Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 36 -- ISRAEL EM CADES-BARNÉIA

Números 13:1-3; 13:17-14:45; Deuteronômio 1:1-3

Versículo para memorização: Números 13:30

Cades-Barnéia é um nome com o qual devemos estar familiarizados, assim como estamos com o Mar Vermelho, pois, no momento em que Israel avançou pelo Mar Vermelho, recusou avançar por Cades-Barnéia.

Quando foram para Cades-Barnéia no deserto de Parã, Moisés enviou homens para vigiar a região de Canaã. Você deve se lembrar de muitas coisas sobre isso. Primeiro, essa região havia sido prometida para o descendente de Abrão centenas de anos antes. Em segundo lugar, a entrada nesta terra foi o propósito total e acordado de deixar o Egito. Em terceiro lugar, eles haviam testemunhado muitos milagres grandiosos das mãos de Deus, que deveriam assegurar-lhes que estavam bem capacitados a possuir aquela região.

Ao todo, Moisés enviou doze homens para vigiar a região, um de cada uma das doze tribos de Israel. Chegaram ao riacho de Eschol e lá encontraram e colheram um cacho de uvas tão grande que precisou ser carregado entre dois, sobre um pau. Esses retornaram para relatar que era realmente uma terra de que jorravam leite e mel. Dez, dos doze espiões, entretanto, deram um relato mau da região, dizendo que o povo da terra era de gigantes e que os israelitas eram como gafanhotos diante deles. Devemos lembrar que, quando consideramos o eu na grandeza de EU SOU, e ignoramos o eu nos gigantes, eles se tornam pequenos. Josué (Oséias), da tribo de Efraim, e Calebe, da tribo de Judá, fizeram isso e a recomendação deles para Israel foi de que eles fossem imediatamente e dominassem a região. Israel, entretanto, em seu padrão normal de incredulidade, confiou nos céticos em vez de em Calebe e Josué, sendo assim, passaram a noite lastimando e murmurando contra Moisés e Arão. Queriam apedrejá-los, nomear outro líder e retornar para o Egito.

Nesse ponto, a glória de Deus apareceu sobre Moisés e propôs o julgamento de morte e, novamente, vemos Moisés assumindo a posição de mediador; outra vez, vemos que a sua intercessão está na base do propósito e da glória de Deus, e não a honradez ou a fé deles.

O julgamento de Deus na questão foi de que nenhum dos adultos, exceto Josué e Calebe, que trouxeram de volta o bom relato e ofereceram o conselho de fé entraria na região. O restante morreria e seus filhos dominariam a terra. Por aproximadamente 40 anos, Israel peregrinou no deserto que poderia ter sido atravessado em poucos dias e, por causa da incredulidade, nunca puderam entrar na terra para a qual foram convidados.

PERGUNTAS - ISRAEL EM CADES-BARNÉIA

1. Em qual deserto Cades-Barnéia está localizada?

2. Por que Moisés mandou espiões para a terra prometida?

3. Qual era a condição da terra prometida?

4. Aponte três frutas que levaram de volta.

5. Descreva a mais espetacular delas.

6. Qual foi a razão para o medo deles?

7. Como os espiões descreveram-se a si mesmos em comparação?

8. Quais os espiões que eram a favor da entrada na terra prometida?

9. Quantos espiões discordaram deles?

10. Qual foi a decisão de Israel?

11. Eles ficaram abatidos ou satisfeitos em relação a isso?

12. O que sugeriram quando Moiséis impeliu-os a entrar?

13. O que os deteve de executar esta ação?

14. Que julgamento Deus propôs a Moisés?

15. Qual foi a resposta de Moisés para Deus?

16. Qual foi o julgamento final de Deus em relação a isso?

17. Quem foi poupado desse julgamento?

18. Os israelitas mudaram sua opinião em relação à entrada?

19. Moisés ficou satisfeito com eles?

20. A descrença deles derrotou o plano de Deus?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br