Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 39 -- ISRAEL ATRAVESSA O JORDÃO

Josué 1:1-3:17

Versículo para memorização: Josué 3:17

Estudantes mais aplicados também devem ler Josué 4 e 5.

O Rio Jordão era a barreira entre a região do deserto em que Israel perambulou por 40 anos e a terra prometida. Nesse ponto, todos os adultos que vieram através do Mar Vermelho estavam mortos. Isso incluiu Moisés e Arão. As únicas exceções eram Josué e Calebe. Imediatamente depois de 30 anos de lamentação por Moisés, Deus mandou Josué a preparar Israel para a travessia do Jordão.

Josué enviou dois espiões para vigiar a área de Jericó. Entraram na casa de Raabe, a prostituta. Aparentemente, Deus assim os guiou porque era Seu propósito salvar a ela e à sua família quando Ele destruiu Jericó. Esta é uma figura de Deus preservando pecadores, de uma humanidade justamente condenada, totalmente pela graça. O cordão escarlate pelo qual ela conduziu os espiões ao longo da muralha e que, mais tarde, ela amarrou na janela, é um símbolo do sangue de Cristo pelo qual os pecadores foram salvos.

Quando esses homens, que Raabe havia escondido e livrado, retornaram para Josué, ele moveu os filhos de Israel em preparação para a travessia do Jordão em direção à terra prometida de Canaã. As tribos de Rúben e Gade e metade da tribo de Manassés haviam concordado em permanecer em uma terra boa na primeira margem do Jordão. Josué instruiu os homens combatentes deste grupo de que deveriam deixar, deste modo, suas esposas e filhos naquele lado do Jordão, mas que deveriam cruzar e lutar pelo restante dos filhos de Israel até que eles também tivessem descanso na terra. Tudo está estabelecido para partir para o Jordão.

Agora, se você tem estudado geografia, leu sobre o Jordão ou já esteve lá, sabe que o Jordão, nesse ponto, é apenas um riacho pequeno e, cruzá-lo, normalmente não apresentaria um grande problema. Se, entretanto, você estudar um pouco mais profundamente, aprenderá que eles o atravessaram em um momento de colheita, quando era um riacho inchado, transbordando constantemente sobre suas ribanceiras (Josué 3:15). Desta maneira, para mover dois milhões de pessoas através deste rio, incluindo mulheres, crianças e seus rebanhos, iria requerer um milagre como aquele da separação do Mar Vermelho.

Isto é precisamente o que foi feito. Deus instruiu Josué e subseqüentemente instruiu os sacerdotes para que agarrassem a arca e dessem um passo sobre as águas desse rio inchado. Assim que o fizeram, Deus simplesmente construiu uma barragem intangível e invisível exatamente ali, e as águas acima deles tornaram-se mais profundas em vez de fluir, até que todo Israel tivesse cruzado perfeitamente e estivesse somente em terra seca, como no Mar Vermelho.

PERGUNTAS - ISRAEL ATRAVESSA O JORDÃO

1. Aproximadamente quanto tempo decorreu da morte de Moisés até a travessia do rio Jordão?

2. Quantos espiões foram enviados para a região?

3. Para qual cidade eles foram?

4. Para a casa de quem eles foram?

5. Onde essa casa estava localizada?

6. Que ameaça aconteceu aos espiões lá?

7. Como Raabe escondeu os espiões?

8. Ela disse que fez isso por que motivo?

9. Isso foi uma questão de fé ou lógica?

10. Que favor foi pedido e concedido por sua ajuda?

11. Como ela ajudou os espiões a escapar?

12. Para onde eles escaparam? Quanto tempo ficaram lá?

13. Quanto tempo depois do retorno deles Josué esperou para cruzar o Jordão?

14. Quem foi o primeiro a entrar no rio?

15. O que eles deviam transportar?

16. Que época do ano foi essa?

17. Que problema particular isso colocou?

18. Como a água respondeu aos pés do sacerdote?

19. O que as águas fizeram acima de Israel?

20. Todos de Israel cruzaram o Jordão?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br