A Causa de Deus e A Verdade - Parte I - John Gill D.D.

Seção 16-Isaías 55:6

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Esta passagem da Escritura não é prova de um dia de graça, no qual, se os homens melhorarem, eles poderão gozar do favor de Deus; mas se eles deixarem esse dia escapar se for uma vez passado, não existirá mais oportunidade de encontrar-se com Ele.

1. Elas são uma exortação à adoração pública, representada por buscai ao SENHOR e invocai-o, o tempo para o qual, com os judeus, foi no sétimo dia da semana, e conosco, os Cristãos, no primeiro; estes sendo tempos nos quais se podem achar, os judeus foram instruídos no passado, e nós agora, para atender as ordenanças públicas, na expectativa de um encontro com Deus; uma vez que Ele tem prometido ao Seu povo estar no meio dele quando ele se reunir.

2. As palavras podem ser assim interpretadas, como aquelas que podem ser entendidas tanto no que se refere ao lugar quanto ao tempo; Buscai ao SENHOR, waxmhb, enquanto se pode achar, invocai-o, wtwyhb brq, enquanto está perto; ou seja, no lugar onde ele deve ser encontrado, e no lugar onde ele está perto. Agora, no entanto, Deus está em toda parte, e em todos os lugares, mas na dispensação do Velho Testamento, existia um lugar específico e santo para o nomeado culto público, onde Deus concedia Sua presença, e onde era o dever e o interesse de Seu povo assistir. No Novo Testamento, estamos sob a dispensação do Evangelho, podendo adorá-Lo em todos os lugares, não existe lugar santo, contudo onde os santos concordam em reunir-se, ali Deus tem prometido estar no meio deles; e, portanto, ali Ele deve ser buscado e invocado.

3. As palavras podem ter uma consideração particular a Cristo estando no mundo na terra da Judéia, visto que Ele é mencionado sob o nome de Davi (Isaías 55;3), e é prometido ser dado por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos (v. 4), e é profetizado dele, que deveria existir uma grande afluência de Gentios a Ele (v. 5), que aqui são encorajados, ou melhor os judeus, a buscá-lo e invocá-lo, enquanto ele estava em sua terra, perto deles; quando eles tinham a vantagem da Sua presença pessoal, Seu ministério e Seus milagres.

 

Autor: John Gill,D.D.
Tradução: Hiralte Fontoura 08/2012
Revisão: Calvin G Gardner, 05/2014
Revisão gramatical: Erci Nascimento 08/2014
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br