Cap 6 - Soberania de Deus

Deus Filho é Soberano na Salvação

Sermão 6

Data: 21/10/2001

Texto: João 10:11-16

“(11) Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (12) Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. (13) Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. (14) Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. (15) Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. (16) Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.

INTRODUÇÃO

1. O Universalismo Real diz que Cristo morreu por todos e que todos sem excessão serão salvos.

2. O Universalismo Hipotético diz que Cristo morreu por todos, mas que sua morte não tem efeito salvador sem a adição de fé e arrependimento, não previstos na sua morte. Em outras palavras, Cristo teria morrido com o propósito geral de tornar a salvação possível, mas a salvação de indivíduos específicos não estava incluída na sua morte. Diz-se que A morte de Cristo é suficiente para todos, mas eficiente para os eleitos.

3. A Redenção Limitada, também chamada Redenção Particular ou Expiação Limitada (defendida pela Reforma) diz que a morte de Cristo é infinita no seu valor, mas só visava salvar alguns, aqueles que foram conhecidos de antemão.

4. Por quem Cristo morreu? Por todos ou somente pelos eleitos?

5. Qual foi o propósito da morte de Cristo? Prover salvação para todos ou somente para os eleitos?

6. Cristo morreu para possibilitar a salvação de toda a humanidade ou assegurar a salvação dos eleitos?

PROPOSIÇÃO: DEUS FILHO É SOBERANO NA SALVAÇÃO, POR ISSO TODAS AS BÊNÇÃOS (EF.1:3) RESULTANTES DE SUA MORTE SÃO CONCEDIDAS ÀQUELES POR QUEM ELE MORREU (RM.8:32)

I. O Fruto de seu Trabalho é Eficiente

1. Cristo morreu pela posteridade:

Isaias 53:10 - “...expiação pelo pecado, verá a sua posteridade...”

2. A Obra do Senhor prosperará na sua mão:

Isaias 53:10 - “...o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão...”

3. Cristo ficou satisfeito:

Isaias 53:11 - “...verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito...”

Mateus 7:14 - “...estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Cristo ficaria satisfeito com poucas almas que se salvam? Ele ficou satisfeito porque todos por quem Ele morreu serão salvos:

João 17:12 - “Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.”

4. Justificará aqueles por quem morreu:

Isaias 53:11 - “...o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.”

Romanos 5:18,19 - “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens [incluindo Cristo] para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores [exceto Cristo], assim pela obediência de um muitos serão feitos justos [os eleitos].”

5. Cristo morreu pelo seu povo (Israel e Igreja):

Isaias 53:8 - “...pela transgressão do meu povo ele foi atingido.”

Mateus 1:21 - “...porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Lucas 1:68 - “Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo.”

6. Cristo morreu pela Igreja:

Atos 20:28 - “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”

João 11:49-52 - “E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação [Israel]. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação [Israel]. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus [Igreja] que andavam dispersos.”

7. Cristo morreu pelas ovelhas de Israel e Igreja:

João 10:16 - “Ainda tenho outras ovelhas [gentios/Igreja]que não são deste aprisco [Israel]; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.”

8. A Morte de Cristo foi demonstração de amor pelos eleitos:

João 13:1 - “...havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

João 17:19,20 - “E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim.”

II. SUA MORTE ANIQUILOU O PECADO

1. Cristo não morreu para possibilitar o perdão dos pecados, mas para aniquilar o pecado:

Hebreus 9:26 - “...agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.”

2. A morte de Cristo é propiciatória e aplacou a ira de Deus

A ira de Deus foi aplacada e sua justiça satisfeita em favor daqueles por quem Cristo morreu:

João 3:36 - “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”

1 João 2:2 - “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”

III. SUA MORTE ANIQUILOU A CONDENAÇÃO

1. Cristo morreu como Substituto:

Jesus tomou o lugar do pecador. Se Ele tomou o lugar de todos os pecadores, então a dívida de todos os pecadores foi paga.

2. Cristo se deu como Resgate:

Se Cristo pagou o pecado de todos, porque os pecadores condenados pagarão novamente por seus pecados no lago de fogo? Deus não pode exigir duas vezes, uma do Fiador, outra do pecador, o pagamento da dívida.

3. Cristo não levou sobre si o pecado de todos:

João 8:21 - “...morrereis no vosso pecado...”

4. Cristo não não se fez maldição por todos:

Mateus 25:41 - “...apartai-vos de mim, malditos, para o fogo...”

IV. CRISTO INTERCEDE PELOS ELEITOS

1. Cristo intercede somente pelos seus:

João 17:2 - “Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.”

João 17:9 - “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.”

Hebreus 7:25 - “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”

Hebreus 9:24 - “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus.”

2. Cristo Intercede somente por seu Povo (Israel e Igreja):

2.1. Israel: Arão o sacerdote entrava perante Deus com os nomes das doze tribos de israel, e rogava por ele, não por todas as nações.

2.2. Igreja: Jesus não intercede por todos:

Romanos 8:33,34 - “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.”

V. CRISTO MORREU POR TODOS SEM DISTINÇÃO

1. Todos “sem distinção” e não todos “sem excessão”:

2 Coríntios 5:14 - “...se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”

Cristo não é Mediador de todos os homens, então Ele se deu por todos aqueles pelos quais Ele é Mediador. Ele não é Mediador do homem, mas dos homens:

1 Timóteo 2:5,6 - “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos...”

2. Cristo não faz diferença [acepção] de pessoas (Dt.10:17; Rm.2:11):

Romanos 3:22 - “Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.”

1 Pedro 1:2 - “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Mt.26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”

3. Cristo faz acepção “espiritual” entre eleitos e não-eleitos:

Gênesis 18:25; Êxodo 8:23; Êxodo 11:7; Malaquias 3:18

Romanos 1:16 - “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”

4. Significado da palavra “Todos” e “Mundo”:

Todos significa todas as classes de pessoas. Marcos diz que todos eram batizados por Cristo (Mc.1:5; Lc.3:21), mas Lucas diz que muitos rejeitaram o batismo (Lc.7:30). Todo o povo ia com Ele (Jo.8:2). Paulo teria que testemunhar a todo homem (At.22:15).

Hebreus 2:9 - “...para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” No grego não existe a palavra “homem”.

1 João 2:2 - “E ele é a propiciação pelos nossos pecados [judeus], e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo [gentios/Igreja].

CONCLUSÃO

1. Cristo veio salvar os pecadores, mas não todos (1Tm.1:15).

2. Cristo veio libertar os eleitos do mundo mau (Gl.1:4).

3. Cristo veio tornar os eleitos pessoas puras e santas e zelosas de boas obras (Tt.2:14).

4. Cristo veio justificar e trazer paz aos os eleitos de Deus (Rm.5:1).

5. Cristo veio perdoar e justificar (Rm.3:24).

6. Cristo veio purificar e santificar os eleitos (Hb.9:14).

7. Cristo se fez pecado pelos eleitos para que eles fossem feitos justiça (2Co.5:21).

8. Se Cristo morreu pelo pecado de todos, por que não estão [ou serão] todos livres do pecado? Por causa da incredulidade deles? Não, porque a incredulidade é um pecado!

O esboço deste sermão foi por mim elaborado e pregado na Igreja Batista da Esperança, em Cruzeiro, interior de São Paulo. Foram 12 sermões preparados e pregados, tendo como base o livro Deus é Soberano, de A. W. Pink da Editora Fiel. Apenas os títulos de cada sermão seguem à risca os títulos apresentados no livro, entretanto alguns sermões podem conter mais de um capítulo do livro. As proposições e as divisões do sermão foram acrescentadas por minha conta. O conteúdo das argumentações foram extraídas do livro de Pink, com acréscimos de argumentos teológicos de minha própria autoria, assim como muitas outras referências bíblicas, a fim de melhor adaptar o conteúdo do livro à forma de sermão.

 

Autor: Pastor Luiz Antonio Ferraz
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br