A Causa de Deus e A Verdade - Parte I - John Gill D.D.

SEÇÃO 59 - APOCALIPSE 2 E 3

APOCALIPSE 2 E 3

Várias passagens são produzidas das epístolas às sete igrejas da Ásia, em favor da satisfação e da apostasia total dos santos reais. Deve-se observar que as igrejas, de todas as idades, têm, mais ou menos, consistido de crentes verdadeiros e hipócritas, virgens sábias e tolas, ovelhas e bodes, trigo e joio, às vezes denominados da melhor, e às vezes da parte mais fraca. Algumas coisas nas epístolas a elas, particularmente, consideram uns como verdadeiros crentes e outros somente professores formais entre eles. Essa observação vai nos ajudar a compreender a razão e o sentido de várias ordens, advertências, exortações e ameaças, não só usadas nessas epístolas, mas no resto das epístolas enviadas a várias igrejas. Além disso, pode-se observar que todos os membros das igrejas podem estar desintegrados, o estado de igreja deles pode estar dissolvido, e ainda nenhum crente verdadeiro entre eles estar perdido ou perecer, como tem sido o caso dessas sete igrejas e muitas outras. Isso pode ser provocado pela remoção dos crentes verdadeiros pela morte natural, por Deus reter uma bênção dos meios da graça para a conversão de outros; pela retirada total do Evangelho delas, e assim, finalmente, pela remoção do castiçal seu lugar. É, portanto, um despropósito aplicar ou insistir em passagens e exemplos desse tipo contra a perseverança final dos santos; no entanto, devemos considerar a insistência em várias Escrituras que foram dadas com referências. E,

1. a primeira desse tipo a ser examinada, está na epístola à igreja de Éfeso. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, Pois, de onde caíste, e arrepende-te e pratica as primeiras obras; quando não, Brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:4, 5) Mas nem a queixa apresentada contra essa igreja, que ela tinha deixado o seu primeiro amor, prova que o local tinha total e finalmente caído da graça; já que ela podia abandonar, ou seja, diminuir no fervor de seu amor a Cristo, embora não perdê-lo; o que, por vezes, o amor esfria por intermédio da prevalência da corrupção e as armadilhas do mundo, quando ele não está perdido, como não estava nessa igreja; nem pode ser perdido em qualquer crente verdadeiro, não obstante suas deserções, tentações, quedas e rebeldias: nem a exortação, lembra-te, pois, de onde ela caiu, comprova a perdição, visto que ela poderia estar caída parcialmente, embora não totalmente; e o designo dessa exortação é para ela se lembrar comparando sua condição anterior com a presente. Assim ela relembraria de suas afeições, e depois de uma restauração ao seu quadro anterior vívido e confortável, ela poderia ser avivada, tornaria a ser envergonhada pelas suas rebeldias e levada a um reconhecimento dela, algo que seria demonstrado por ela fazendo suas primeiras obras: também nem a ameaça de vir a ela e tirar do seu lugar o teu castiçal, no caso do não arrependimento, prova tais doutrinas mencionadas; visto que isso pode ser entendido de Sua vinda a ela de uma forma providencial, isto é, deixando-a pensar em seu estado eclesiástico pelo sofrimento da perseguição ou deixando uma heresia vir sobre ela, ou removendo-a completamente do seu lugar, por meio da retenção de uma bênção dos meios da graça, e inteiramente tirá-la; o que pode ser feito sem a perda de um verdadeiro crente, como tem sido observado. Além disso, essa igreja é grandemente elogiada nos versículos 2, 3, por seu trabalho, paciência e zelo contra os falsos apóstolos; um caso simples que mostra que ela não estava definitiva e totalmente caída da graça.

2. A próxima passagem a ser considerada é a promessa feita à igreja de Esmirna, Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10) que é apresentada como incongruente com uma promessa absoluta de Deus, que os crentes devem perseverar até o fim, ou suspender a sua felicidade sobre a condição de sua perseverança, que é dita para ser feita nessas palavras. Contudo, deve ser observado que a coroa da vida ou a felicidade eterna não é uma bênção suspensa, já que ela nunca foi prometida nem nunca deverá ser apreciada antes da morte, muito menos suspensa em qualquer condição a ser realizada por nós; já que ela é um dom totalmente gratuito da graça. Em fidelidade até a morte não é feito aqui sob a condição de desfrutar a coroa da vida; mas o dom da coroa da vida é feito como incentivo à fidelidade até a morte. Na mesma luz devemos considerar Tiago 1:19, e as palavras de nosso Senhor em Mateus 24:12,13. E, por se multiplicar a iniquidade (não porque as tribulações são abundantes, como o Dr. Whitby cita as palavras), o amor de muitos esfriará: mas aquele que perseverar até o fim, será salvo; onde perseverar até o fim, não é a condição de salvação, mas a promessa de salvação é o encorajamento para perseverar até o fim, isto é, Deus nos salvou pela graça e promete manter-nos assim.até o fim. .

3. Uma terceira passagem referida é a exortação para a igreja de Pérgamo, não Éfeso, como o Dr. Whitby, por errar, a chama: Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca (Apocalipse 2:16). Essa igreja está tão longe de ser um exemplo da apostasia dos verdadeiros santos, que ela é elogiada por ter retido o nome de Cristo, e não negar a própria fé no pior dos lugares e no pior dos momentos, mesmo onde está o trono de Satanás, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós: e embora existissem alguns entre eles que retiveram as doutrinas e seguiram as práticas de Balaão e dos Nicolaítas, as quais devem ter sido motivos de humilhação, e por conta da qual Cristo exorta ao arrependimento; e embora Ele diga que em breve virá a ela, que está numa forma providencial, mas mesmo assim não para batalhar contra ela, mas eles; pois Ele não diz, eu batalharei contra ti, a igreja, como o Doutor Whitby inadvertidamente lê as palavras, mas contra eles, os Balaamitas e Nicolaítas; e isto não com a espada temporal, mas com a espada da sua boca, a palavra de Deus. A passagem tirada da epístola à igreja em Tiatira, sendo muito o mesmo do que é alegado na epístola à igreja de Filadélfia, será considerado com ela. Eu prossigo,

4. examinando o exemplo da Igreja em Sardes. Existiam poucos crentes verdadeiros nessa igreja; ela tinha um nome de que vive, mas estava morta; ela tinha algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e, portanto, o seu desvio não é prova da apostasia dos verdadeiros santos. Os restantes, quem ela está chamada a confirmar, não devem ser entendidos das graças do Espírito em seus membros; uma vez que essas nunca são realmente desperdiçadas ou em declínio, elas sempre estão continuamente crescendo, prosperando e aumentando; pois este bom trabalho da graça continua diariamente se os santos são sensíveis a isto ou não, e será aperfeiçoada até ao dia de Jesus Cristo; nem podem as graças do Espírito morrer, pois sendo sementes imortais e incorruptíveis; elas não estão prontas para morrer, a não ser nas apreensões dos santos sob ataques de incredulidade. Além disso, o que confirma os santos é a obra de Deus, e não do homem, e se estes devem ser intencionados nessa passagem, não seria prova da perda real de graça verdadeira, já não são mencionados que estes estavam mortos, mas estavam para morrer, mas eram recuperáveis. O ‘tà loipà’ foram os membros restantes dessa igreja, sentido que é confirmado pelas versões síria, árabe, etíope, Vulgata Latina e outras. A maioria dos membros já estava mortos, e muitos outros deles estavam doentes e estavam para morrer; o anjo, ou o pastor, dessa igreja é chamado a fazer o seu dever, confirmar os que estavam em dúvidas, e fazer tudo o que estava em seu poder, por meio de uma pregação diligente da palavra e a constante administração das ordenanças, para preservá-los de um desvio generalizado.A ameaça, no versículo 3, que diz respeito à parte ritual, formal e sem vida dessa igreja; e quanto ao resto, em Sardes algumas pessoas que não se contaminaram, uma promessa de perseverança e felicidade lhes é feita: - E comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer, será vestido de vestes brancas e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos (Apocalipse 3:4, 5).

5. Quando Cristo diz à igreja em Tiatira, Esses que já tendes, não os que tu tens obtido, como Dr. Whitby cita as palavras, retende-o até que eu venha; (Apocalipse 2:25) e àquele em Filadélfia, guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Apocalipse 3.11); pelo que ela tinha e deveria guardar seguramente, Ele não quer dizer a graça, mas a doutrina da fé, a palavra fiel, a forma das palavras sadias, que ambos os ministros e membros deveriam guardar seguramente, em oposição a ter dúvidas sobre isso, covardia nela, e um desvio desta; e tais exortações, embora possam implicar que os santos podem ter as suas tentações, e que existe a possibilidade de eles poderem cair de algum grau ou convicção de firmeza nas doutrinas do Evangelho, e, portanto, devem estar sobre sua guarda, contudo eles não podem ou devem ser final e totalmente libertos para cair. E mesmo que os santos são incitados a considerar mais diligentemente tais exortações para que ninguém tome a sua coroa: pela qual se pode entender, ou o Evangelho, que era a sua propriedade e glória, ou a honra que tiveram alcançado por sua fidelidade e integridade estando nEle; ou se a vida eterna é intencionada por Ele, não segue que é possível que essa seja tomada dos verdadeiros crentes ou perdida por eles , apesar de alguns que professam a fé serem desapontados dela; mas que o designo da expressão faz uma alusão aos Jogos Olímpicos, no qual muitos correm, mas só um leva o prêmio, para estimular os santos ao serviço, vigilância e diligência.

6. Quando Cristo diz à igreja de Laodicéia, Porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca, (Apocalipse 3.16) deve ser observado que o estado dessa igreja, e os seus membros eram como é mencionado na citação, isto é, que ela não era fria, ou seja, sem um princípio de vida espiritual, amor e uma profissão de religião; nem quente, animada, calorosa e zelosa no exercício da graça e cumprimento do dever; mas morna, indiferente, desinteressada a respeito de sua própria condição da honra e do interesse de Jesus Cristo, um quadro de uma alma muito desagradável para Cristo, e portanto, para mostrar Seu ressentimento por tal estado, Ele ameaça vomitá-la de Sua boca, como os homens fazem com o que é ingrato a eles, e designa alguns castigos ou aflições para fazê-la cair em si sobre a sua condição presente e fora dela; pois certo é que Ele tinha um amor, imutável e eterno, por muitos nessa igreja; por isso Ele diz: Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê pois zeloso e arrepende-te, versículo 19.

 

Autor: John Gill,D.D.
Tradução: Hiralte Fontoura 09/2012
Revisão: Calvin G Gardner, 07/2014
Revisão gramatical: Erci Nascimento 10/2014
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br