Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 27 -- O NASCIMENTO DA NAÇÃO DE ISRAEL

Gênesis 23:1 - 29:35

Versículo para memorização: Gênesis 32:28

Estudantes mais aplicados também devem ler Gênesis 30-33

Esaú ficou tão furioso por causa do roubo das bênçãos que desejou matar seu irmão mais novo, Jacó. Isaque e Rebeca, entretanto, mandaram Jacó para a região de Harã (Padã-Arã), que fica na Mesopotâmia. Ele teve uma grande experiência com Deus durante sua viagem. Quando chegou lá, conheceu sua prima Raquel e imediatamente se apaixonou por ela. Ela o levou para a casa de seu pai e Jacó concordou em morar com Labão e trabalhar sete anos para ele, em pagamento para que Raquel fosse sua esposa.

Labão era um homem astuto como Jacó (o enganador) e constantemente tentava trapaceá-lo, ainda que seja óbvio que Deus abençoou Labão por causa de Jacó. Jacó havia trabalhado sete anos, Labão deteve Raquel e lhe deu Lia, sua irmã mais velha, como sua esposa. Jacó consentiu em trabalhar mais sete anos se ele lhe desse Raquel e, assim, teve duas esposas. Lia tinha uma serva pessoal chamada Zilpa e Raquel tinha uma serva pessoal chamada Bila, que Labão lhes deu como presentes de casamento. Tanto Zilpa quanto Bila tornaram-se concubinas de Jacó, e essas quatro mulheres juntas deram-lhe 12 filhos. Lia era a mãe de Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulon, seis ao todo. Bila foi a mãe de Dã e Naftali; Zilpa foi a mãe de Gade e Aser; e Raquel, que havia sido estéril, finalmente deu à luz a José.

Depois disso, Jacó tomou suas esposas e seus onze filhos e retornou para a terra de Canaã. Lá, entre Betel e Belém, em seu leito de morte, Raquel deu à luz a Benjamin. Desse modo, Jacó foi pai de 12 filhos.

Entretanto, durante a viagem de retorno, algo aconteceu. Na noite anterior a quando Jacó cruzou o riacho Jaboque, um homem lutou com ele. A resistência e a vontade própria de Jacó foram tão fortes que lutaram até o raiar do dia. Nesse momento, o homem (aparentemente o anjo do Senhor) tocou a concavidade de sua coxa, deixando Jacó manco provavelmente por todo o restante de sua vida. Foi nessa condição dependente que Jacó segurou o anjo, insistindo por uma benção, e foi subseqüentemente chamado Israel (príncipe com Deus) apesar de Jacó (enganador). Assim temos os 12 filhos de Israel. 

Em sua velhice, Jacó transmitiu uma dupla porção de benção para José, através de seus dois filhos, Efraim e Manassés, cujos nomes substituíram aqueles de José e Dã nas 12 tribos e, assim, temos a origem das 12 tribos de Israel.

PERGUNTAS - O NASCIMENTO DA NAÇÃO DE ISRAEL

1. O que levou Jacó a deixar Canaã?

2. Para qual região Jacó foi?

3. Descreva a grande experiência que Jacó teve durante sua viagem.

4. Quem foi a primeira pessoa que Jacó encontrou lá?

5. Qual foi - se houve - sua relação com Jacó?

6. Qual era o nome de seu pai?

7. Nós já aprendemos anteriormente sobre esse homem na Escritura?

8. Que acordo foi feito entre Jacó e Labão?

9. De que maneira Labão trapaceou?

10. Jacó aprendeu a não negociar com Labão?

11. Labão gostava de ter Jacó trabalhando para ele?

12. Por quanto tempo Jacó concordou em servir ao todo?

13. Dê a divisão dos acordos.

14. Jacó cumpriu todo esse acordo?

15. Por quanto tempo Jacó serviu Labão?

16. Quantas esposas Jacó teve?

17. Quantos filhos Jacó teve?

18. Qual esposa deu mais filhos a Jacó?

19. Qual esposa e qual filho Jacó mais amou?

20. O que aconteceu com o nome de Jacó?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br