Qual é a Diferença entre a Lei de Moisés, e o Evangelho
de Jesus Cristo? Pr José Albergante Paulo perguntou aos Gálatas: !Recebestes
o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé??, Gálatas 3.2 e 10-11.
Paulo ensina que os que não sabem a diferença entre a Lei de Moisés e o
Evangelho, e pregam que tudo é a mesma coisa desde Gênesis até
Apocalipse, estão debaixo da maldição. Porque ninguém guardou toda a Lei, e é a
Lei do tudo ou nada. Como está escrito em Mateus 5.18, !Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei,
sem que tudo seja cumprido?, e Tiago 2.10, !Porque qualquer que guardar toda a
lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos?. E é evidente que
pela Lei ninguém será justificado diante de Deus. E quem não é justificado,
logicamente é condenado. Em Romanos 4.5 Paulo disse: !Quem não pratica, mas crê
nAquele (isto é em Jesus) que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como
justiça, isto é, como se nunca houvéssemos pecado pois crê em Jesus. Ele nos considera inocentes, !Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia
quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes?, Mateus 12.7. A Lei
amaldiçoa porque não a guardamos, está além da nossa capacidade. Jesus nos
inocenta por crermos nEle. E Jesus ensinou esta outra
diferença: Ouvistes que foi dito aos antigos !Não matarás,? etc. (isto é !não
pecarás?) porque a Lei de Moisés, é a lei do tudo ou nada, Mateus 5.21. !Quebrantando alguém a Lei de Moisés morre sem misericórdia, só pela palavra de duas
ou três testemunhas?, Hebreus 10.28 e Deuteronômio 17.2, 6. !Ouvistes que foi
dito: Olho por olho, e dente por dente?, Mateus 5.38. !A alma que pecar, essa morrerá?, Ezequiel 18.4. Elias pediu fogo do céu e destruiu as almas; disse
Jesus: !Eu porém vos digo: Não vim destruir as almas, mas salvá-las?, Lucas
9.54-56. ?Porque o Filho do homem veio
buscar e salvar o que se havia perdido?; Lucas 19.10. !E disse Jesus a Seus discípulos: Vós não sabeis de que espírito sois?. Não há diferença para você entre
destruir as almas e salvá-las? A Lei prega a destruição, O Evangelho prega a
salvação em Cristo Jesus. ?Ora se teu irmão pecar contra
ti, vai e repreende-o entre ti e ele só. Se te ouvir, ganhaste a teu irmão, mas
se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou
três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à
igreja, e se também não escutar, considera-o como gentio e publicano?, Mateus
18.15-17. Qual é a diferença? Entre a Lei de Moisés e a doutrina de Cristo?
Leia este texto João 8.3-11, a lei manda matar a pecadora. E você é pecador?
Jesus aplicou a Lei ou foi contra a aplicação da Lei? Ele aplicou o perdão e a
salvação. Entre matar e salvar não existe diferença? Jesus pergunta aos escribas
e fariseus: !É lícito salvar, ou matar?? Não existe diferença? E Jesus disse a
pecadora: !Eu não te condeno, vai-te e não peques mais?. E a salvou. Você está
vendo a diferença, ou continua com o véu no coração? Aonde está a humilhação ou você é
o dono da verdade? Os escribas e fariseus, dizem que a Lei de Moisés continuade
Gênesis até Apocalipse. Porque até hoje o mesmo véu está posto no coração deles,
II Coríntios 3.14-15. Cristo já tirou o véu, ou a ignorância do teu coração?
Qual é a diferença? A Lei condena, Cristo, O Evangelho, salva. !Ouvistes que
foi dito aos antigos: Não pecarás?, Mt 5.33. !Eu porém vos digo?, Mt 5.34. O pecado continua no coração, porque a observação da Lei de Moisés não tirou o
pecado. !Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os
pecados?, Hebreus 10.4. Tudo continua imperfeito para os
que estão debaixo da lei. !Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, aos que
estão debaixo da Lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo
seja condenável diante de Deus?, Romanos 3.19. ?Porque o precedente mandamento é
ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a Lei nenhuma coisa
aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual
chegamos a Deus?, Hebreus 7.18-19. Cristo Jesus, O Evangelho! ?Eis o cordeiro de Deus que
tira o pecado do mundo?, João 1.29. ?O sangue de Jesus Cristo, seu
Filho, nos purifica de todo o pecado?, I João 1.7. Vale tudo estar
debaixo da graça. Nada adianta estar debaixo da lei, pois isso é o mesmo que
estar debaixo da maldição. ?Todos aqueles, pois, que são das
obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo
aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da
lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante
de Deus, porque o justo viverá da fé?, Gálatas 3.10-11. (E quem não é
justificado, logicamente é condenado). Não estou com isso desprezando a lei.
Ela cumpriu a sua missão até a chegada de Cristo, Gálatas 3.19 e Lucas 16.16. Duração é o tempo em que uma
coisa dura. !O fim da lei é Cristo?, Romanos 10.4. Fim quer dizer morte. Infelizmente muitos discípulos de
Cristo estão navegando com um pé apoiado numa canoa, e o outro na outra. Está
faltando o toque divino, como está escrito: !Abriu-lhes o entendimento para
compreenderem as Escrituras?, Lucas 24.45. Esta é a diferença: a lei condena,
mata, amaldiçoa, Cristo, O Evangelho, perdoa e salva. Você ainda continua com um pé
numa canoa e o outro na outra? Ou com o véu no coração, que não sabe discernir
entre a lei e a graça? Você é carente da verdade de
Lucas 24.45: !Abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras??
Porque tudo isto é assim? Porque é da vontade e do agrado de Deus, que seja
assim. Por ventura o oleiro não tem poder sobre o barro? ?E Deus escolheu as coisas vis
deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele?; I Coríntios 1.28-29. Efésios 2.14-15: Porque o próprio
Cristo é o nosso meio de obter a paz. Ele fez a paz entre nós, os
judeus, e vocês, os gentios, fazendo de todos nós uma só família, derrubando a
muralha de desprezo que nos separava. Pela sua morte Ele acabou com o
ressentimento rancoroso que havia entre nós provocado pelas leis judaicas que
favoreciam os judeus e excluíam os gentios. Ele morreu para anular todo aquele
sistema de leis judaicas. Depois, Ele tomou os dois grupos que se opunham um ao
outro e os fez parte dEle mesmo. Assim, Ele nos combinou, para tornar-nos uma
nova criatura, e finalmente houve paz. E tudo isto é assim, para que a
preeminência seja dada a Cristo, Colossenses 1.15-18. O primeiro em tudo, superior,
sublime, só Jesus tem o primeiro lugar em tudo. Ele é a origem de tudo. Ele é a
Única Verdade, o Único Mediador com a Sua natureza divina, e a humana. Cristo é
Deus-homem, como está escrito: Mateus 1.23, João 10.30 e Colossenses 2.9, !Porque
nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade?. Pleno quer dizer
cheio, repleto, completo, perfeito.
Autor: Pr José Albergante