Cap 4 - Soberania de Deus

Deus é Soberano na Salvação

Sermão 4

Data: 30/09/2001

Texto: Romanos 11:33-36

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

INTRODUÇÃO

1. A Salvação pertence ao Senhor:

Jonas 2:9 - “Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação”.

2. Deus salva do início ao fim:

Filipenses 1:6 - “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.”

I. DEUS É SOBERANO NA SALVAÇÃO DOS PECADORES DE CORAÇÃO DURO

1. Mas o Senhor não salva a todos. Por que?

2. É por que são por demais pecadores e depravados? Não!

1 Timóteo 1:15 - “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

3. Se Deus salvou o principal dos pecadores, ninguém é excluído por ser demais depravado. Então por que Deus não salva a todos?

4. Seria por que alguns têm o coração tão endurecido que não se deixam vencer? Não!

5. Deus tem pode para mudar um coração endurecido:

Ezequiel 11:19 - “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne”.

6. Será que alguns são tão atrevidos, que Deus não os pode atrair para si?

Provérbios 21:1 - “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.

1 Reis 18:37 - “Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.”

Salmos 33:13-15 - “O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” (Veja Salmos 86:11).

Ezequiel 36:26,27 - “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”

Deuteronômio 30:6 - “E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.”

II. DEUS É SOBERANO NA MINHA PRÓPRIA SALVAÇÃO

Considere agora sua própria experiência.

1. Houve tempo em que você odiava a Cristo:

Lucas 19:14 - “Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.”

2. Houve tempo em que você não desejava ir a Cristo:

João 5:40 - “E não quereis vir a mim para terdes vida.”

3. Houve tempo em que você rejeitava a Cristo:

Jó 21:14,15 - “E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. Quem é o Todo-Poderoso, paraque nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações?

4. Mas agora você ama a Cristo! Por que?

1 Coríntios 15:10 - “Mas pela graça de Deus sou o que sou...”

5. Se Deus teve poder para subjugar a sua vontade e rebeldia e ganhar o seu coração (sem interferir na sua responsabilidade moral), então não poderia fazer o mesmo para com outras pessoas rebeldes?

6. É claro que sim!!!

7. Então por que você diz que Deus é incapaz de salvar os pecadores que não desejam receber a Cristo?

8. Talvez você argumente que um dia se dispôs a receber a Cristo, mas foi o Senhor quem lhe deu essa disposição:

Salmos 110:3 - “O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder...”

Filipenses 2:13 - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

III. DEUS É SOBERANO NA SALVAÇÃO DOS INCAPAZES

1. Por que não são salvos todos o que ouvem o evangelho?

2. Você creu! Seria porque você é mais capaz ou mais inteligente?

3. Os salvos não são mais capazes:

1 Coríntios 4:7 - “Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?”

4. Os salvos tem capacidade para entender, mas esta capacidade é devido a eleição:

1 João 5:20 - “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

IV. DEUS É SOBERANO NA SALVAÇÃO DOS INCRÉDULOS

1. Por que alguns não crêem? Não querem ou não podem crer?

2. Porque não querem:

João 5:40 - “E não quereis vir a mim para terdes vida.”

3. Porque não podem:

2 Tessalonicenses 3:2 - “...porque a fé não é de todos.”

4. Quem podem crer?

5. Os eleitos de Deus:

Tito 1:1 - “a fé dos eleitos de Deus”.

6. Crêem porque foram eleitos (não são eleitos porque crêem!):

Atos 13:48 - “...e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.”

CONCLUSÃO

Esta doutrina te deixa indignado e te faz murmurar?

1. Deus é Soberano para amar a quem Ele quer:

Mateus 20:15 - “Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?”

2. Deus é Soberano para condenar os pecadores:

Provérbios 16:4 - “O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.”

3. Você acha que Deus é injusto?

Romanos 9: 14-16 - Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.”

4. Você ainda murmura contra Deus?

Romanos 9:20,21 - “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?”

Isaias 45:9,10 - “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz?”

O esboço deste sermão foi por mim elaborado e pregado na Igreja Batista da Esperança, em Cruzeiro, interior de São Paulo. Foram 12 sermões preparados e pregados, tendo como base o livro Deus é Soberano, de A. W. Pink da Editora Fiel. Apenas os títulos de cada sermão seguem à risca os títulos apresentados no livro, entretanto alguns sermões podem conter mais de um capítulo do livro. As proposições e as divisões do sermão foram acrescentadas por minha conta. O conteúdo das argumentações foram extraídas do livro de Pink, com acréscimos de argumentos teológicos de minha própria autoria, assim como muitas outras referências bíblicas, a fim de melhor adaptar o conteúdo do livro à forma de sermão.

 

Autor: Pastor Luiz Antonio Ferraz
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br