Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 32 -- ISRAEL NO MAR VERMELHO

Êxodo 13:17 - 14:31

Versículo para memorização: Êxodo 14:29

Nesse ponto, duas mudanças básicas de abordagem para nossa série de lições são necessárias. Até agora, Israel tem sido somente a família de Jacó em escravidão no Egito. Eles haviam ido meras 70 pessoas. Deus os havia abençoado, entretanto, e apesar da escravidão cruel, atravessaram o Mar Vermelho, uma multidão de cerca de dois milhões de almas. Assim, agora pensamos não apenas na família de Jacó, mas na nação de Israel. Outra mudança de abordagem será a maneira de datar. Como viemos através do livro do Gênesis, basicamente figuramos nossas datas da criação em diante. Agora, as figuraremos a partir da vinda de Cristo (a.C.). Por exemplo, o dilúvio ocorreu 1656 anos depois da criação e aproximadamente 2236 a.C. Isso coloca a criação há cerca de 3892 a.C. De Gênesis 1:1 a Êxodo 2:25, que é da criação até o retorno de Moisés ao Egito para conduzir fora seu povo, há uma distância temporal de 2448 anos. Esse é o intervalo de tempo abordado até agora em nossa série e no estudo dos 52 capítulos da Escritura. Os 38 capítulos restantes do Êxodo cobrem apenas cerca de um ano e considera-se que tiveram lugar por volta de 1444 a.C.

A lição 30 revelou a grande disputa entre Moisés e o faraó, e o braço de Deus assim superando o faraó, que expulsa o povo. Conforme continuamos, vemos um exército saudável em conjunto de todo o restante de Israel, conduzido através do deserto do Mar Vermelho, carregando com eles os ossos de José, como ele havia pedido.

Estavam indo para uma terra estrangeira, por uma rota desconhecida. Não havia escoteiros ou guias, mas Deus os conduziu. Isso foi feito por uma coluna de nuvens, durante o dia, e uma coluna de fogo, durante a noite.

Quando tudo isso estava estabelecido e Deus havia posicionado Israel onde não poderia tramar uma fuga, Ele enrijeceu o coração do faraó e ele os perseguiu. Seu intento era recapturá-los e retorná-los à escravidão. O faraó os perseguiu com todas as carruagens do Egito e todos os seus exércitos, aparentemente reunidos e conduzidos por 600 carruagens escolhidas.

Quando Israel atentou para a aproximação do exército, esqueceram a mão de Deus no Egito, ficaram agitados com medo, comunicaram e rebeldia a Moisés. Deus manteve Israel e o Egito separados durante a noite pela coluna de fogo. Na manhã seguinte, quando o exército do faraó tentou seguir através do Mar Vermelho por terra seca, como Israel havia feito, Deus fechou as águas sobre eles e os destruiu completamente.

PERGUNTAS - ISRAEL NO MAR VERMELHO

1. Por volta de quando Israel saiu do Egito?

2. Por aproximadamente quanto tempo estiveram lá?

3. Israel havia suplicado a libertação do Egito?

4. Eles estavam prontos para partir quando Deus providenciou?

5. Qual foi, aproximadamente, a data de seu êxodo?

6. O que finalmente induziu sua partida?

7. Que rota de fuga escolheram?

8. Como Deus explicou a seleção dessa rota?

9. Por que o faraó mudou sua opinião sobre libertar Israel?

10. Qual parte dos exércitos do faraó os perseguiu?

11. O próprio faraó foi com eles?

12. Como Deus mostrou o caminho a Israel?

13. O povo foi obediente em seguir Moisés?

14. Como Deus paralisou o ataque do Egito?

15. Que instrução Deus deu a Moisés naquele momento?

16. Sob qual condição Israel atravessou o Mar Vermelho?

17. O que encorajou o faraó a seguir?

18. Que obstáculo os egípcios encontraram antes do mar recair sobre eles?

19. Qual foi a resposta deles a esse obstáculo?

20. O que Deus usou para partir e retornar o mar?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br