cristo e como é que o crente pode amar um mundo assim?

Vs. 22-24 nos dão o princípio básico que revelação traz responsabilidade. As palavras e as e as obras de Cristo revelam a vontade de Deus e o pecado do homem. A humanidade está sem desculpa. Os judeus e gentios cooperaram na crucificação de Cristo, e é uma prova que todos os homens são pecadores e culpados diante de Deus.

Para fortificar a fé dos discípulos Jesus refere agora em vs. 25 ao Sl. 69:4. É a palavra de Deus que nos fortifica e anima. Jesus também promete o ministério do Espírito Santo. A obra do Espírito é testificar de Cristo e Ele faz esta obra pela palavra de Deus e pelas obras que os crentes fazem no poder do Espírito. O Espírito testifica ao crente e o crente testifica ao mundo perdido (vs. 26-27). (Lê Atos 1:8).

Este cap. trata primeiro do relacionamento do crente com Cristo (vs. 1-11), e depois o relacionamento do crente com outros crentes (vs. 1-17), e finalmente temos o relacionamento do crente com o mundo (vs. 18-27). Nosso relacionamento com Cristo amaremos os nossos irmãos e venceremos o mundo.

 

Autor: Pr Eduardo Kittle
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos - Março 2002
Fonte: www.palavraprudente.com.br