Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 22 -- O NASCIMENTO DE ISMAEL

Gênesis 15:1 - 17:24

Versículo para memorização: Gênesis 17:18

Uma vez que temos toda a revelação do Novo e do Velho Testamento a respeito de Isaque e seu descendente, devemos nos inclinar a repreender Abrão por sua impaciência e falta de fé em relação ao nascimento de Isaque. O estudo cuidadoso, entretanto, nos mostrará porque Abrão é considerado, apesar de seus erros, o pai dos que crêem.

Algum tempo antes de Abrão ter 75 anos, não sabemos quanto tempo, Deus o chamou para longe de seus parentes. Ele passou algum tempo em Harã e não teve nenhum filho. Ele deixou Harã, passou por Canaã, esteve por um tempo no Egito e, então, retornou a Canaã.  Não apenas ainda não tinha descendentes, como Deus lhe havia prometido, como também a providência separara dele seu sobrinho, Ló. Em Gênesis 15:2-3, vemos Abrão admirando-se e perguntando a Deus se um servo nascido em sua casa deveria ser seu herdeiro. Não grite "fé fraca" antes de se lembrar que Abrão, agora, havia estado em uma terra estranha por 8 anos e não tinha nenhum filho. Parece haver mais de 25 anos, depois que Deus primeiro chamou Abrão, até que Ele definitivamente lhe prometesse um filho, nascido de Sarai (observe Gênesis 17:1; 15-16).

É nesse contexto, mais de dez anos depois que Abrão deixou Hanã, que ele atende uma sugestão de sua esposa estéril. Essa sugestão foi de que, já que ela era estéril, que Abrão tomasse Agar, criada de Sarai, e criasse o filho que Deus havia prometido. Tal prática era muito comum naquela sociedade. Certamente, foi pecado perante Deus, mas aquela sociedade não olhava para isso como sendo assim, e para Sara não era absolutamente vergonhoso, comparado a ser estéril. A poligamia era comum e Agar se tornou esposa de Abrão.

Há, entretanto, um problema aqui. Deus prometeu a Semente (Jesus Cristo) através de Sete, Noé, Sem, Abrão, etc., e Agar é egípcia, a descendência de Cão através de Mizraim, e não de Sem, como é Sarai. Portanto, o fruto de uma união entre Abrão e Agar não poderia produzir a semente prometida, anunciada do começo ao fim da Bíblia. Encontramos, entretanto, Deus prometendo multiplicar a descendência de Agar (Gênesis 16:10-11). Esse filho nasceu para Abrão e Agar quando Abrão tinha 86 anos e ele é o pai de todo o povo árabe presentemente, uma mistura de Cão e Sem. Observe a natureza nômade e egoísta desse povo, profetizada em Gênesis 16:12.

Em Gênesis 17, Abrão tinha 99 anos e Ismael, 13. Naquele tempo, Deus apareceu para Abrão e revelou-se a si mesmo para Abrão de uma nova forma, o Deus Todo-Poderoso. Assim, veio o impacto da vida de Abrão. Sara daria a Abraão um filho. Seu filho seria Isaque e o povo da aliança viria dele.

PERGUNTAS - O NASCIMENTO DE ISMAEL

1. O que levou Abrão a estar relacionado com a promessa de Deus?

2. Há quanto tempo Abrão estava em Canaã quando seu primeiro filho nasceu?

3. Qual era o nome do primeiro filho de Abrão?

4. Qual era o nome da mãe de seu primeiro filho?

5. Qual era a nacionalidade da mãe de Ismael?

6. Qual era a sua relação com Sarai?

7. Qual relação ela obteve com Abrão?

8. De quem foi a idéia dessa união?

9. Sarai esperava que os filhos de Agar fossem filhos de quem?

10. Que mudança teve lugar na atitude de Agar em relação a Sarai?

11. Como Sarai e Abrão responderam a isso?

12. Qual foi a reação de Agar?

13. Por que Agar retornou para Sarai?

14. Quem deu nome a Ismael?

15. Quem lhe disse como nomeá-lo?

16. Que tipo de pessoa Ismael deveria ser?

17. Quantos anos tinha Abrão quando Ismael nasceu?

18. Por quanto tempo Abrão pensou que Ismael fosse a semente prometida?

19. Quantos anos tinha Abrão quando soube quem seria a mãe a semente espiritual e qual seu nome?

20. Qual ordenança foi revelada naquele tempo?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br