Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 34 -- ISRAEL RECEBE A LEI DE DEUS

Êxodo 19:1 - 20:26

Versículo para memorização: Êxodo 19:8

Os capítulos de 19 a 31 do Êxodo englobam duas grandes esferas de instrução para Israel. São a cessão da lei e a instrução para a construção do tabernáculo. É muito significativo que tenham sido dados juntos por considerar que a lei revela a pecaminosidade e a depravação do homem profundamente arraigadas, e o tabernáculo revela, em figura, a infinita graça de Deus em Cristo Jesus. Cada parte do tabernáculo simbolizará o relacionamento com o homem pecador através de Cristo crucificado.

Os capítulos de 20 a 23 cobrem a cessão da Lei de Deus através de Moisés. Essa é geralmente aludida como a Lei Mosaica ou a Lei de Moisés, mas esteja certo de que foi certamente e diretamente a Lei de Deus. Moisés foi somente o instrumento humano através de quem ela foi revelada. Nenhum preceito da lei originou-se com Moisés ou foi alterado por ele. Essa foi a Lei de Deus. A Lei de Deus tem duas divisões básicas: parte dela é moral, e parte é cerimonial. A parte cerimonial aguarda com interesse a cruz e está essencialmente relacionada com a economia dos judeus. A seção moral relaciona-se à natureza moral de Deus e, desse modo, nunca muda. Deve ser claramente entendido, entretanto, que nenhuma divisão tampouco assegura, suplementa ou mantém nossa salvação. Romanos 3:19-20 afirma ternamente que ninguém é justificado (salvo) pela lei, mas que ela foi, antes, dada a nós para nos advertir do pecado. Em nosso versículo para memorização, encontramos Israel dizendo: "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos". Este compromisso mostra sua cegueira espiritual. Eles deveriam, antes, estar dizendo: Malditos sejamos nós, pois estamos perdidos diante de Deus.

A seção mais conhecida e compreensível da Lei encontra-se em Êxodo 20:1-17 e se refere aos Dez Mandamentos. Esta parte também divide-se em duas seções: a primeira parte tratando do relacionamento do homem com Deus e a segunda, referindo-se à sua relação com seu próximo. Esses Dez Mandamentos foram escritos sobre duas tábuas de pedra mas, quando Moisés desceu a montanha e viu o povo em idolatria, arremessou-as e as quebrou. Observe Êxodo 24:12; 31:18; 32:15-19. Deus, mais tarde, reescreveu esses mesmos mandamentos em outras duas tábuas de pedra (Êxodo 34:1, 4, 28-29). Se você ler Deuteronômio 4:13; 5:22; 9:9-17 e 10:1-5, você encontrará os detalhes dessa re-escritura e como essas tábuas foram subseqüentemente colocadas no Arco da Aliança.

PERGUNTAS - ISRAEL RECEBE A LEI DE DEUS

1. Quem deu a lei a Israel?

2. Que nome é freqüentemente dado à lei?

3. Por que ela é assim intitulada?

4. Onde a lei foi dada?

5. De que forma Deus então apareceu?

6. Quem ouviu a voz de Deus pronunciando os Dez Mandamentos?

7. Que instrução, além da Lei de Deus, foi dada no Monte Sinai?

8. Quanto tempo Moisés ficou no monte?

9. Quais são as duas divisões básicas da lei?

10. Qual parte é mais conhecida?

11. Essa parte da lei é relevante para nós?

12. Nós somos salvos ou mantidos por ela?

13. Quais são as duas divisões dos Dez Mandamentos?

14. Como esses mandamentos foram registrados?

15. Quem cuidou do povo enquanto Moisés esteve no monte?

16. Em que estado Moisés encontrou o povo quando retornou?

17. O que ele fez com as tábuas?

18. O que ele fez com o novilho?

19. As tábuas foram repostas ou reconstruídas?

20. O que finalmente aconteceu com elas?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br