Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 43 -- ISRAEL RECEBE UM REI

I Samuel 8:1 - 10:27

Versículo para memorização: I Samuel 8:19

Estudantes mais dedicados também devem ler I Samuel 8-15

Quando começa a ler o livro de I Samuel, você está estudando eventos que ocorreram por volta de 1124 a.C, cerca de 320 anos depois que Israel deixou o Egito. O juiz, então, era um sacerdote chamado Eli. Tão logo quanto pudermos, dizemos que Eli foi um homem bom, exceto por uma coisa. Seus filhos Hofni e Finéas, fizeram-se perversos e ele não os conteve (I Samuel 3:13). Foram, assim, mortos em batalha contra os filisteus. Eli, quando foi avisado da morte deles, caiu de sua cadeira ao lado da porta e quebrou o pescoço; a esposa de Finéas morreu dando à luz a Icabode, que foi assim chamado porque a Arca de Deus foi tomada em batalha e a glória de Israel foi afastada.

Foi por volta de 1094 a.C. que Samuel começou a julgar Israel. Samuel foi um bom juiz mas, quando estava velho, tornou seus filhos, Joel e Abia, juízes de Israel. Eles não se conduziram de uma forma divina, como Samuel, mas receberam suborno e julgamento deturpado. Nesse momento, o povo solicitou a Samuel que lhe desse um rei como todas as outras nações tinham. Ele ficou ofendido e se sentiu rejeitado, mas Deus o instruiu a fazer como o povo havia solicitado. Deus disse a Samuel: "Eles não o rejeitaram, eles rejeitaram a mim".

Foi por volta de 1050 a.C. que Samuel ungiu Saul, o filho de Quis, da tribo de Benjamin, para ser rei. Deus providenciou isso desta forma. Saul estava procurando as jumentas de seu pai, que haviam se desgarrado. No procedimento de procura, ele foi prudentemente guiado para o contato com o profeta Samuel, que o ungiu (I Samuel 9:1 - 10:1).

A Bíblia diz que, quando Saul deixou Samuel, Deus lhe deu outro coração. Alguns tomam isso como significando o novo nascimento. Isso pode estar correto, mas não precisa significar mais do que a conversão de uma pessoa humilde para o coração de um rei. Saul soube, no tempo de sua unção, que deveria ser rei, mas parecia, primeiramente, estar muito tímido em relação ao assunto. Observe I Samuel 10:16, 21-22.

Saul logo perdeu seu espírito de humildade. Ele tornou-se um líder poderoso para Israel e foi vitorioso na batalha, mas também se tornou obstinado e inflexível. Deus o enviou para destruir os amalequitas. A instrução de Deus para ele através de Samuel foi para destruí-los totalmente, homem, mulher, criança e animal. Saul desobedeceu e poupou o rei, Agague, e manteve algumas ovelhas e vacas vivas.

Samuel não apenas repreendeu Saul por seu pecado, mas deixou-o saber que Deus o rejeitou para ser o rei de Israel. Leia cuidadosamente I Samuel 15:22-28. Depois disso, Davi foi ungido para ser rei e Saul começou a deteriorar-se como um homem derrotado.

PERGUNTAS - ISRAEL RECEBE UM REI

1. Que juiz precedeu Samuel?

2. Quais eram os nomes dos pais de Samuel?

3. Por que Eli foi substituído por Samuel?

4. Quais eram os nomes dos filhos de Eli?

5. Como Eli morreu?

6. Qual era o nome do neto de Eli?

7. Por que ele foi assim chamado?

8. Quais eram os nomes dos filhos de Samuel?

9. Que tipo de homens eles foram?

10. Que pedido foi feito a Samuel por causa disso?

11. Como Samuel se sentiu em relação a esse pedido?

12. Quem mudou sua mente e por meio de qual afirmação?

13. Quem foi pai de Saul e de qual tribo ele era?

14. Como Deus organizou o encontro entre Samuel e Saul?

15. Saul era um líder natural?

16. Qual era a personalidade física de Saul?

17. Saul foi um líder poderoso?

18. Explique os detalhes da desobediência de Saul.

19. Com quais dois pecados Deus o acusou?

20. Como Deus puniu Saul por isso?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br