A Causa de Deus e A Verdade - Parte I - John Gill D.D.

Seção 31 - João 12:32

“E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”

Embora este texto não seja produzido pelos principais escritores da controvérsia Arminiana, nem pelos antigos Remonstrants, nem por Curcellaeus, nem por Limborch, nem por Whitby da atualidade. Apesar disso, ele é na medida instigado por outros em favor da redenção universal, que Aquele que atrai todos os homens a Si por Sua morte necessita morrer por todos eles, por isso, será apropriado considerar o significado dela, e o argumento sobre ela. E,

1. é certo, que a morte de Cristo, e o tipo exato de morte que Ele deveria morrer, é anunciada por Seu corpo levantado da terra; uma vez que o evangelista observa no versículo seguinte, que dizia isto significando de que morte havia de morrer; e deve ser apropriado, que o atrair de todos os homens para Cristo, é aqui representado como um fruto de Sua morte, ou como o que deveria participar nela, ou seguiria por ela; e eu eau upswtho, quando for levantado da da terra, todos atrairei a mim. E, portanto,

2. o sentido dessas palavras praticamente depende do significado da palavra atrair: que concebe uma recolha de um grande número de pessoas para Ele e ao redor dEle, quando Ele deveria ser levantado na cruz, alguns contra; outros a favor dEle; alguns para reprovação; e outros para lamentá-Lo, ou melhor, do ajuntamento do povo para Ele, por meio do ministério dos apóstolos, esses capacitando, desse modo, os eleitos, mediante o poder da graça divina, a virem até Ele e crer nEle para a vida e salvação eterna; para todos aqueles que Deus tem amado com um amor eterno, e por quem Cristo morreu. Esses são, mais cedo ou mais tarde, com benignidade atraídos a Ele, e neste sentido Cristo usa a palavra neste Evangelho; Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer...(João 6:44). Agora

3. está mais do que evidente, que todos os homens, isto é, cada indivíduo da natureza humana, cada filho e filha de Adão, não tem fé, não são atraídos ou capacitados para vir a Cristo e crer nEle. Existiam muitos dos judeus que não queriam, e não vieram a Cristo, de modo que eles ...poderiam ter vida...; os quais, em vez de ser atraídos a Ele nesse sentido, quando levantado na cruz, difamaram e reprovaram-nO! Não, neste momento, no mesmo contexto, era falado de um mundo, cujo julgamento, ou condenação era chegado; e, além disso, existia então uma multidão de almas no inferno, que não podiam nem nunca serão atraídos a Cristo; e um número maior ainda existirá no último dia, aos quais, em vez de atraí-los para Ele neste caminho e modo gracioso, Ele dirá, Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade (Mateus 7:23 e Mateus 25:41). Cristo morreu, de fato, por todos os homens que são atraídos a Ele; mas essa não é a verdade para todos os homens que estão, estavam ou estarão no mundo. Eu acrescento a isso que as palavras, os homens, não estão no texto Grego; é apenas pa>ntav, todos, e nalgumas cópias se lê pa>nta, todas as coisas; assim Austen o lê como antigamente, e por isso estava numa cópia antiga de Beza. Mas para não insistir nisto;

4. Entende-se por todos os homens, pessoas de todos os países, isto é, em cada país há os eleitos de Deus, todos os eleitos de Deus, os filhos de Deus, que andavam dispersos; e particularmente os gentios bem como os judeus, como Crisóstomo e Teofilato interpretam as palavras; essa interpretação está perfeitamente de acordo com a antiga profecia; quando Siló estava para chegar, (Gênesis 49:10; Isaías 11:10) a ele se congregarão os povos, ou gentios; e com o contexto, uma ocasião destas palavras, que eram estas: alguns gregos que tinham subido a adorar no dia da festa, desejavam ver a Jesus; dos quais quando Ele foi informado por seus discípulos, ele respondeu que a hora havia chegado em que Ele havia de ser glorificado, e como o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto (João 12.24), assim Ele deve também: e embora Ele tacitamente insinue que não era apropriado admitir esses gregos em Sua presença naquele momento, mas quando Ele fosse levantado da terra ou depois de Sua morte quando o Seu Evangelho deveria ser pregado tanto a eles quanto aos judeus; e que um grande número deles deveria ser atraído até Ele e levados a crer nEle; concordante com esse sentido das palavras está o Dr. Hammond parafraseando delas: "E Eu sendo crucificado por este meio, trarei uma grande parte de todo o mundo a crer em Mim, gentios bem como judeus." E com a mesma finalidade é a nota do Dr. Whitby no texto.

 

Autor: John Gill,D.D.
Tradução: Hiralte Fontoura 09/2012
Revisão: Calvin G Gardner, 06/2014
Revisão gramatical: Erci Nascimento 09/2014
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br