Cap 3 - Personagens Bíblicos

ABEL E SETE

Gênesis 4:1-8; Gênesis 4:25-5:8

Versículo para memorização - Gênesis 4:4

Temos os nomes de apenas três dos filhos de Adão e Eva, embora saibamos que tiveram muitos outros. Os nomes que conhecemos são Caim, Abel e Sete. Como já aprendemos, Caim era ímpio. Abel e Sete eram diferentes. Obviamente eram pecadores como todos os homens, desde Adão. Porém, eles eram uma semente de espiritualidade. Eram como os homens que nascem de novo, homens de fé. Isso se confirma com a oferta de Abel (Gênesis 4:4; Hebreus 11:4).

Quando Caim matou Abel, fez isso porque tinha sua própria justiça e odiava a fé ou qualquer um que a possuísse. Porém, Deus não deixará a semente de espiritualidade ser destruída, por isso deu a Adão e Eva um filho especial para substituir Abel. Chamaram-no Sete. Assim como Caim era pai de uma civilização impiedosa, Sete seria pai de filhos de fé.

O primeiro filho de Sete chamava-se Enos. Houve oito gerações a partir de Sete até Noé. Em cada uma dessas gerações houve um homem piedoso que passou para seus filhos as verdades acerca de Deus e manteve seu casamento puro. Esses homens, assim como Adão, viveram por muitos anos. Três deles chegaram a ser mais velho do que Adão. Ao todo houve sete homens que viveram mais de novecentos anos. Metusalém ! 969, Jares ! 962, Noé ! 950, Adão ! 930, Sete ! 912, Cainã ! 910, Enos ! 905.

Em um sentido, a vida de todos esses homens foram resultados da fé de Abel. Em Hebreus 11:4, Paulo diz que Abel sendo morto ainda fala, e, nos versos seguintes, segue mostrando como a geração de Sete fizeram tudo as coisas certas que fizeram pela fé. Então, assim como a vida de Caim fala dos filhos da carne, cheios de autojustiça e rebelião, Abel e Sete estabeleceram um modelo para os filhos de arrependimento diante de Deus e fé em Jesus Cristo.

Cada pessoa nessa categoria teria que dizer: "eu sou quem sou pela graça de Deus", pois são os sujeitos eternos da graça de Deus.

Perguntas ! ABEL E SETE 1.  Quem foi Abel e como morreu?
2.  Por que nasceu Sete?
3.  Qual era a diferença entre Caim e Abel?
4.  Abel foi esquecido depois da sua morte?
5.  Os filhos de Sete eram como seus primos, os filhos de Caim?
6.  Quantos anos tinha Adão quando Sete nasceu?
7.  Qual é o nome do primeiro filho de Sete?
8.  Sete teve irmãs?
9.  Com quem você acha que Sete se casou?
10. Quantos anos tinha Sete quando morreu?
11. O que teve início com Enos, o primeiro filho de Sete?
12. Qual foi a idade de Adão quando morreu?
13. Aonde o Abel é mencionado no Novo Testamento?
14. O que causou Abel ter a capacidade de falar depois de morto?
15. Há quantas gerações de Sete até Noé?
16. Enos teve irmãs?
17. Quantos nomes de mulheres são mencionados nesta lição?
18. Qual foi a idade de Sete quando Enos nasceu?
19. Abel era casado?
20. Qual era a ocupação de Abel?

 

Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Daniel Aaron Gardner
Edição: Calvin Gardner 04/04
Fonte: www.palavraprudente.com.br