Cap 3 - "PORQUE TODO CRENTE DEVE SER UM BATISTA"

"Uma igreja local e visível"

Leitura Básica: I Tim. 3:14-16

Texto Chave: I Cor. 4:17 ! "...Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor... vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte ensino EM CADA IGREJA."

Introdução: Eis aqui outra doutrina que distingue os batistas das demais denominações evangélicas. Cremos em uma igreja SOMENTE LOCAL E VISÍVEL. O crente dará importância a sua filiação a uma igreja local batista de acordo com seu entendimento da definição bíblica desta palavra.

I. As definições populares da palavra IGREJA

A. As definições mais bem conhecidas são: 1. A idéia DENOMINACIONAL: "A Igreja Presbiteriana, Metodista, etc."; 2. A idéia CATÓLICA: a Igreja Católica Romana com todos os seus papas, bispos, vigários, etc. compõem a grande "igreja universal VISÍVEL" com um dirigente terrestre, o papa de Roma; 3. A idéia PROTESTANTE: o número total dos salvos, desde o Pentecostes até o "arrebatamento", constitui o que se chama "a igreja universal, o corpo místico de Cristo"; e 4. A idéia BATISTA e neo-testamentária: a igreja é uma congregação local e visível de crentes biblicamente batizados e organizados para executar as ordens de Cristo (Mat. 28:19-20).

B. A definição mais popular é a do nº 3 acima: a da igreja invisível. Os defensores dessa definição enxergam no Novo Testamento DUAS Igrejas: a verdadeira, que, segundo eles, é composta de todos os crentes; e a igreja visível, que está sujeita à apostasia (desvio doutrinário) total. Crendo na idéia universal, eles têm a tendência de desprezarem a igreja VISÍVEL E ORGANIZADA.

C. Cremos que esse problema de "duas igrejas" será resolvido quando deixarmos de chamar totalidade dos crentes pelo termo "IGREJA". Todos os crentes, os renascidos de Deus, pertencem à FAMÍLIA e ao REINO DE DEUS (João 3:3-5 , 1:12-13 ; I João 3:1-2). Esta família abrange o número total dos crentes do Novo, como também, os Velho Testamento, desde Abel até o último salvo antes da Segunda vinda de Cristo (João 11:51-52). Mas a igreja é uma organização local de tais crentes, unidos biblicamente para a propagação do evangelho.

II. A posição Batista

A palavra traduzida por "igreja" (ekklesia, no grego) nunca foge do sentido do idioma grego: "Uma assembléia ou congregação convocada para determinados fins". Na história desse idioma nunca se ouviu falar em uma "ekklesia" (igreja) que NÃO SE REÚNE! Como poderá SE REUNIR (antes da vinda de Cristo) a chamada igreja universal? Tal igreja não passa de uma idéia irrealizável, e imprática, pois não tem nenhuma função agir no mundo como "procuradora" de Cristo, representando-o aqui até que Ele venha! (Mc. 13:34-35 ; Lc. 19:13: "negociai até que eu venha"). Na próxima lição vermos o uso da palavra "igreja através do Novo Testamento.

Pontos para pensar:

1. Dê as quatro definições mais comuns da palavra "igreja".

2. Quantos tipos de igrejas enxergam os protestantes no Novo Testamento?

3. A totalidade dos crentes compõe a ______________ ou o ___________ de Deus.
4. Porque a idéia de igreja universal é irrealizável e imprática?

5. Qual a função da igreja local e visível?

 

Leitura Básica: Efésios 3:6-11

Texto Chave: I Timóteo 3:15 ! "... para que saibas como convém andam na casa de Deus, que é a igreja de Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade."

I. O uso da palavra "Igreja" aparece no Novo Testamento

A. Da 115 vezes que a palavra "igreja" aparece no Novo Testamento, ela se refere, em pelo menos 93, a igreja cujas localidades são mencionadas. A maioria das outras referências deve ser explicada como uso "institucional", coletivo, ou genérico da palavra. Esse uso se vê em tais versículos como Ef. 3:10 e 5:23-27. Podemos comparar esse uso da palavra a frase como: "o homem brasileiro...". Entende-se por esta frase um GÊNERO; uma certa qualidade de homem. Ninguém iria imaginar um homem enorme COMPOSTO DE TODOS OS HOMENS BRASILEIROS! Nós textos acima, não se tem uma referência a TODOS OS CRENTES DO MUNDO. Quando a INSTITUIÇÃO chamada "A IGREJA" se externar, tomará sempre a forma de IGREJAS LOCAIS, VISÍVEIS E ORGANIZADAS!

B. O uso COERENTE da palavra igreja pode ser ilustrado do livro I Timóteo. Em I Timóteo 3:5, Paulo diz que um Pastor deve governar "a sua própria casa"; caso não saberá cuidar "DA IGREJA DE DEUS". Ninguém poderá imaginar um sentido "universal" neste caso, pois, como poderá um pastor, que é "local", e tem casa ou família "local", tomar conta de uma igreja UNIVERSAL, de crentes espalhados pela terra toda? No mesmo capítulo (I Tim. 3:15, o texto chave), Paulo afirma que a "igreja de Deus é a coluna e a firmeza da verdade". Seria difícil entender este versículo em outro sentido senão o da igreja local, pois os crentes espalhados pelo mundo são divididos em milhares de grupos, ou denominações, que ensinam variadas doutrinas. Somente uma IGREJA LOCAL, que defende e pratica "a fé uma vez entregue aos santos" (Judas 3) poderá preencher os requisitos de ser "a coluna e firmeza DA VERDADE!" i Tim. 5:16 também se refere à igreja local que realiza obras de beneficência pelas viúvas.

C. Todas as figuras usadas da igreja do Novo Testamento tem sentido local: edifício, corpo, lavoura, noiva, rebanho, templo, casa, castiçal. Quem jamais viu uma "casa universal", uma "noiva universal" (que mulher!), um "rebanho universal" que abranja todas as ovelhas do MUNDO? É mais fácil entender a palavra no seu sentido básico, bíblico, e simples: um grupo de crentes unidos na mesma confissão de fé em Cristo, batizados biblicamente e organizados pela autoridade de Cristo para executar sua grande comissão de evangelizar, batizar e ensinar os discípulos feitos (Mt. 28:19-20).

D. Todas as igrejas do Novo Testamento tinham endereço local: a igreja em Jerusalém , Atos 8:1; a igreja em Antioquia da Síria, Atos 13:1; a igreja em Coríntios, I Cor. 1:2; as sete igrejas da Ásia, Apoc. 1:4; a igreja em Tessalônica, I Tess. 1:1, as igrejas na Galácia, Gál. 1:2; as na Judéia, Gál. 1:22; as igrejas em casas particulares, Rom. 16:5, I Cor. 16:19, File. 2, Col. 4:15, etc. Cristo se dirige a cada igreja em particular (Apoc. 2 e 3).

II. Conclusão

Se você já aceitou Cristo através do arrependimento e da fé, e já se converteu a verdade, é certamente filho nascido de Deus e está salvo eternamente! Mas enquanto não confessar Cristo publicamente pedir espontaneamente o batismo e o ingresso em uma igreja bíblica e local, você continuará FORA da igreja que Jesus ORGANIZOU E DEIXOU PARA REALIZAR A SUA OBRA NA TERRA! (Atos 2:41 e 47). Coloque a sua luz, agora "acesa" por Cristo pela salvação, em cima do "castiçal" para que ela possa resplandecer junto à dos demais membros! (Mat. 5:16). Una-se a uma igreja local e visível!

Pontos para pensar:

1. Explique o uso INSTITUCIONAL ou GENÉRICO da palavra "igreja".

2. Explique porque a igreja do texto chave não pode ser entendida no sentido universal.

3. Comente as FIGURAS da igreja usadas no Novo Testamento.

4. Como se reforça a idéia da localidade da igreja o fato de se encontrar o "endereço" de muitas igrejas no Novo Testamento?

5. Já que a salvação é pela fé, sem obras, para que necessita o crente de fazer parte de uma igreja local?

 

Autor: JERRY DONALD ROSS, Pr
Missionário da Igreja Batista em Vila São Pedro. São Paulo, dezembro de 1.985
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos Março/02
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br