Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 48 -- JUDÁ ENTRA EM ESCRAVIDÃO

II Crônicas 26:1-23; 36:1-23;Isaías 1:1-20; Jeremias 52:1-14

Versículo para memorização: Isaías 6:11

Israel (o Reino do Norte), entrou em escravidão por volta de 722 a.C., cerca de 730 anos depois que saíram do Egito. Aproximadamente 209 anos antes disso, haviam sofrido a divisão no momento em que Judá fora poupada para a linhagem de Davi. Durante esses 209 anos, Deus deu a Judá, por causa de Davi, bons governantes e sua idolatria não foi tão grave quanto a de Israel. Deste modo, a casa de Judá continuou na região por mais tempo do que Israel. Judá foi tomada escrava em partes, mas foi provavelmente por volta de 586 a.C., um pouco mais de 136 anos depois da escravidão de Israel, que a última parte da tribo de Judá caiu em escravidão. Essa foi tomada por Nabucodonosor, o rei da Babilônia.

Alguns dos últimos reis bondosos de Judá foram, Uzias, Jotão, Ezequias e Josias. Uzias reinou bem, mas assumiu presunçosamente o posto de sacerdote e foi feito leproso até sua morte. Ezequias foi, provavelmente, o mais famoso desses reis. Reinou por cerca de 29 anos, durante os quais muito da adoração própria de Judá foi restaurada e sua economia prosperou grandiosamente. Josias foi o famoso rei jovem, que começou a reinar com a idade de 8 anos. Devem ser observados, nesse ponto, que alguns reis governaram simultaneamente. Por isso, eu quero dizer que o filho começou a reinar enquanto seu pai ainda estava vivo e no poder. A compreensão deste fato será necessária se você tiver que organizar as idades dos reis, datas e extensão dos reinados.

Durante esse período de tempo, houve também alguns profetas muito importantes e significativos em cena. A profecia de Isaías iniciou-se cerca de 20 anos antes da escravidão de Israel. Se, entretanto, você falhar em ver que suas profecias são essencialmente para a casa de Judá, você não entenderá muitas delas. Ele profetizou durante os governos de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Is. 1:1).

Jeremias entrou em ação por volta de 115 anos depois que Isaías começou a profetizar, e profetizou chorando contra Judá e Jerusalém até que elas finalmente fossem arrebatadas pela Babilônia (Jr. 1:2-3). É errônea a concepção de muitos hoje de que aqueles homens que pregaram a Palavra de Deus devem ser populares e amados por todos ao redor deles. Não foi assim com esses homens. Há, naturalmente, sempre aqueles que amam a Palavra de Deus mas, basicamente, esses profetas foram odiados pelos homens que os cercavam.

Há uma diferença básica entre Israel e Judá em escravidão. Israel, no sentido de Reino do Norte, cessou. Judá, por outro lado, deveria, em parte, retornar para a região e, embora vivessem em sujeição a outras nações, haveria a linhagem contínua do Semente Real através de quem Jesus Cristo viria.

PERGUNTAS - JUDÁ ENTRA EM ESCRAVIDÃO

1. Quantas tribos entraram em escravidão antes de Judá?

2. Que outra tribo foi incluída com Judá?

3. Nomeie quatro reis bondosos de Judá depois da queda de Israel.

4. Aponte dois profetas famosos depois da queda de Israel.

5. Para quais nações os profetas a seguir profetizaram: Elias; Eliseu; Isaías; Jeremias?

6. Quem era o rei de Judá quando Israel caiu?

7. Que julgamento sobreveio a Uzias? Por quê?

8. Quem foi o famoso rei jovem de Judá?

9. Que profeta predisse seu nascimento e ministério?

10. Judá caiu depois de quanto tempo que Israel caíra?

11. Que nação arrebatou Judá como escrava?

12. Quem era então o rei daquela nação?

13. Quem era o rei de Judá naquele momento?

14. Quais dois profetas profetizaram a restauração de Judá?

15. Quem era o famoso profeta de Judá quando ela foi capturada?

16. Por que Judá foi poupada mais tempo do que Israel?

17. Judá teve reis melhores do que Israel?

18. Quem foi responsável por esses reis?

19. Todos de Judá deveriam voltar para a região?

20. Qual foi o último propósito de Deus em poupar Judá?

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br