Principais Eventos do Velho Testamento

Cap 53 --CONCLUSÃO PARA OS EVENTOS DO VELHO TESTAMENTO

Leia o livro de Malaquias

Encerramos nossos estudos cronológicos do Velho Testamento com o livro de Neemias e a reconstrução das muralhas de Jerusalém. Os eventos seguintes a Neemias 13:7 têm lugar em algum momento depois de 433 a.C. O único livro do Velho Testamento depois de Neemias que se refere a cronologia, é Malaquias. Você facilmente notará que os problemas pronunciados por Neemias 13:10-31 são os mesmos com que Malaquias se ocupa.

Malaquias foi escrito certa de 30 anos depois do momento com que lida no fechamento de Neemias, provavelmente por volta de 397 a.C. Desse momento até a vinda do Messias, Deus não falou por nenhum profeta. Ele, entretanto, sustentou sobrenaturalmente a nação de Judá e, em particular, a casa de Davi através da qual Cristo deveria vir. O Império Persa tombou para o Império Grego que, em seguida, caiu para o Império Romano, que estava no poder na época do nascimento de Jesus Cristo. Em tudo isso, vemos a mão todo-poderosa de Deus levantando e derrubando reis. Ele moveu-se soberanamente mesmo sobre os corações dos imperadores de Roma até a plenitude do momento em que a semente prometida deveria nascer em Belém, exatamente como Deus propôs e prometeu.

Não pensemos nesses acontecimentos como meros eventos do acaso, que Deus previu e predisse, mas, antes, como a revelação do plano eterno de Deus. A partir da promessa de Deus para Adão e Eva em Gênesis 3:15, até a promessa para Noé em Gênesis 6:18 e a promessa para Abrão em Gênesis 17:19, que prossegue ao longo da nação de Israel, são todas uma só promessa. Desde a salvação de Noé do dilúvio, a salvação de Sarai de um rei do deserto, a salvação de Israel do Egito e a salvação do Descendente Real de Atalia, até a salvação de Jesus Cristo das mãos de Herodes, o Grande, tudo é pela providência divina. Tudo isso deveria ser trazido para a realização da Semente Prometida (Gálatas 3:18), que veio para morrer sobre a cruz e levantar-se  novamente, que Ele deveria entregar o reino para Deus (I Coríntios 15:19-24).

 

Autor: Pr. Forrest Keener
Tradutor: Albano Dalla Pria
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br