Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 42 -- ISRAEL SOB OS JUÍZES

Juízes 2:6-19; I Samuel 8:-1-22

Versículo para memorização: I Samuel 8:22

A história de Israel que está relatada no livro de Juízes, no livro de Rute e nos primeiros oitos capítulos de I Samuel cobre cerca de 332 anos. Teve início cerca de 1382 a.C e terminou por volta de 1050 a.C. Na lição anterior, vimos a conduta pecaminosa da rebeldia do povo de Deus durante esse período de tempo. Nesta lição, tentaremos brevemente aprender algo sobre os juízes desse período e a conduta de Israel diante deles e diante de Deus sob eles.

O primeiro juiz foi Otniel (Juízes 3:9). Ele foi sobrinho de Calebe e julgou Israel 40 anos. Libertou-os do rei da Mesopotâmia.

O segundo juiz foi Eúde, o benjamita canhoto. Assassinou o rei "super gordo" de Moabe (Juízes 3:15-30).

O terceiro juiz foi Sangar, que assassinou 600 filisteus com uma aguilhada de bois (Juízes 3:31).

O quarto juiz foi Débora (Juízes 4:1-5:31). Durante seu tempo, Israel foi vendido por Deus às mãos de Jabim, rei de Canaã. Seu capitão foi Sísera e, o de Débora, Baraque. Débora e Baraque não apenas tiveram a vitória pela mão de Deus, mas Sísera foi assassinado por uma mulher chamada Jael, que impeliu uma estaca de tenda através de sua cabeça enquanto ele dormia.

O quinto juiz foi Gideão (Juízes 6,7 e 8). Foi o homem que obteve um sinal de Deus por meio de um velo de lã e que, pela ordem de Deus, reduziu seu exército de 32000 para 300 e, então, derrotou Midiã. Naturalmente, como sabemos, Deus fez tudo isso.

Em seguida, foi Abimeleque, filho de Gideão (Juízes 9). Matou todos os seus irmãos. Foi um homem perverso que teria sido morto por uma mulher, se não tivesse invocado sua própria morte. Depois dele veio Tola, que julgou Israel 23 anos. Ele foi seguido por Jair, que julgou 22 anos.

O nono juiz foi Jefté (Juízes 11:1-40). Foi o homem que jurou um voto precipitado a Deus pelo qual ofereceu sua filha como oferenda queimada. Aqui, vemos a idolatria da região misturada ao serviço a Deus. Que trágico!

Depois dele, vieram Ibzã (Juízes 12:8), Elom (Juízes 12:11) e Abdom (Juízes 12:13). Seguindo esses homens veio Sansão (Juízes 13:24-16:30). Ele é bem conhecido por sua força. Não há dúvida de que as bravuras pessoais de Sansão superam todos os outros juízes, entretanto, ele nunca viveu próximo de Deus. O Espírito de Deus era seu poder, mas a sua concupiscência era seu rei. Por causa disso, Deus libertou Israel por ele, mas ele morreu como um prisioneiro cego.

O seguinte foi Eli, cujos filhos perversos foram destruídos e substituídos por Samuel, cuja família foi a última dos juízes.

PERGUNTAS - ISRAEL SOB OS JUÍZES

1. De quanto tempo foi o período entre Josué e Saul?

2. Por volta de quando esse período terminou?

3. Quem foi o primeiro juiz de Israel?

4. Que parente famoso ele tinha?

5. Que traço físico identificava Eúde?

6. Quem Eúde matou sobre o interesse de Israel?

7. Quais foram a arma e o ato heróico de Sangar?

8. Quem foi a juíza mulher e seu principal capitão?

9. Que outra mulher ajudou nesta batalha?

10. Explique o raro ato que essa mulher fez.

11. Quem oprimiu Israel quando Gideão foi juiz?

12. O que Gideão fez para obter um sinal de Deus?

13. Isso indicaria força na fé de Gideão?

14. Com quantos homens Gideão começou?

15. Quantos finalmente foram para a batalha com Gideão?

16. Explique as maneiras como os outros foram excluídos.

17. Com os poderes de qual juiz muitas pessoas estão familiarizadas?

18. Quem foi a mulher que o Diabo utilizou para destruí-lo?

19. Quem foi o último juiz bom de Israel?

20. Algum desses juízes foi malvado em seu preceito?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br