Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 40 -- ISRAEL TOMANDO POSSE DA REGIÃO

Josué 6, 7 e 8

Versículo para memorização: Josué 6:16

Quão comum é o conhecimento de que "Josué travou a batalha de Jericó e fez as muralhas ruir?, mas não é realmente assim. Deus combateu a batalha de Jericó. Todas as outras batalhas que foram vencidas no curso da conquista de Canaã foram vencidas por Deus. Israel não conquistou Canaã. Deus deu-lhes e eles apenas tomaram posse.

A primeira cidade a cair foi Jericó e o conjunto do processo foi totalmente heterodoxo. Nenhuma força de ataque, catapultas ou escadas foram usadas. Não houve nenhuma estratégia "Cavalo de Tróia" ou conspiração interna. Deus simplesmente teve todos os homens da guerra para marchar ao redor da cidade uma vez por dia, durante seis dias. Então, no sétimo dia, marcharam sete vezes, no momento em que os sacerdotes sopraram as trombetas de ataque, todo o povo gritou. Naquele ponto, as muralhas literalmente desmoronaram no solo assim como para permitir aos soldados entrarem na cidade sem mais do que escalar sobre uma pilha de pedregulho. Jericó foi-lhes dada e nenhum israelita foi morto.

Deus, entretanto, deu-lhes uma restrição. Ordenou-lhes que todo o espólio de Jericó deveria ser consagrado a Ele. Deveriam dedicar-lhe exatamente a Ele como o dízimo. Em Josué 7, encontramos o relato trágico da desobediência e sua penalidade. Um homem, nomeado Acã, viu um vestuário babilônico vistoso, 200 moedas de prata e uma cunha de ouro de 50 pesos. Ele os cobiçou, tomou-os e escondeu-os sob sua tenda. Por causa disso, o julgamento caiu sobre toda a nação de Israel.

Você notará, pelo estudo de Josué 6:18-19, que a única coisa que era devotada (consagrada) ao Senhor era amaldiçoada para o homem. Por essa razão, como resultado por Acã tomá-la, quando Israel se dirigiu contra a pequena cidade de Ai (Josué 7), Deus não esteve com eles como em Jericó e eles foram dolorosamente derrotados, humilhados e cerca de 36 deles morreram. Josué foi a Deus em súplica, mas aprendeu lá que a súplica não pode substituir a obediência.

Com base na instrução e orientação de Deus, Josué expulsou Acã e sua família e eles foram apedrejados até morrerem e depois foram queimados. Assim, aprendemos as terríveis conseqüências da desobediência, em oposição à grande benção de Deus, quando nos submetemos a Ele e obedecemos Sua vontade. Em Josué 8, depois de o pecado ter sido julgado, vemos Israel outra vez indo adiante vitoriosamente na batalha, e foram dados vitória após vitória.

Conforme você lê o restante do livro de Josué, aprende como tomaram posse e a divisão da terra da promessa, em que jorravam leite e mel. A seguir, veremos como esse povo caminha diante de Deus.

PERGUNTAS - ISRAEL TOMANDO POSSE DA REGIÃO

1. Qual foi a primeira cidade que Israel conquistou?

2. Quem planejou a estratégia para sua conquista?

3. Quantas vezes eles circundaram a cidade?

4. Que barulho foi ouvido nos primeiros seis dias?

5. Quantos do povo participaram?

6. Qual foi o barulho do sétimo dia?

7. Que fenômeno teve lugar nesse momento?

8. Quantos israelitas morreram na batalha?

9. Quantos do povo de Jericó morreram?

10. Qual restrição foi colocada sobre Israel em relação ao espólio?

11. Que revolução relativa à dieta teve lugar depois que eles cruzaram o Jordão?

12. Houve violação de qual restrição do espólio?

13. Qual foi o meio de descoberta de sua culpa?

14. Qual foi a punição e quem ela incluiu?

15. Isso parece severo ou injusto para você?

16. Outros, além de Acã e sua família, morreram como resultado de seu pecado?

17. Por que você acha que Deus proibiu o uso particular do espólio de Jericó?

18. Quem decidiu a estratégia da tentativa de conquista de Ai?

19. Quem planejou a segunda conquista?

20. Que mudança básica Deus autorizou agora?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br