Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 21 -- A SEPARAÇÃO DE ABRÃO DE SEUS PARENTES

Gênesis 12:1 - 14:24

Versículo para memorização: Gênesis 13:12

Em Gênesis 12:1, aprendemos que Deus disse a Abrão para deixar sua terra natal, Ur dos caldeus, assim como sua família e seus parentes. A viagem de Abrão de Ur para Harã certamente não foi obediência a essa ordem, porque ele foi em companhia de seu pai, Terá, e seu sobrinho, Ló. Além disso, quando deixou Harã e foi, ao longo do território de Canaã, para o Egito, ainda estava em desobediência parcial. Nós o encontramos no Egito arriscando a perda de sua esposa, através de quem o descendente prometido, Isaque, viria. Notamos também que é através da providência de Deus que Sarai é preservada para Abraão e eles são guiados para fora do Egito (Gênesis 12:10-20).

Quando Abraão retornou para Canaã em Gênesis 13, ainda não estava vivendo como Deus lhe disse, pois, ainda que tivesse deixado a terra de seus parentes, havia levado alguns deles consigo. Desse modo, Deus providencialmente separou-os, fazendo o fardo deles excessivo para a região os sustentar. Assim, Abrão habitou na terra de Canaã e Ló localizou seu lugar de morada nas planícies do Jordão e, finalmente, na cidade de Sodoma.

Conforme lemos em Gênesis 13:14-18, parece que, quando Ló separou-se de Abrão, passou para um novo nível de relacionamento com Deus. Há algo aqui, entretanto, que deve ser observado por causa da exatidão e da continuidade escriturais. Ainda que Ló não devesse morar com Abrão, ele era diferente do restante dos parentes de Abrão. Encontramos Abrão lutando por Ló quando esse é tomado como escravo por um rei bárbaro (Gênesis 14:11-16). Devemos entender, também, que foi Deus quem libertou Ló, não o poder ou a experiência em luta de Abrão (Gênesis 14:14, 20).

Não devemos pensar no ato de Abrão aqui apenas como mera ligação de parentesco ou no benefício de Deus como interesse de Abrão meramente. Digo isso porque, em Gênesis 18:23, quando Deus estava prestes a destruir Sodoma, Abrão intercedeu por Ló como por um homem justo, e Deus honrou aquela intercessão preservando Ló e suas duas filhas. Esse ponto de vista sobre a opinião de Deus de Ló é confirmado em II Pedro 2:6-8.

Devemos também estar atentos de que, da relação pecaminosa de Ló com suas filhas, nasceram duas nações. São eles os Moabitas e os Amonitas (Gênesis 19:36-38). Ambos se tornaram um tropeço para Israel, como podemos ver em algumas passagens como Números 25:1-5. Todavia, vemos que Deus não permitiu sua destruição, ainda que fossem pessoas idólatras. Observe Deuteronômio 2:9, 19.

A nação de Moabe também foi o lar de Rute, a grande avó de Davi, e ela se tornou um elo vital na linhagem da aliança, da descendência até Cristo (Mateus 1:5, Rt. 4:10; 18-22).

PERGUNTAS - A SEPARAÇÃO DE ABRÃO DE SEUS PARENTES

1. Qual era a relação de Ló com Abraão?

2. Qual era o nome de seu pai?

3. Por que Abrão levou Ló consigo?

4. Abrão e Ló discutiram?

5. Qual foi a origem desse problema?

6. Quem propôs a separação?

7. Quem decidiu quem iria para onde?

8. Onde Abrão viveu depois disso?

9. Onde Ló viveu depois disso?

10. Por que Ló escolheu esse lugar?

11. O que o rei Quedorlaomer fez para Ló?

12. O que Abrão fez em favor de Ló?

13. Entre que tipo de pessoas Ló viveu?

14. O que Deus pretendeu fazer a Sodoma?

15. Qual foi a resposta de Abrão para a revelação de Deus em relação à destruição de Sodoma?

16. Deus honrou a intercessão de Abrão?

17. Quantos da família de Ló saíram de Sodoma?

18. Por que nem todos escaparam?

19. Quais dois povos descenderam de Ló?

20. A existência deles teve algum efeito sobre Israel?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br