Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 45 -- ISRAEL SOB O REI SALOMÃO

I Reis 4:20-6:38; 10:1-9

Versículo para memorização: I Reis 10:7a

O grande rei Davi morreu por volta de 971 a.C. Ele tinha caminhado diante de Deus em obediência, exceto pela questão de Bate-Seba. Entretanto, por causa disso, a espada, ou seja, a morte nunca deixaria sua casa. A época de maior paz de Israel e o ápice de sua prosperidade econômica vieram sob o reinado do Rei Salomão, o filho de Davi e Bate-Seba. Seu reinado começou por volta de 473 anos depois que Israel deixou o Egito.

A provação de Deus sobre a nação de Israel com todas essas condições não foi para ver como eles caminhariam diante dele. Deus sabia exatamente o que eles fariam. A proposta de Deus era deixar os homens aprenderem o que o homem deveria fazer sob todas essas condições variadas.

Davi propôs construir o Templo. Entretanto, como ele era um homem de guerra, Deus não lhe permitiu fazê-lo mas, antes, apontou Salomão para essa tarefa. Esse trabalho foi iniciado em 965 a.C. e completado em 958 a.C. Este templo era tão grande e esplendoroso que é considerado uma das maravilhas do mundo. Ele não era muito grande em tamanho, mas o valor e a qualidade dele eram incomparáveis. Quando o templo posterior foi construído no tempo de Ageu, os anciãos lamentaram e disseram que não era nada em comparação à Casa de Deus que Salomão construiu.

Israel desenvolveu-se constantemente em prosperidade sob os 40 anos do reino de Salomão. Tiveram paz durante toda a sua vida. Foi o momento de sua grande diligência. A Rainha de Seba, que era uma monarca muito rica, foi visitá-lo por volta de 945 a.C. Ela ouvira sobre a grande prosperidade de Salomão e Israel e não pôde acreditar nisso. Quando conversou com Salomão e viu toda a grande fortuna e magnificência, ela disse: "A metade não foi dita". Leia I Reis 10:7-9.

Salomão tinha um problema muito grande. Amou o Deus de seu pai, mas também amou muitas mulheres estrangeiras (I Reis 11:1-8). Teve 700 esposas, que foram princesas de várias nações pagãs, e 300 concubinas. Deus havia dito aos israelitas para não se casarem com essas pessoas, de tal modo que elas se tornaram uma cilada para ele. Desviou-se aos falsos deuses deles. A grandiosidade desse pecado desagradou o Senhor muito mais do que o pecado de Davi. Enquanto a punição de Davi foi de que a espada nunca deveria sair de sua casa, a pena para o pecado de Salomão seria a divisão, o declínio e a queda da nação de Israel.

Salomão escreveu três grandes livros da Bíblia: Provérbios, Eclesiastes, os Cantares de Salomão. O estudo cuidadoso deles nos mostrará muito sobre a vacuidade, ou seja, a vaidade, do pecado que Salomão conheceu por experiência.

PERGUNTAS - ISRAEL SOB O REI SALOMÃO

1. Quem era o pai de Salomão?

2. Quem era a mãe de Salomão?

3. Por volta de quanto tempo depois do êxodo Salomão começou a reinar?

4. Salomão foi um homem da guerra?

5. Salomão foi um homem de diligência?

6. Quanto tempo Salomão reinou em Israel?

7. Salomão foi um profeta de Deus?

8. Qual foi o grande pecado de Salomão?

9. O que o conduziu para esse pecado?

10. Quantas esposas Salomão teve?

11. Que dignatária visitou Salomão?

12. Por que ela visitou Salomão?

13. Que observação ela fez?

14. Que grande estrutura Salomão construiu?

15. Quanto tempo Salomão levou para construí-lo?

16. Quem foi o principal construtor de Salomão?

17. Salomão pagou pelo seu pecado?

18. Quem falou para Salomão sobre seu julgamento?

19. Que julgamento Salomão deveria sofrer?

20. Quanto tempo esse julgamento durou?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br